Nome do Projeto
Monitoria em Clínica Médica de Grandes Animais II
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
22/03/2018 - 18/03/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Resumo
A formação clínica do médico veterinário durante a graduação é crucial para a sua atuação frente as enfermidades e
também na prevenção de doenças. Por esse motivo, é imprescindível que o aluno durante o curso da disciplina tenha a
oportunidade de aliar conhecimentos teóricos e práticos afim de qualificar seus conhecimentos acerca do manejo,
exame semiológico, utilização de métodos complementares, diagnóstico das enfermidades na espécie equina,
abordando também seus tratamentos.Além da identificação e controle de doenças de carácter zoonóticos que
acometem a espécie equina. Devido a crescente especialização da medicina de grandes animais, assim como o
crescimento e demandas por especialidades no mercado de produção de equinos e bovinos, as disciplinas foram
reorganizadas. Desde o ano de 1999 as disciplinas de Clínica Médica de Grandes Animais I e II são divididas em
Clínica Médica de Ruminantes (Disciplina I) e Clínica Médica de Equinos (Disciplina II).
Objetivo Geral
Inserção dos discentes nas atividades de ensino da disciplina de Clínica Médica de Grandes Animais II, contribuindo
para a formação acadêmico-profissional dos mesmos através de experiências orientadas relacionadas à atividade
docente.A disciplina de Clínica Médica de Grandes Animais II tem com objetivo qualificar o conhecimento dos discentes
em relação à clínica médica de grandes animais.
para a formação acadêmico-profissional dos mesmos através de experiências orientadas relacionadas à atividade
docente.A disciplina de Clínica Médica de Grandes Animais II tem com objetivo qualificar o conhecimento dos discentes
em relação à clínica médica de grandes animais.
Justificativa
Para que o aluno atue na clínica médica de forma satisfatória é preciso que o ele aprenda a desenvolver raciocínio
clínico, bem como usar de forma correta os métodos complementares de diagnóstico e a terapêutica das enfermidades.
O futuro médico veterinário também precisa entender a interação do meio ambiente nas alterações clínicas afim de
trata-las e evita-las. Para isso, durante o curso da disciplina os discentes serão apresentados à discussões teóricas e
práticas, discussão de casos clínicos, atividades práticas durantes as aulas e instigados ao estudo em artigos
científicos orientados.
A disciplina de Clínica Médica de Grandes Animais II é desenvolvida no 8° Semestre do curso de Veterinária, sendo
que a reprovação nesta etapa promove a desestabilização do acadêmico em relação a realização do estágio curricular
obrigatório, assim como o atraso da própria formatura.
Sendo preocupação da equipe de docentes da disciplina a melhor qualidade no processo de ensino-aprendizagem e o
desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente o
desempenho acadêmico dos discentes. Construímos de aulas teóricas direcionadas a atuação prática dos discentes,
nas aulas práticas e atividades desenvolvidas no Hospital de Clínicas Veterinária. A disciplina é composta por 60% de
carga horária prática.
A possibilidade da atuação de alunos monitores no apoio ao desenvolvimento da disciplinade Clínica Médica de
Grandes Animais II é prioritária, no combate à reprovação,à retenção e à evasão no curso de graduação em veterinária.
clínico, bem como usar de forma correta os métodos complementares de diagnóstico e a terapêutica das enfermidades.
O futuro médico veterinário também precisa entender a interação do meio ambiente nas alterações clínicas afim de
trata-las e evita-las. Para isso, durante o curso da disciplina os discentes serão apresentados à discussões teóricas e
práticas, discussão de casos clínicos, atividades práticas durantes as aulas e instigados ao estudo em artigos
científicos orientados.
A disciplina de Clínica Médica de Grandes Animais II é desenvolvida no 8° Semestre do curso de Veterinária, sendo
que a reprovação nesta etapa promove a desestabilização do acadêmico em relação a realização do estágio curricular
obrigatório, assim como o atraso da própria formatura.
Sendo preocupação da equipe de docentes da disciplina a melhor qualidade no processo de ensino-aprendizagem e o
desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente o
desempenho acadêmico dos discentes. Construímos de aulas teóricas direcionadas a atuação prática dos discentes,
nas aulas práticas e atividades desenvolvidas no Hospital de Clínicas Veterinária. A disciplina é composta por 60% de
carga horária prática.
A possibilidade da atuação de alunos monitores no apoio ao desenvolvimento da disciplinade Clínica Médica de
Grandes Animais II é prioritária, no combate à reprovação,à retenção e à evasão no curso de graduação em veterinária.
Metodologia
Os discentes participantes do projeto serão cíclicos, já que a disciplina é ofertada no 8° Semestre do Curso de
Veterinária. Os alunos participantes do projeto, assim como o discente monitor participarão de um encontro semanal
para discussão e desenvolvimento do raciocínio clínico, utilização de métodos complementares de diagnóstico e a
terapêutica das enfermidadesna clínica médica de equinos. Também serão realizados seminários abordando os
principais temas na área.
A inserção do discente monitor nas atividades de ensino práticas é imprescindível para auxílio aos alunos das
disciplinas, assim como contribuindo para a formação acadêmico-profissional do mesmo através de experiências
orientadas relacionadas à atividade docente.
Veterinária. Os alunos participantes do projeto, assim como o discente monitor participarão de um encontro semanal
para discussão e desenvolvimento do raciocínio clínico, utilização de métodos complementares de diagnóstico e a
terapêutica das enfermidadesna clínica médica de equinos. Também serão realizados seminários abordando os
principais temas na área.
A inserção do discente monitor nas atividades de ensino práticas é imprescindível para auxílio aos alunos das
disciplinas, assim como contribuindo para a formação acadêmico-profissional do mesmo através de experiências
orientadas relacionadas à atividade docente.
Resultados Esperados
Ao longo do ano, espera-se que os alunos de graduação qualifiquem e aprofundem seu conhecimento sobre Clínica
Médica de Grandes Animais no quesito teórico aliado ao acompanhamento de atividades práticas. Espera-se estimular
a curiosidade e senso crítico dos discentes quanto aos principais procedimentos clínicos realizados em grandes
animais, além de estimular a discussão dos casos clínicos e busca pela melhor opção de abordagem.
Médica de Grandes Animais no quesito teórico aliado ao acompanhamento de atividades práticas. Espera-se estimular
a curiosidade e senso crítico dos discentes quanto aos principais procedimentos clínicos realizados em grandes
animais, além de estimular a discussão dos casos clínicos e busca pela melhor opção de abordagem.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BRUNA DA ROSA CURCIO | 2 | 22/03/2018 | 18/03/2019 |
BRUNA DOS SANTOS SUÑÉ MORAES | 2 | 22/03/2018 | 18/03/2019 |
CARLOS EDUARDO WAYNE NOGUEIRA | 4 | 22/03/2018 | 18/03/2019 |
CHARLES FERREIRA MARTINS | 2 | 22/03/2018 | 18/03/2019 |
DÉBORA MACHADO NOGUERA | 2 | 22/03/2018 | 18/03/2019 |
FERNANDA TIMBÓ D'EL REY DANTAS | 2 | 22/03/2018 | 18/03/2019 |
LETÍCIA DA SILVA SOUZA | 2 | 22/03/2018 | 18/03/2019 |
LORENA SOARES FEIJO | 2 | 22/03/2018 | 18/03/2019 |
MARIANA ANDRADE MOUSQUER | 2 | 22/03/2018 | 18/03/2019 |
RAFAELA PINTO DE SOUZA | 2 | 22/03/2018 | 18/03/2019 |
VITÓRIA MÜLLER | 2 | 22/03/2018 | 18/03/2019 |