Nome do Projeto
Educação Continuada em Endocrinologia e Metabologia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/04/2018 - 02/04/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina
Resumo
A Endocrinologia é uma área na prática médica em franca ascensão, que tem por finalidade manejar patologias relacionadas ao metabolismo e às glândulas de comportamento endócrino do corpo. Essas estruturas são de importância ímpar para que se processem os mais finos ajustes necessários para o desempenho de todas as atividades vitais do ser humano.

Objetivo Geral

Maior entendimento e discussões acerca dos temas relacionados à Endocrinologia Clínica.

Justificativa

O atual estilo de vida da população tem propiciado o aumento de doenças crônicas não transmissíveis como a obesidade, a hipertensão e o diabetes mellitus - tornando-as as afecções mais prevalentes na população brasileira. Portanto, fica clara a necessidade de uma atividade extracurricular que venha suprir e aprofundar os conhecimentos da Endocrinologia Clínica.

Metodologia

O projeto se dará através de encontros semanais, onde ocorrerão seminários, discussão de artigos científicos e relatos de casos clínicos pelos discentes, com datas e temas previamente definidos. Com a utilização de mídias e sistemas de projeção, um aluno e/ou professor é responsável pela apresentação do assunto. Os demais participantes deverão estudar o tema previamente. As reuniões se realização todas as segundas-feiras, das 19h30 até 21h30 durante todo período letivo, com exceção dos feriados, conforme previsto pelo calendário acadêmico da Ufpel. Também se farão presentes Campanhas destinadas à comunidade, Jornadas sobre endocrinologia multidisciplinares e minicursos para a Semana Acadêmica da Medicina.

Resultados Esperados

Espera-se que os integrantes tenham um acréscimo de conhecimento tanto teórico quanto prático e que isso seja uma ferramenta para auxiliar na prática clínica em Ambulatórios e Hospitais na graduação e na carreira médica. Além disso, espera-se o desenvolvimento de habilidades como liderança, capacidade de trabalhar em grupo, melhora da oratória e uso de tecnologias e ferramentas no aprendizado.

Indicadores, Metas e Resultados

Participação de alunos da Universidade Católica de Pelotas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLARA DE CASTRO SILVA MENEGALE202/04/201802/10/2018
EDUARDO COELHO MACHADO2
FLAVIA DE MARCO SANDRIN2
IGOR TADEU WEBER BAUMGARTEN202/04/201802/06/2018
ISABEL OLIVEIRA DE OLIVEIRA202/04/201802/04/2019
JOÃO ALBERTO SUCCOLOTTI DEUSCHLE202/04/201802/04/2019
KIM MICKAEL PEGORINI SOUZA202/04/201802/10/2018
MARIA ALICE SOUZA DE OLIVEIRA DODE202/04/201802/04/2019
MARINA SPADER BERTI202/04/201802/04/2019
MATHEUS FAGUNDES LEMOS202/04/201802/10/2018
MATHEUS SACCO GOMES202/04/201802/04/2019
MÁRLON SEVERO DOS SANTOS202/04/201802/10/2018
PATRÍCIA DE OLIVEIRA PIMENTEL FONSECA202/04/201802/10/2018
RAFAEL PELISSARO2
RENATA SOARES DE ABREU202/04/201802/04/2019
TALITA ELISÂNGELA MARTINELLO202/04/201802/04/2019
YARA RAFAELA MAIA202/04/201802/04/2019

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