Nome do Projeto
Laboratório de Improvisação e Arranjo
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
09/04/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Resumo
A proposta deste projeto de ensino é criar um espaço pedagógico complementar as disciplinas de Arranjo Musical I e II, Improvisação musical I e II. As atividades previstas neste espaço serão realizadas com o acompanhamento do professor e de dois monitores que irão orientar as práticas musicais, assim como auxiliar nos trabalhos sugeridos e discutidos nas aulas.
As disciplinas Arranjo Musical I e II e Improvisação Musical I e II são obrigatórias para o currículo do curso de música popular, representando, portanto, uma demanda importante dos alunos. Por se tratar de uma disciplina teórico-prático de apenas 2h aula semanais, as turmas necessitam de um tempo complementar onde possam realizar as práticas e exercícios musicais que são essenciais para a assimilação das técnicas e para o melhor aproveitamento das disciplinas
Objetivo Geral
Auxiliar no estudo e prática das atividades didáticas das disciplinas de improvisação e arranjo, propiciando um ensino integral em um ambiente de troca de saberes e experiências e ampliando o processo de ensino aprendizado.
Justificativa
Considerando que tanto o arranjo como a improvisação são atividades necessariamente práticas e coletivas, a possibilidade de dispor de um espaço para o aprofundamento das atividades propostas em aula surge como uma ferramenta fundamental para o melhor aproveitamento das disciplinas.
Além da oportunidade de exercitar, criar e trocar experiências sobre os conteúdos, o projeto poderá proporcionar um momento de reflexão, troca e esclarecimento de dúvidas.
Nestes momentos extra-classe os alunos poderão acessar as apostilas e métodos, realizar audições e exercícios práticos ao instrumento que servem de apoio as propostas trabalhadas em aula. A abertura deste espaço didático visa também oferecer uma proposta de ensino mais generosa e acessível, independente das condições sociais dos estudantes.
Metodologia
As atividades a serem realizadas no laboratório se alternarão semanalmente entre as disciplinas de arranjo e improvisação. Os exercícios e práticas musicais a serem conduzidos neste espaço deverão estar relacionados aos conteúdos trabalhados das disciplinas.
O uso do laboratório é restrito aos alunos inscritos nas disciplinas, contudo, nas atividade da turma de arranjo será permitida a participação de músicos e alunos externos a fim de viabilizar a execução dos arranjos e exercícios propostos, observando o tempo máximo de 20 minutos para cada aluno.
A frequência e aproveitamento dos alunos neste espaço serão também considerados para as avaliações finais das disciplinas.
O uso do laboratório é restrito aos alunos inscritos nas disciplinas, contudo, nas atividade da turma de arranjo será permitida a participação de músicos e alunos externos a fim de viabilizar a execução dos arranjos e exercícios propostos, observando o tempo máximo de 20 minutos para cada aluno.
A frequência e aproveitamento dos alunos neste espaço serão também considerados para as avaliações finais das disciplinas.
Resultados Esperados
Melhor aproveitamento individual e coletivo das disciplinas de arranjo e improvisação Atendimento individualizado
Atividades teóricas e práticas que possam ampliar e potencializar o envolvimento e a descoberta das propostas criativas de elaboração de arranjos e improvisos musicais.
Atividades teóricas e práticas que possam ampliar e potencializar o envolvimento e a descoberta das propostas criativas de elaboração de arranjos e improvisos musicais.
Indicadores, Metas e Resultados
A partir deste ano foi cadastrada a cooperação entre este projeto de ensino e o projeto unificado do Núcleo de Música Popular NUMP visando integrar as ações de ensino e extensão, como a Jam Session e a OSUFPEL. Assim justifica-se este re-cadastro, que torna-se portanto essencial para a validação das horas relacionadas as ações.
Com o aumento da demanda de orientação dos projetos de arranjos para a OSUFPEL e elaboração de estratégias para os encontros de estudo da improvisação no laboratório (Jam Session), surgem também a necessidade de um monitor para as disciplinas.
Com o aumento da demanda de orientação dos projetos de arranjos para a OSUFPEL e elaboração de estratégias para os encontros de estudo da improvisação no laboratório (Jam Session), surgem também a necessidade de um monitor para as disciplinas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANTONIO QUINTILIANO NETO | 4 | 11/06/2018 | 21/06/2018 |
BERNARD REHERMANN LOUREIRO DA SILVA | 4 | 11/06/2018 | 21/06/2018 |
DAVI ISAC DA SILVA SANTANA | 4 | 21/06/2018 | 21/06/2018 |
EDUARDO DOS SANTOS COSTA | 4 | 09/04/2018 | 31/12/2018 |
EDUARDO MONTAGNA DA SILVEIRA | 2 | 09/04/2018 | 31/12/2018 |
EVERTON TERCIOTE | 4 | 21/06/2018 | 21/06/2018 |
FABIANO GUSTAVO HENDGES | 4 | 21/06/2018 | 21/06/2018 |
GABRIEL FARO DEZORDI | 4 | 11/06/2018 | 11/06/2018 |
GABRIEL GARCIA CALDEIRA | 4 | 11/06/2018 | 11/06/2018 |
GUSTAVO FLEURY FINA MUSTAFÉ | 4 | 11/06/2018 | 21/06/2018 |
JONAS SILVA DE ALMEIDA | 4 | 21/06/2018 | 21/06/2018 |
JOÃO MARCOS NOLTE MARTINS | 4 | 11/06/2018 | 11/06/2018 |
LORENA BETANIA OLIVEIRA FONTES | 4 | 11/06/2018 | 11/06/2018 |
LUCAS BORBA DA SILVEIRA | 4 | 11/06/2018 | 11/06/2018 |
LUCAS FREITAS DE SOUZA | 4 | 21/06/2018 | 21/06/2018 |
LUIS FERNANDO HERING COELHO | 2 | 09/04/2018 | 31/12/2018 |
MARIANA DA COSTA RIBEIRO | 4 | 11/06/2018 | 11/06/2018 |
MATEUS MESSIAS | 4 | 11/06/2018 | 11/06/2018 |
PEDRO NEVES MORO | 4 | 11/06/2018 | 11/06/2018 |
RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO | 4 | 09/04/2018 | 31/12/2018 |
RAFAEL OKUDA TORELLO | 4 | 11/06/2018 | 21/06/2018 |
VINÍCIUS CARREIRO DOS SANTOS | 20 | 04/05/2018 | 31/12/2018 |
WAGNER DOS SANTOS SICCA | 4 | 11/06/2018 | 11/06/2018 |
WILLIAN SANTOS SANCHES | 4 | 11/06/2018 | 11/06/2018 |