Nome do Projeto
Monitoria da Disciplina de Fenômenos de Transporte
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Sanitária
Resumo
A monitoria no ensino superior tem se caracterizado como incentivadora, especialmente, à formação de professores. As variadas atividades que ocorrem mediante a relação teoria e prática necessitam configurar-se em trabalhos acadêmicos estimuladores de múltiplos saberes inerentes aos componentes curriculares, contribuindo para a formação crítica na graduação e na pós-graduação, e despertar, no formando, o interesse pela docência na educação superior (DANTAS, 2007). Nesse sentido, a disciplina de Fenômenos de Transporte oferecida pelo Centro de Engenharias da UFpel atende diferentes cursos de graduação e configura-se como uma importante área do conhecimento das disciplinas básicas para formação do engenheiro. Sabe-se que essa é uma das disciplinas onde os estudantes apresentam altos níveis de dificuldade. Assim, a possibilidade de oferecimento de monitoria aos alunos oportunizará maior contato com os conteúdos abordados, auxílio na resoluçào de exercícios e compreensão dos fenômenos, além do incentivo do monitor às atividades de docência.

Objetivo Geral

O principal objetivo da implementação do sistema de monitoria para a disciplina de Fenômenos de Transporte é contribuir para o desenvolvimento da competência pedagógica e auxiliar os discentes no entendimento de conceitos, que muitas vezes não são completamente compreendidos em sala de aula.

Justificativa

O alto índice de evasão dos alunos nos cursos de engenharia, epsecialmente nas universidades federais, é um problema que gera grande preocupação para a comunidade universitária das instituições. Então, como forma de diminuir estes índices, é primordial que se ofereça um auxílio didático através da monitoria em disciplinas que os alunos apresentam maior dificuldade., como no caso de Fenômenos de Transporte. O trabalho de monitoria é uma atividade formativa de ensino, que favorece tanto o acadêmico-monitor quanto o aluno que busca este auxílio. Sendo assim, o papel do acadêmico-monitor é auxiliar os alunos através da resolução de exercícios, discutir conceitos em uma linguagem mais próxima ao quotidiano dos discentes, reforçando o que foi abordado em sala de aula, facilitando, então, o maior entendimento do aluno na disciplina de Fenômenos de Transporte.

Metodologia

Serão desenvovlidos semanalmente encontros entre o monitor e os alunos de graduação da disciplina de Fenômenos de Transporte para a resolução de exercícios adicionais aos aplicados em sala de aula pelo professor, bem como a discussão de teorias apresentadas ao longo da disciplina. Será utilizado um programa computacional para simulação de escoamentos complexos envolvendo transferências de massa, calor e quantidade de movimento. Além disso, atividades práticas poderão ser desenvolvidas para auxiliar a compreeensão dos fenômenos físicos apresentados na disciplina.
Antes da realização de provas e exames, as atividades de monitoria serão intensificadas. Vislumbra-se também, a possibilidade de utilização de técnicas inovadoras didático-metodológica no ensino da disciplina de fenômenos de transportes, como a apresentação de equipamentos característicos utilizados industrialmente para a compreensão de diferentes temas abordados.

Resultados Esperados

Como principal resultado, espera-se contribuir para uma formação inicial de engenheiros que tenham uma sólida base teórico-prática. Com o emprego da monitoria na disciplina de Fenômenos de Transporte, espera-se um aumento no número de alunos aprovados e menores índices de evasão, mostrando, então, que através deste auxílio, houve uma maior compreensão dos alunos perante a disciplina. Além disso, acreditamos na
melhoraria da qualidade e a eficácia da educação e da formação pelo contato com diferentes metodologias de ensino, bem como incentivo à criatividade e a inovação, incluindo o espírito investigativo e de novas descobertas, proporcionado pelo contato do monitor com os alunos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREI REI RODRIGUES SILVEIRA401/05/201831/12/2018
GABRIEL GIRARDI PAN2004/05/201831/12/2018
RAFAELA DORIGON MARTINS401/05/201831/12/2018
WILLIAN CEZAR NADALETI201/05/201831/12/2018

Página gerada em 25/04/2024 10:08:09 (consulta levou 0.025320s)