Nome do Projeto
Monitoria, apoio e ensino nas atividades sobre Tecnologia Assistiva
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
09/04/2018 - 01/08/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Resumo
Os laboratórios de Terapia Ocupacional visam o aprendizado em disciplinas específicas que trazem em sua ementa a prática terapêutica ocupacional. Esses espaços têm a finalidade de oferecer ao aluno treinamento, aprendizagem e qualificação profissional. O laboratório de Tecnologia Assistiva do curso de Terapia Ocupacional proporciona ao acadêmico um entendimento das deficiências físicas e sensoriais ,permite que o acadêmico crie adaptações para potencializar a pessoa com deficiência e/ou dificuldades nas atividades cotidianas. A tecnologia assistiva envolve tanto o objeto, ou seja a tecnologia concreta ( equipamento ou instrumento) quanto o conhecimento requerido no processo de avaliação, criação, escolha e prescrição, isto é tecnologia teórica (CAZEIRO 2011). Segundo Miralles e Ayuso (2005) as atividades que os seres humanos fazem cotidianamente tem sido, desde a origem da Terapia Ocupacional objetos de seu interesse e atenção constante. O entendimento sobre recursos terapêuticos e dispositivos tecnológicos na Terapia Ocupacional se faz necessário para a analise de atividades e tratamento de indivíduos com disfunções no seu desempenho ocupacional. Entende-se por desempenho ocupacional todas as atividades executas pelos seres humanos no seu dia-a-dia. A finalidade destas monitorias é oportunizar aos acadêmicos do curso de Terapia Ocupacional maiores vivencias teóricas e praticas em seus laboratórios. O laboratório de tecnologia assistiva atende disciplinas que compreendam o ensino de atividades e recursos terapêuticos voltados à confecção de órteses, tecnologias assistivas, adaptações em utensílios e mobiliários para pessoas com deficiências, relacionadas a disciplinas ministradas durante o curso de Terapia Ocupacional. Neste laboratório poderão ser produzidos equipamentos destinados aos pacientes atendidos nos diversos cenários de estágios e disciplinas de Terapia Ocupacional na Universidade Federal

Objetivo Geral

Realizar monitorias afim de, apoiar o ensino das disciplinas curriculares do curso.

Justificativa

Para o funcionamento adequado do laboratório é necessário a presença de um monitor. Tal importância consiste no fato de que o aluno também é parte integrante na utilização desse espaço em seu processo de aprendizado. O foco em seu protagonismo, nesse sentido, faz-se importante para que o mesmo possa também auxiliar no aprendizado de seus colegas discentes e contribuir ativamente na diminuição de reprovações, exames e evasões que tem acontecido em algumas disciplinas do Curso de Terapia Ocupacional.
Então devido ao grande numero de demandas em sala de aula e cenários de estágio supervisionado, é de suma importância a monitoria neste laboratório tendo em vista que assim, acadêmicos do curso e usuários dos diversos serviços poderão ser contemplados com recursos nestes confeccionados e também maior conhecimento teórico e pratico por parte dos acadêmicos.

Metodologia

O laboratório de Tecnologia Assistiva do curso de Terapia Ocupacional deverá contar com um monitor e o mesmo
deverá cumprir dias e horários no mesmo.
A avaliação do processo dos participantes será mediante a todas as atividades e comparecimento em todos os dias propostos nos estudos e/ou monitorias desenvolvidas no laboratório, com registro em lista de presença.
Com este plano espera-se uma melhor compreensão dos fenômenos metodológicos e teóricos orientados para a pratica, afim de obter a construção plena e dinâmica de recursos tecnológicos e terapêuticos pelo acadêmicos, focados na tecnologia , dispositivos comunitários e sociais por meio do processo educacional. Assim espera-se que estas monitorias tragam ao aluno uma visão mais crítica, ética e profissional acerca da Terapia Ocupacional e todos os aspectos que cercam sua prática.

Terá suas atividades realizadas da seguinte maneira:
- Realização de reuniões com o professor das disciplinas que utilizam esses espaços para levantamento das
aulas/atividades práticas que compõe cada disciplina;
-Organização dos alunos que irão participar do grupo de estudos
- Organização dos materiais que fazem parte do laboratório;
- Levantamento de materiais existentes com suas quantidades e características;
- Auxilio nas monitorias Teóricas e praticas de ensino;
- Manter atualizado o consumo de materiais utilizados no laboratório;
- Organização de entrada/saída de materiais do laboratório para locais de estágios e realização de aulas (tanto no
laboratório quanto em sala de aula);
- Organização de dias e horários para disponibilizar o laboratório para uso dos alunos que desejam estudar e praticar
os conteúdos ministrados nas disciplinas;
- Orientar os alunos quanto ao uso adequado do laboratório;
- Auxiliar os alunos no caso de dúvidas sobre o funcionamento e utilização dos materiais/equipamentos que compõe o
laboratório;
Desta forma acontecerá a realização do trabalho afim de potencializar o ensino

Resultados Esperados

Com este plano espera-se uma melhor compreensão dos fenômenos metodológicos e teóricos orientados para a pratica, afim de obter a construção plena e dinâmica de recursos tecnológicos e terapêuticos pelo acadêmicos, focados na tecnologia , dispositivos comunitários e sociais por meio do processo educacional. Assim espera-se que estas
monitorias tragam ao aluno uma visão mais crítica, ética e profissional acerca da Terapia Ocupacional e todos os aspectos que cercam sua prática.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILLA OLEIRO DA COSTA109/04/201801/08/2018
CYNTHIA GIRUNDI DA SILVA109/04/201801/08/2018
ELCIO ALTERIS DOS SANTOS609/04/201801/08/2018
FERNANDA CAPELLA RUGNO109/04/201801/08/2018
MARTA TEIXEIRA DA COSTA609/04/201801/08/2018
NICOLE RUAS GUARANY109/04/201801/08/2018
ZAYANNA CHRISTINE LOPES LINDOSO109/04/201801/08/2018

Página gerada em 29/03/2024 08:34:45 (consulta levou 0.036357s)