Nome do Projeto
Monitoria em Radiologia Veterinária
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
30/04/2018 - 30/04/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Radiologia de Animais
Resumo
Estima-se que cerca de 80% dos alunos que se formarão em Medicina Veterinária irão trabalhar com Clínica Médica. A radiologia é uma importante forma de diagnóstico e acompanhamento das afeccções, é um campo amplo e cada vez mais requisitado. A disciplina obrigatória de Radiologia juntamente com as eletivas Prática de Diagnóstico por Imagem e Prática em Radiologia possuem juntas, em média 90 alunos por semestre. Essas disciplinas são fundamentais para a formação dos alunos, fornecem embasamento teórico-prático em todas as espécies animais. Portanto uma disciplina de suma importância na formação de Médico Veterinários.

Objetivo Geral

Fornecer mais canais de acesso ao conhecimento para os alunos de graduação a cerca dos métodos de imagem abordados pela disciplina obrigatória Radiologia e pelas disciplinas eletivas Prática de Diagnóstico por Imagem e Prática em Radiologia, todas disponíveis aos alunos de Medicina Veterinária na UFPEL.

Justificativa

Até o semestre de 2016/2 a carga horária das 3 disciplinas era dividida entre dois professores, Luiz Paiva Carapeto e Guilherme Albuquerque de Oliveira Cavalcanti, totalizando a carga horária de 18 horas semanais para cada. Porém, com a aposentadoria do Professor Carapeto, faz-se necessária a contratação de um monitor para auxiliar o professor Guilherme nas tarefas didáticas e facilitar aos alunos o entendimento da disciplina.

Metodologia

Por meio de encontros presenciais, com duração variável de acordo com a necessidade dos alunos, e em dias e horários a serem definidos de acordo com a procura e disponibilidade dos alunos matriculados na disciplina e do aluno monitor. A oportunidade de aprendizagem será oferecida também através das plataformas digitais Moodle/AVA e E-mail próprio da monitoria. Ambas as formas visam capacitar os alunos, fornecer um maior entendimento da disciplina e sanar dúvidas que os alunos venham a ter ao longo do semestre.

Resultados Esperados

-Melhorar o entendimento do aluno em relação aos tópicos abordados em Radiologia e Ultrassonografia Veterinária.
-Estimular e fornecer ferramentas variadas para a busca do conhecimento em Radiologia e Ultrassonografia Veterinária.
-Fornecer mais opções de horários e facilitar o acesso para a busca de conhecimento dos discentes.
-Diminuir a evasão e a reprovação dos discentes nas disciplinas citadas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDUARDA ALÉXIA NUNES LOUZADA DIAS CAVALCANTI430/04/201830/04/2019
GUILHERME ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA CAVALCANTI330/04/201830/04/2019
THAMES CAMARGO IGNÁCIO2030/04/201830/04/2019

Página gerada em 28/03/2024 20:17:37 (consulta levou 0.028650s)