Nome do Projeto
TERAPÊUTICA VETERINÁRIA
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
19/03/2018 - 18/03/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Resumo
O médico veterinário, através do conhecimento adquirido durante o período acadêmico, garante o sucesso no emprego
de protocolos terapêuticos que vão culminar no retorno ao estado de higidez do animal. A parcela do retorno financeiro
dos criatórios e proprietários de animais destinada a gastos com medicamentos é significativamente influenciada pela
competência do médico veterinário ao não prescrever drogas inadequadas ao tratamento dos pacientes, sendo de
fundamental importância a base de conhecimento adquirida pelo aluno ao decorrer da disciplina.
Com intuito de alcançar competência para realização de uma adequada abordagem terapêutica torna-se necessário o
estudo aprofundado dos fármacos e suas peculiaridades referentes a metabolização, absorção e vias de administração
nas diferentes espécies, sob orientação de profissionais atuantes na área.
Objetivo Geral
Inserção dos discentes nas atividades de ensino das disciplinas de Terapêutica Veterinária e Terapêutica Aplica a
Clínica, contribuindo para a formação acadêmico-profissional dos mesmos através de experiências orientadas
relacionadas à atividade docente. A disciplina de Terapêutica Veterinária tem como objetivo principal o estudo e
aplicação clínica dos fármacos utilizados em medicina veterinária, a prescrição de receitas e protocolos terapêuticos,
com base nos conhecimentos da farmacologia.
Clínica, contribuindo para a formação acadêmico-profissional dos mesmos através de experiências orientadas
relacionadas à atividade docente. A disciplina de Terapêutica Veterinária tem como objetivo principal o estudo e
aplicação clínica dos fármacos utilizados em medicina veterinária, a prescrição de receitas e protocolos terapêuticos,
com base nos conhecimentos da farmacologia.
Justificativa
É imprescindível que o médico veterinário atuante na área de clínica médica tenha conhecimento teórico, aliado ao
prático, das particularidades anatômicas e fisiológicas de cada espécie animal, que indubitavelmente influenciam na
ação farmacológica ocorrente.
Para obtenção deste conhecimento é necessário o estudo aprofundado na aplicação clínica dos variados grupos de
fármacos, baseado em literatura nacional e internacional, associado a treinamento periódico de procedimentos
utilizados na rotina clínica.
A disciplina de terapêutica é um marco dentro do curso de veterinária, sendo geralmente, o primeiro contato dos
discentes com a realidade do clínico veterinário.
Sendo preocupação da equipe de docentes da disciplina melhorar constantemente a qualidade no processo de ensinoaprendizagem
e o desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar
positivamente o desempenho acadêmico dos discentes. Construímos de aulas teóricas direcionadas a atuação prática
dos discentes, nas aulas práticas e atividades desenvolvidas no Hospital de Clínicas Veterinária.
A possibilidade da atuação de alunos monitores no apoio ao desenvolvimento das disciplinas é prioritária no combate à
reprovação na disciplina de Terapêutica Veterinária.
prático, das particularidades anatômicas e fisiológicas de cada espécie animal, que indubitavelmente influenciam na
ação farmacológica ocorrente.
Para obtenção deste conhecimento é necessário o estudo aprofundado na aplicação clínica dos variados grupos de
fármacos, baseado em literatura nacional e internacional, associado a treinamento periódico de procedimentos
utilizados na rotina clínica.
A disciplina de terapêutica é um marco dentro do curso de veterinária, sendo geralmente, o primeiro contato dos
discentes com a realidade do clínico veterinário.
Sendo preocupação da equipe de docentes da disciplina melhorar constantemente a qualidade no processo de ensinoaprendizagem
e o desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar
positivamente o desempenho acadêmico dos discentes. Construímos de aulas teóricas direcionadas a atuação prática
dos discentes, nas aulas práticas e atividades desenvolvidas no Hospital de Clínicas Veterinária.
A possibilidade da atuação de alunos monitores no apoio ao desenvolvimento das disciplinas é prioritária no combate à
reprovação na disciplina de Terapêutica Veterinária.
Metodologia
A disciplina aborda os aspectos referentes à farmacocinética e farmacodinâmica dos principais grupos de drogas de
uso terapêutico em medicina veterinária (quimioterápicos antimicrobianos, antibióticos, antiinflamatórios esteróides e
não esteróides, antifúngicos, antineoplásicos, fármacos usados nos diversos sistemas orgânicos, fluidoterapia e
transfusão sanguinea), assim como estuda as vias de administração nas diferentes espécies, enfatizando as
particularidades de cada uma destas. Estuda-se os tipos de receituários disponíveis, lista de drogas e suas
classificações e metodologia de preenchimento de uma receita médica e legislação vigente. As aulas teóricas tem
caráter expositivo e utiliza o Datashow como recurso didático, além da fixação do conteúdo com resumos e esquemas
utilizando quadro, além de disponibilizar artigos científicos atualizados sobre os assuntos abordados em sala de aula.
Utilização de monitores para ampliar e qualificar a abordagens didático-pedagógicas para melhorar o desempenho
acadêmico dos discentes, auxiliando na compreensão das dificuldades por parte dos professores.
As aulas práticas utilizam animais provenientes do Hospital de Clinicas Veterinárias ou Ambulatório Veterinário ou
fichas de casos clínicos atendidos, onde os alunos têm a oportunidade de discutir as várias condutas terapêuticas
utilizadas pelos Clínicos Veterinários, pesquisar as especialidades farmacêuticas disponíveis no mercado e prescrever
a receita para o caso apresentado.
As atividades práticas serão realizadas no Hospital de Clínicas Veterinária da Universidade Federal de Pelotas com
periodicidade semanal, conforme os temas abordados nas aulas. O treinamento se dá a partir da aplicação do
conteúdo teórico ministrado, utilizando-se os animais pertencentes ao Hospital ou em tratamento no mesmo.
uso terapêutico em medicina veterinária (quimioterápicos antimicrobianos, antibióticos, antiinflamatórios esteróides e
não esteróides, antifúngicos, antineoplásicos, fármacos usados nos diversos sistemas orgânicos, fluidoterapia e
transfusão sanguinea), assim como estuda as vias de administração nas diferentes espécies, enfatizando as
particularidades de cada uma destas. Estuda-se os tipos de receituários disponíveis, lista de drogas e suas
classificações e metodologia de preenchimento de uma receita médica e legislação vigente. As aulas teóricas tem
caráter expositivo e utiliza o Datashow como recurso didático, além da fixação do conteúdo com resumos e esquemas
utilizando quadro, além de disponibilizar artigos científicos atualizados sobre os assuntos abordados em sala de aula.
Utilização de monitores para ampliar e qualificar a abordagens didático-pedagógicas para melhorar o desempenho
acadêmico dos discentes, auxiliando na compreensão das dificuldades por parte dos professores.
As aulas práticas utilizam animais provenientes do Hospital de Clinicas Veterinárias ou Ambulatório Veterinário ou
fichas de casos clínicos atendidos, onde os alunos têm a oportunidade de discutir as várias condutas terapêuticas
utilizadas pelos Clínicos Veterinários, pesquisar as especialidades farmacêuticas disponíveis no mercado e prescrever
a receita para o caso apresentado.
As atividades práticas serão realizadas no Hospital de Clínicas Veterinária da Universidade Federal de Pelotas com
periodicidade semanal, conforme os temas abordados nas aulas. O treinamento se dá a partir da aplicação do
conteúdo teórico ministrado, utilizando-se os animais pertencentes ao Hospital ou em tratamento no mesmo.
Resultados Esperados
Os discentes participantes do projeto serão cíclicos, já que a disciplina é ofertada no 5° Semestre do Curso de
Veterinária. Os alunos participantes do projeto, assim como o discente monitor participarão de um encontro semanal
para discussão das abordagens terapêuticas preconizadas na clínica veterinária. Também serão realizados seminários
abordando os principais temas na área.
A inserção do discente monitor nas atividades de ensino práticas são imprescindíveis para auxílio aos alunos das
disciplinas, assim como contribuindo para a formação acadêmico-profissional do mesmo através de experiências
orientadas relacionadas à atividade docente.
Ao longo do ano, espera-se que os alunos de graduação qualifiquem e aprofundem seu conhecimento sobre
Terapêutica Veterinária no quesito teórico aliado ao acompanhamento de atividades práticas. Espera-se estimular a
curiosidade e senso crítico dos alunos quanto aos principais medicamentos utilizados visando a resolução de alterações
clínicas presentes no dia a dia do médico veterinário, além de estimular a discussão dos casos clínicos e diferentes
abordagens terapêuticas possíveis para a cura do paciente. Contribuindo assim para a formação acadêmicoprofissional
do discente monitor através de experiências orientadas relacionadas à atividade docente.
Veterinária. Os alunos participantes do projeto, assim como o discente monitor participarão de um encontro semanal
para discussão das abordagens terapêuticas preconizadas na clínica veterinária. Também serão realizados seminários
abordando os principais temas na área.
A inserção do discente monitor nas atividades de ensino práticas são imprescindíveis para auxílio aos alunos das
disciplinas, assim como contribuindo para a formação acadêmico-profissional do mesmo através de experiências
orientadas relacionadas à atividade docente.
Ao longo do ano, espera-se que os alunos de graduação qualifiquem e aprofundem seu conhecimento sobre
Terapêutica Veterinária no quesito teórico aliado ao acompanhamento de atividades práticas. Espera-se estimular a
curiosidade e senso crítico dos alunos quanto aos principais medicamentos utilizados visando a resolução de alterações
clínicas presentes no dia a dia do médico veterinário, além de estimular a discussão dos casos clínicos e diferentes
abordagens terapêuticas possíveis para a cura do paciente. Contribuindo assim para a formação acadêmicoprofissional
do discente monitor através de experiências orientadas relacionadas à atividade docente.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AUGUSTO LUIZ POSTAL DALCIN | 2 | 19/03/2018 | 18/03/2019 |
BRUNA DA ROSA CURCIO | 4 | 19/03/2018 | 18/03/2019 |
BRUNA DOS SANTOS SUÑÉ MORAES | 2 | 19/03/2018 | 18/03/2019 |
DÉBORA MACHADO NOGUERA | 2 | 19/03/2018 | 18/03/2019 |
EDUARDO GAUSS GRIEBELER | 2 | 19/03/2018 | 13/08/2018 |
EDUARDO GONÇALVES DA SILVA | 2 | 19/03/2018 | 13/08/2018 |
FERNANDA TIMBÓ D'EL REY DANTAS | 2 | 19/03/2018 | 18/03/2019 |
GABRIELA CASTRO DA SILVA | 2 | 06/08/2018 | 18/03/2019 |
GABRIELA MAROCCO RAPHAELLI | 2 | 19/03/2018 | 18/03/2019 |
GIOVANA MANCILLA PIVATO | 2 | 19/03/2018 | 13/08/2018 |
ISADORA PAZ OLIVEIRA DOS SANTOS | 2 | 19/03/2018 | 18/03/2019 |
JULIO NETTO DOS SANTOS DANIELSKI | 2 | 19/03/2018 | 18/03/2019 |
JÚLIO DIAS XAVIER | 2 | 19/03/2018 | 18/03/2019 |
LORENA SOARES FEIJO | 2 | 19/03/2018 | 13/08/2018 |
MARCO AURELIO SILVEIRA NUNES FILHO | 2 | 19/03/2018 | 13/08/2018 |
MARIANA ANDRADE MOUSQUER | 2 | 19/03/2018 | 18/03/2019 |
MARLETE BRUM CLEFF | 2 | 19/03/2018 | 18/03/2019 |
MIKAELE SAYURE TAKADA | 2 | 19/03/2018 | 18/03/2019 |
NATHÁLIA DE OLIVEIRA FERREIRA | 2 | 19/03/2018 | 18/03/2019 |
NATÁLIA RIBEIRO PINTO | 2 | 19/03/2018 | 18/03/2019 |
RAFAELA BASTOS DA SILVA | 2 | 19/03/2018 | 18/03/2019 |
RAFAELA PINTO DE SOUZA | 2 | 19/03/2018 | 18/03/2019 |
TATIANE LEITE ALMEIDA | 2 | 19/03/2018 | 18/03/2019 |
VITÓRIA MÜLLER | 2 | 19/03/2018 | 18/03/2019 |