Nome do Projeto
Apostila de Biodegradação da Madeira
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/04/2018 - 13/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais
Resumo
O objetivo deste projeto é elaborar uma apostila sobre biodegradação da madeira, visando disponibilizar aos acadêmicos da disciplina de Biodegradação e Preservação da Madeira do Curso de Engenharia Industrial Madeireira e demais interessados, material didático sobre o tema. No material será apresentado noções, conceitos, definições e procedimentos atuais, utilizados tanto no meio científico, como no setor industrial madeireiro, particularmente, relacionado à região de Pelotas-RS. Para tanto, será realizada uma ampla revisão bibliográfica sobre este tema, acrescida de experiências técnicas e científicas dos professores envolvidos no projeto.

Objetivo Geral

Elaborar material didático-pedagógico, em forma de apostila, sobre a temática de biodegradação da madeira da disciplina de Biodegradação e Preservação da Madeira do Curso de Engenharia Industrial Madeireira.

Justificativa

As apostilas didáticas tem um importante papel no processo ensino aprendizagem, sendo um instrumento de apoio para a construção de conhecimentos dos acadêmicos. As aulas da disciplina de Biodegradação e Preservação da Madeira do Curso de Engenharia Industrial Madeireira foram concebidas a partir de um apanhado de uma série de materiais bibliográficos, entre eles livros, dissertações, teses, artigos científicos entre outros. Nesta forma, pretende-se elaborar em um único material a estrutura de conteúdos prevista para as aulas dessa disciplina, sobre a temática biodegradação da madeira. Com isto espera-se contribuir para o melhor desenvolvimento dos acadêmicos sobre este assunto.

Metodologia

A apostila será organizada a partir do conteúdo programático da disciplina de Biodegradação e Preservação da Madeira, abordando, especificamente, a temática de biodegradação da madeira. Para a elaboração da apostila será realizada uma revisão bibliográfica, abrangendo ampla gama de materiais científicos: livros, artigos científicos, dissertações, tese entre outros. Além de experiências dos docentes na área de biodegradação da madeira.
O texto terá abordagem técnico científica acessível aos acadêmicos que cursam a disciplina, buscando inserir o contexto da biodegradação de madeira na região de Pelotas-RS. O material contará com figuras, fotos e ilustrações com objetivo de torná-lo mais didático. As fotos serão produzidas a partir do acervo de agentes xilófagos e peças de madeiras atacadas por agentes xilófagos pertencentes ao Laboratório de Biodegradação da Madeira do Centro de Engenharias. A formatação da apostila seguirá as normas do Manual para normalização de trabalhos científicos: dissertações, teses e trabalhos acadêmicos da UFPel (UFPel, 2014). O texto terá a gramática e ortografia revisada por especialista na área. A apostila será disponibilizada na forma digital e impressa.


Resultados Esperados

Produzir um material didático para atender as demandas de biodegradação da madeira da disciplina de Biodegradação e Preservação da Madeira. Espera-se que a apostila seja uma ferramenta facilitadora para o processo de ensino aprendizagem dos alunos da disciplina de Biodegradação e Preservação da Madeira.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CINTIA BOLDT SOUZA402/04/201813/12/2019
FELIPE DOS SANTOS CARDOSO427/03/201913/12/2019
LEONARDO DA SILVA OLIVEIRA802/04/201813/12/2019
LUCAS OERTEL DA FONSECA2004/05/201813/12/2019
MARCOS THEODORO MULLER802/04/201813/12/2019
ROBERTO SOARES MACHADO2015/05/201913/12/2019

Página gerada em 20/04/2024 04:11:49 (consulta levou 0.024375s)