Nome do Projeto
Novos enfoques na nutrição de ruminantes - Ano 2
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2018 - 07/04/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Resumo
A nutrição animal em uma propriedade representa de 60 a 80% dos custos na produção de bovinos, seja para a produção de leite ou de carne. Por isto devemos ter conhecimento técnico do manejo da alimentação e nutrição dos animais, sendo que através desta avaliação, podemos obter lucratividade maior ou menor, através da maximização da produção animal aliado ao menor custo de investimento. Por isto, conjuntamente ás noções alimentares, necessita-se o conhecimento da prática dos efeitos destes alimentos correlacionados á fisiologia e a bioquímica do organismo animal, compreendendo-se assim a inter-relação dos mesmos e de que forma um causa impacto no outro e qual o impacto dos mesmos em todo o sistema produtivo. A área de nutrição animal possui um mercado promissor no país para empregos, e como a UFPEL oferece cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, este projeto de ensino proporcionará com que os acadêmicos possam obter oportunidade de aprofundar o conhecimento e relacionar a prática e a teoria sobre o assunto.

Objetivo Geral

Desenvolver atividades extraclasse em programas de rádios e dias de campo e específica em aulas relacionadas aos diferentes manejos alimentares dos bovinos, a aplicação dos mesmos ao sistema produtivo, assim aprimorando a aprendizagem dos alunos nos tópicos abordados, bem como aumentar a aprendizagem dos mesmos através das ações propostas em formatos simulados e práticos.

Justificativa

Como cada animal apresenta uma diferente exigência nutricional, devido á sua idade, seu status reprodutivo e sua categoria de produção, diferentes tabelas de interpretação e manejos alimentares são necessários para o entendimento deste ponto primordial de todos os elos da cadeia produtiva da bovinocultura. Não obstante, além destes fatores de campo, é necessário que o conhecimento seja extrapolado para laboratórios de qualidade de leite, qualidade de carne, e bromatologia, para entender-se toda a complexidade da inter-relação destes assuntos, importantes pontos de reflexão para os futuros profissionais que são acadêmicos das disciplinas ofertadas pela UFPEL. Entre as disciplinas ofertadas e que são influenciadas pela nutrição animal, e podem promover melhora na resposta de índices zootécnicos, cita-se: Bovinocultura de leite (graduação em zootecnia, código 1430033), Formulações de Dietas (graduação em zootecnia, código 1430040), Bovinocultura de corte (graduação em zootecnia, código 1430032), Zootecnia de Bovinos (graduação em veterinária, código 0240033), Sistemas de Produção de Ruminantes (graduação em agronomia, código 0240056) e Manejo Reprodutivo dos Animais Domésticos (graduação em zootecnia, código 1430015). Por isto, busca-se com o oferecimento deste projeto de ensino proporcionar com que os acadêmicos dos diversos cursos de graduação possam atualizar e aprofundar seus conhecimentos sobre as novas tecnologias do mercado de nutrição de bovinos.

Metodologia

Serão fornecidas aos acadêmicos de graduação e pós-graduação problemas de campo para que exercitem e simulem os sistemas produtivos de diferentes cenários de sistemas nutricionais e produtivos de bovinos. Estimulando-se o desenvolvimento da capacidade crítica dos discentes através do reconhecimento de oportunidades de melhora nos manejos adotados, bem como potenciais ajustes que levarão a melhora dos índices de produtividade, como também incremento na produção dos sistemas.
A atividade será demonstrada através de aula expositiva, onde os discentes acompanharão em paralelo os índices das tabelas de simulação, com a parte química e bioquímica da alimentação de bovinos. A atuação de um pós-graduando dentro da metodologia proposta consistirá no acompanhamento dos alunos, auxiliando na produção de material didático e de apoio às atividades executadas, participação das avaliações da disciplina.
A avaliação será realizada através da confecção das alterações dos índices de simulação de uma propriedade em uma tabela de Microsoft Excel®, onde o aluno deverá justificar suas alterações com base no mercado, fisiologia e produção animal. Desta forma, será utilizada uma metodologia buscando desenvolver os níveis de construção do saber através da completa imersão do discente nas atividades desenvolvidas de aprendizagem, ampliando assim seus conhecimentos e permitindo a aplicação direta das informações previamente obtidas em sala de aula construindo um valor holístico aos conhecimentos adquiridos previamente.

Resultados Esperados

Como resultados, espera-se que cada discente desenvolva o seu senso crítico quanto a produção de bovinos em diferentes sistemas, desenvolva habilidades específicas de planejamento, administração e monitoramento de índices e manejos de nutrição e produção de bovinos.
Cada discente deverá dominar não só os conteúdos programáticos, mas, também sua capacidade de interagir com a literatura disponível (nacional e internacional, incluindo outros idiomas), transigir sobre os conteúdos, verificar as limitações existentes na Instituição e comunidade para a resolução real de problemas e ainda desenvolver habilidades para superar estas dificuldades aprendendo a interagir com colegas, profissionais e outros recursos distintos daqueles oportunizados de forma passiva (transmissão) em sala de aula e nos meios de comunicação (rádio e jornais).
Além disso, com a atuação dos alunos de pós-graduação dentro das propostas de trabalho, auxiliando na escrita e proposição das mesmas, busca-se a formação destes no sentido do desenvolvimento de práticas de ensino e aprendizagem, envolvimento destes em meio às questões pertinentes ao desenvolvimento do saber.

Indicadores, Metas e Resultados

O atual projeto de ensino visa colaborar com a interação de diferentes cursos da área das agrárias da UFPEL, realizando um intercâmbio de conhecimento das diferentes áreas de atuação doa profissionais de fazenda. Este apresenta além de professores ligados às áreas afins, a participação de uma técnica administrativa que possui formação em pedagogia, a qual tem participação na concepção da proposta e participará de forma ativa em todas as fases de execução e avaliação da mesma.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDERSON FERREIRA NODA201/05/201807/04/2020
BRAULLI FERRARI RAMOS201/05/201807/04/2020
CASSIO CASSAL BRAUNER201/05/201807/04/2020
CHARLES FERREIRA MARTINS201/05/201807/04/2020
GUILHERME POLETTI201/05/201807/04/2020
JULIANA NUNES CASTRO201/05/201807/04/2020
LUAN SILVEIRA201/05/201807/04/2020
MIGUEL RODRIGUES DE SOUZA201/05/201807/04/2020
NATÁLIA TELESCA JACONDINO2001/06/201915/12/2019
OTÁVIO SARAIVA PIRES201/05/201807/04/2020
RAFAEL HERBSTRITH KRUSSER201/05/201807/04/2020
RODRIGO GARAVAGLIA CHESINI2004/05/201831/12/2018
ROGERIO FOLHA BERMUDES401/05/201807/04/2020
RUTIÉLE NOLASCO RICKES201/05/201807/04/2020

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