Nome do Projeto
Apoio ao processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Alimentos Funcionais e para Fins Especiais
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
08/04/2018 - 15/02/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Resumo
O projeto de ensino para monitoria da disciplina de Alimentos Funcionais e para Fins Especiais permite maior desenvolvimento e incentivo das habilidade no processo de ensino-aprendizagem dos discentes dos cursos de Bacharelado em Química de Alimentos e Superior em Tecnologia de Alimentos do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos, além de discentes de outros cursos que buscam frequentemente esta disciplina como atividade livre em seus currículos dada a abrangência da temática que envolve a relação entre alimentos e saúde. Neste sentido, permitindo a otimização dos processos de ensino, com maior interação com a disciplina contribuindo na busca de melhores resultados no que diz respeito à construção do conhecimento, de conteúdo teórico e prático dos discentes ao longo dos respectivos cursos

Objetivo Geral

Incentivas as habilidades no processo de ensino-aprendizagem do discente na disciplina de Alimentos Funcionais e para Fins Especiais, visando a construção do conhecimento através da execução de atividades educativas que contribuem para a sua formação e para a construção do conhecimento dos demais

Justificativa

Os cursos de Bacharelado em Química de Alimentos e Superior em Tecnologia de Alimentos do Centro de Ciências
Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos contemplam em seus projetos pedagógicos diversas disciplinas da Área de
Alimentos, entre as quais, pode-se destacar a disciplina de Alimentos Funcionais e para Fins Especiais (código 390131)
cuja temática é bastante atual considerando a constante comprovação científica da relação entre alimentos e saúde.
Este tema é de tanto interesse que a disciplina tem sido solicitada pelos alunos em todos os semestres. Nesta
disciplina são desenvolvidas várias atividades teóricas e práticas. Neste sentido, a presença do monitor é fundamental
para o auxílio ao docente na preparação e desenvolvimento de aulas práticas, melhorando e oportunizando ao monitor
o aprofundamento teórico e desenvolvimento de habilidades técnicas referentes à área da disciplina. Assim, o projeto
busca incentivar o discente a permanecer na universidade e concluir o curso no qual está matriculado, além de despertar o espírito crítico com relação à obtenção de alimentos que tenham efetiva relação com a saúde.
Em 2017, a participação de bolsista monitor foi extremamente relevante para o melhor desempenho dos alunos, não tendo sido verificadas evasões e com aproveitamento de 100% nas avaliações do rendimento dos conteúdos. Além disso, o apoio aos trabalhos extra-classe foi fundamental para melhor qualificação dos mesmos. Neste ano de 2018, quando a disciplina passa a ter maior carga horária e particularmente de aulas práticas, a presença do bolsista será fundamental para o pleno desenvolvimento de tais atividades, inclusive no auxílio ao docente para as novas aulas práticas.
A bolsista participou do SIIEPE, divulgando trabalho relativo às atividades na monitoria. tarefa na qual foi possível desenvolver habilidade de escrita e apresentação oral, imprescindíveis para os futuros profissionais..

Metodologia

Serão realizadas reuniões semanais dos participantes do projeto para avaliação da disciplina (roteiros de aulas práticas, conteúdo programático, metodologia e visitas técnicas);
Contribuição pedagógica para o processo de ensino-aprendizagem na disciplina;
Apresentação dos resultados em congressos e seminários, bem como publicação de artigos científicos em revistas
especializadas para divulgação da experiência na referida monitoria;
Ao final do projeto será feita uma avaliação do grau de satisfação dos discentes para que seja possível mensurar os impactos positivos e/ou negativos da monitoria em relação ao projeto de ensino proposto.

Resultados Esperados

Como resultado esperamos maior permanência dos discentes no s Cursos de Bacharelado em Química de Alimentos e Superior em Tecnologia de Alimentos. No processo de ensino-aprendizagem vislumbra-se médias mais altas em comparação às médias dos discentes que não compareceram à monitoria. Salienta-se que este resultado foi obtido com a participação de monitor bolsista no ano de 2017.
Como impacto esperados citamos: Pretendemos com este projeto contribuir para o aumento da média das notas da turma e diminuição do índice de evasão dos acadêmicos dos cursos;
Adequação da disciplina às novas descobertas que comprovam cada vez mais a relação entre alimentos e saúde e
contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Diego Araujo da Costa2004/05/201831/12/2018
ROSANE DA SILVA RODRIGUES108/04/201815/02/2019

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