Nome do Projeto
COLOCANDO EM PRATICA O APRENDIZADO EM ANATOMIA E IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES COMERCIALIZADAS EM PELOTAS
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
09/04/2018 - 08/03/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais
Resumo
As Universidades Federais, apresentam como pilar da sua fundamentação o ensino, a pesquisa e a extensão. Os projetos de ensino têm como objetivo o pleno desenvolvimento da relação aluno-professor, ligando o conteúdo teórico a atividades práticas. Em síntese, através desse método o acadêmico supera suas dificuldades e consequentemente torne-se um profissional qualificado. Os projetos de ensino trazem ao professor a possibilidade de monitorar e avaliar seu trabalho, pois é essencial o acompanhamento da implementação ao encerramento de cada disciplina ministrada. Dessa forma, existem várias teorias que tentam demonstrar como ocorre o processo de aprendizado,de acordo Vygostky (1987, apud Lampreia, 1999) o aprendizado passa por um papel do social, em que “a formação de conceitos científicos se dá na escola a partir da cooperação entre a criança e o professor que, trabalhando com o aluno, explica, dá informações, questiona, corrige e faz o aluno explicar”. Em outras palavras, o aprendizado de um indivíduo contido em um grupo social irá aprender o que seu grupo produz, ou seja, o conhecimento surge primeiro no grupo e, então é interiorizado pelo indivíduo. Já, Carl Rogers (apud Mogilka, 1999), ao observar o aprendizado experimental, considera que “uma ação pedagógica só é efetivamente democrática quando se baseia no interesse genuíno, na necessidade e na motivação intrínseca do indivíduo”. Assim, de acordo com Rogers, a motivação é um fator essencial para o aprendizado bem-sucedido. Entretanto, Paulo Freire afirma que é trazida por. “educador e educando aprendem juntos numa relação dinâmica, na qual a prática é orientada pela teoria, que reorienta essa prática, num processo de constante aperfeiçoamento” (Gadotti, 1999). Nesse contexto o trabalho em grupo, com alunos e professores produz e dissemina o conhecimento no grupo; o interesse do aluno é fundamental no aprendizado; e pratica é necessária para o aprendizado, sendo a teoria ligada a essa prática.

Objetivo Geral

Contribuir para a melhoria do ensino da graduação fornecido pelas disciplinas ligadas a caracterização da Madeira, através de subsídios aos alunos desenvolverem atividades extracurriculares que os permitam verificar na prática os conteúdos ministrados nas aulas de Anatomia da Madeira e Macroscópia da Madeira, aumentando assim, o interesse do aluno pela Madeira comercializada na região e pela carreira de Engenheiro Industrial Madeireiro.

Justificativa

Na sala de aula, com tempo reduzido e material, muitas vezes insuficiente, mesmo com prática de laboratório não leva ao professor a percepção real da aprendizagem de seus alunos, necessitando de atividades extracurriculares.
A madeira é um material construtivo renovável e tem seu uso diversificado na indústria, entretanto, apresenta características anisotrópicas heterogêneo, possuindo diferenciação anatômica nos diferentes planos (transversal, longitudinal radial ou longitudinal tangencial). Da mesma forma, Mitchel (1986) complementa que cada madeira possui suas características quanto ao tamanho, a forma e a distribuição celular, tornando possível a diferenciação entre espécies existentes.Segundo Lisboa (1991) as células que constituem o tecido lenhoso a princípio são muito semelhantes. Tais semelhanças, além da utilização da nomenclatura vulgar (comum) na comercialização de madeiras, dificultam a identificação dentre as espécies existentes. No entanto existem características específicas capazes de caracterizar cada tipo de madeira.
A identificação de espécies madeireiras é baseadas na análise microscópica das peças é a forma mais eficiente de caracterização. No entanto tal análise exige a preparação de lâminas histológicas além da observação em microscópio óptico. Para tanto desenvolveu-se o estudo macroscópico da madeira, que é um método baseado na organização interna das espécies, porém nem todas as espécies podem ser identificadas macroscopicamente, algumas precisam ser analisadas microscopicamente para certificar as informações.
Portanto a identificação das espécies é de suma importância no mercado madeireiro tendo em vista que as semelhanças existentes nas células, analisadas separadamente, não formam estruturas com as mesmas características. Existindo madeiras com cor, grã e tipo de parênquima semelhantes, mas que possuem formas de processamento, propriedades físicas e mecânicas distintas. inadmissível a utilização errônea de espécies.

Metodologia

O projeto de ensino consiste na orientação dos alunos no desenvolvimento de atividades voltados à identificação e caracterização da madeira comercializada na região de Pelotas. Essas atividades podem ser apresentadas pelo aluno ou proposto pelo professor que expressa no projeto uma metodologia de auxilio. Semanalmente o grupo se reunirá, sob a tutela do professor, e cada aluno irá apresentar as atividades que foram e as que serão desenvolvidas, apresentando as suas dificuldades e sucessos (de forma a contribuir com o aprendizado do grupo).
Atividades dos Bolsistas: O aluno bolsista será responsável pelo auxiliar de maneira individual ou em grupo dos discentes matriculados nas disciplinas referentes, de acordo com a necessidade, apresentadas pelos acadêmicos, tanto em relação aos conhecimentos prévios exigidos quanto aos abordados nas disciplinas, na resolução de exercícios e relatórios, na preparação/realização de atividades práticas laboratoriais para consolidação do conhecimento teórico e na elaboração de estudos dirigidos.
Para tanto, o monitor irá dispor de 20 h semanais, durante a vigência da bolsa, sendo o auxílio aos acadêmicos com horários a serem pré-estabelecidos.
As atividades a serem executadas, bem como as respectivas cargas horárias são descritas abaixo:
a) Coleta e preparação de amostras de madeira, casca e carvão para realização de aulas práticas (2 horas semanais);
b) Acompanhamento de aulas práticas, com fins de preparação e manutenção da estrutura (4 horas semanais);
elaboração de relatórios práticos e exercícios teóricos, bem como na implementação de estudos dirigidos (10 horas semanais);
d) Realização de estudos para aprofundar o conhecimento na área de identificação e caracterização da madeira (2 horas semanais);
e) Colaboração no desenvolvimento e revisão de material didático para aulas teóricas e práticas (2 horas semanais).

Resultados Esperados

Espera-se que o projeto de ensino proporcione resultados satisfatórios, uma vez que, possibilitará o aperfeiçoamento do conhecimento do acadêmico sobre as propriedades anatômicas da madeira, bem como caracterizará a interação existente entre as características tecnológicas e as propriedades anatômicas da madeira, que variam entre as diferentes espécies. Desse modo, aumentará o interesse dos alunos em continuar a graduação em Engenharia Industrial Madeireira. Da mesma forma, os professores consigam adequar técnicas e práticas de sala de aula com base na experiência adquirida no convívio desse projeto de ensino.


Indicadores, Metas e Resultados

Caracterização da Madeira:
Serão coletadas 3 amostras de 2,5 x 5 x 10 cm (espessura, largura e comprimento) por espécie pesquisada, em cada uma das serrarias localizadas na cidade de Pelotas. O estudo será realizado conforme as Normas e Procedimentos em Estudos de Anatomia de Madeira (CORADIN & MUÑIZ, 1991) e o confronto de informações será realizado com o Manual de Identificação das Principais Madeiras Comerciais Brasileiras (MAINIERI et al. 1983).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE RODRIGUES SOARES409/04/201808/03/2019
DARCI ALBERTO GATTO409/04/201808/03/2019
EZEQUIEL GALLIO409/04/201808/03/2019
FAILI TOMSEN409/04/201808/03/2019
GUILHERME VERGARA NORNBERG409/04/201808/03/2019
HENRIQUE RÖMER SCHULZ409/04/201808/03/2019
JÉSSICA MICHEL DA SILVA409/04/201808/03/2019
KELVIN TECHERA BARBOSA409/04/201808/03/2019
LAÍSE GUERREIRO 409/04/201808/03/2019
MARINDIA DE ALMEIDA BORBA409/04/201808/03/2019
MARIO ANTONIO PINTO DA SILVA JUNIOR409/04/201808/03/2019
NIDRIA DIAS CRUZ409/04/201808/03/2019
OTACÍLIA MARIA SARMENTO CORRÊA FILHA2004/05/201831/12/2018
PAULA ZANATTA409/04/201808/03/2019
RAFAEL BELTRAME409/04/201808/03/2019
RICARDO RIPOLL DE MEDEIROS409/04/201808/03/2019
VITORIA CORREIA MOTA CANIL409/04/201808/03/2019
WANDRIA DOS SANTOS RIBEIRO409/04/201808/03/2019

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