Nome do Projeto
Identidades Rurais
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/04/2018 - 30/03/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Resumo
O Departamento de Ciências Sociais Agrárias-DCSA-FAEM oferece disciplinas obrigatórias a partir do 4° semestre (Sociologia Rural) do atual curriculum da Agronomia com sequência até 8º semestre (Política e Economia Rural, Administração Agronegócio I e II). Também são oferecidas disciplinas com conteúdo programático similares para os cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharia Agrícola. Existe o entendimento dos professores do Departamento que o desenho da grande maioria das grades curriculares dos cursos das ciências agrárias desenvolve nos alunos a curiosidade por tecnologias aplicadas gerando uma busca por elementos de inovação tecnológica. Essa característica pode ser observada de forma ampla em diversas disciplinas em variadas áreas. Esse fato impacta no formato e no estilo de estudo dos alunos. Os professores do DCSA diagnosticam que existe uma dissonância quando da chegada do estudante as disciplinas das Ciências Sociais Agrária. Nessa área do conhecimento o objeto central é o estudo das relações entre as pessoas dentro do espaço rural; do estudo da formação e diferenciação dos grupos sociais rurais; das relações econômicas e sociais nas dimensões locais, territoriais e globais; da administração dos recursos humanos e econômicas; entre outros. Em suma, entender as relações interpessoais utilizando métodos, técnicas e ferramentas de âmbito social. Aqui reside a preocupação profissional central do projeto. Essa mudança da ênfase de estudo e de forma de apreensão dos alunos provoca um amplo gradiente dentro do processo de ensino-aprendizagem nas turmas de estudantes, levando por vezes ao desinteresse e aos casos de reprovação. Esse fato preocupa, pois, os temas estudados serão fundamentais para o desenvolvimento de futuro profissionais competentes e exercendo funções estratégicas em empresas, organizações governamentais e associações do rural. Os métodos, técnicas e ferramentas da área social serão importante para a vida profissional.

Objetivo Geral

Qualificar o processo ensino-aprendizagem das Ciências Sociais voltado aos alunos das disciplinas obrigatórias oferecidas pelo DCSA, através da inovação em instrumentos didático-pedagógicos

Justificativa

A principal justificativa desse projeto está centrada na qualificação didático-pedagógica do ensino da temática das Ciências Sociais atendendo os alunos das disciplinas obrigatórias oferecidas nos diversos cursos de graduação.
Essa iniciativa busca a qualificação do processo ensino-aprendizagem, dentro do projeto pedagógico dos cursos das ciências agrárias, visando o aumento do interesse e do desempenho dos alunos e a redução das reprovações.
As inovações propostas estão ancoradas na constituição de monitoria para apoio no desenvolvimento do estudo; a confecção de projetos utilizados para a experimentação dos conhecimentos adquiridos no final das disciplinas, em especial. o projeto “Identidades Rurais”; e a gestão de uma Revista Científica que está alocada no Departamento.
Todas essas inovações didático-pedagógicas buscam ampliar o leque de opções de conexões com os alunos e expandir o interesse no conhecimento e experimentação dos métodos, técnicas e ferramentas das Ciências Sociais. Esse projeto busca como ponto central a ampliação do interesse das turmas de estudantes no estudo das Ciências Sociais e ao mesmo tempo capacitar, em um nível alto, os bolsistas de iniciação ao ensino (PBA) ligados diretamente as atividades.

Metodologia

Dentro da disciplina sociologia rural, quarto semestre da faculdade de agronomia, os alunos tomarão contato com um conjunto de textos sobre o conceito de “identidade” possibilitando a apreensão individual.
Dentro do mesmo bloco do programa de ensino da disciplina será apresentado a formação agrária do Brasil e enfatizada a diversidade sociocultural existente no território rural.
Esses conteúdos serão misturados quando da execução do projeto Identidades Rurais onde eles deverão produzir uma fotografia para apresentar uma identidade do rural e expressar, através de um texto curto, os motivos de sua escolha.
Também será ofertado dentro de sala de aula uma oficina de fotografia para subsidiar tecnicamente a atividade extraclasse. Sequencialmente a coordenação do projeto de ensino construirá uma página dentro do Facebook e postará, individualmente, cada fotografia, sua autoria e o texto explicativo do autor.
Essa página será divulgada pelos alunos dentro da comunidade acadêmica e estipulado um período de 28 dias para a exposição, em cada semestre letivo, onde será contabilizada a abrangência daquela edição.
Para acompanhar a abrangência e o desenvolvimento do projeto, dentro desse período temporal, utilizar-se-á as ferramentas eletrônicas de estatística do próprio Facebook, onde serão coletados os dados das categorias pessoas alcançadas (número de pessoas que viram a página e entraram na exposição) e a distribuição por cidade e país das pessoas que viram a página.
Para coletar a percepção dos estudantes sobre o projeto Identidades Rurais será aplicado um questionário, de livre adesão, com oito perguntas sobre a sua opinião sobre o projeto.
Complementarmente será desenvolvida a gestão de uma revista científica, ancorada no DCSA, como forma de ampliação do contato dos alunos com o ferramental acadêmico do campo das ciências sociais.
Também, será ofertado monitoria as disciplinas do DCSA como forma de diminuição de duvidas e ampliação do índice de aprovação dos alunos

Resultados Esperados

Ampliação do interesse dos alunos de agronomia nos temas estudados dentro DCSA

Realização de uma exposição virtual do projeto Identidades Rurais por semestre

Gestão de uma revista científica ancorada no DCSA

Ampliação do percentual de aprovação de alunos nas disciplinas do DCSA

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DECIO SOUZA COTRIM201/04/201830/03/2019
FERNANDA DIAS DOS SANTOS DA SILVA2
JAQUELINE DA SILVA DOS SANTOS201/04/201830/03/2019
LUCIO ANDRE DE OLIVEIRA FERNANDES201/04/201830/03/2019
MARIO CONILL GOMES201/04/201830/03/2019
MARIO DUARTE CANEVER201/04/201830/03/2019
PAULO RIGATTO201/04/201830/03/2019
TAINARA VAZ DE MELO201/04/201830/03/2019
TATIANE DOS SANTOS ALVES201/04/201830/03/2019
VOLNEI KRAUSE KOHLS201/04/201830/03/2019

Página gerada em 20/04/2024 07:42:22 (consulta levou 0.025695s)