Nome do Projeto
Desenvolvimento Humano e Motor
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
13/04/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
A disciplina contempla aulas teóricas e aulas práticas. Normalmente as turmas são numerosas visto que a disciplina é ministrada no início do curso, ou seja, primeiro semestre para o Bacharelado e segundo semestre para as Licenciaturas. A disciplina em questão antes da reforma curricular era ministrada em duas disciplinas separadas de 3 créditos cada, sendo 3 créditos para Desenvolvimento Humano e 3 créditos para Desenvolvimento Motor. No momento a disciplina tem 4 créditos semanais.

Objetivo Geral

Conhecer os modelos e as teorias para o Desenvolvimento Humano, assim como proporcionar ao acadêmico
oportunidades para adquirir uma visão abrangente e coerente do processo de Desenvolvimento Motor Humano, através
da análise das teorias e pesquisas da área.

Justificativa

Com turmas numerosas e a disciplina com conteúdo extenso é necessário a ajuda de um monitor para o bom
andamento das atividades propostas. O monitor poderá auxiliar na execução e planejamento das tarefas teóricas e
práticas propostas em aula. As aulas práticas são no ginásio o que dificulta a correção dos movimentos, das atividades
por ser um espaço amplo. Muitas das atividades são consideradas complexas pelos acadêmicos por desconhecerem
como realizá-las, sendo muito importante o auxílio de um monitor que já tenha efetuado a disciplina na orientação das
tarefas. Para o monitor atuar como docente sob orientação é importante na sua formação profissional, devido as
vivências experimentadas. E ainda, o monitor poderá auxiliar o docente na escolha de novas atividades, já que
compreende bem o interesse dos discentes por serem da mesma faixa etária.

Metodologia

Aulas teóricas expositivas, com utilização de recursos audiovisuais.
Aulas práticas com atividades pertinentes as diferentes fases do Ciclo Vital e das Habilidades Motoras Básicas.
Seminário temático.
Leitura de artigo científico sobre tema relativo a proposta da disciplina e posterior entrega de tarefa designada pelo
professor.

Resultados Esperados

É esperado que:
1. a busca por literatura específica da área nas bases de dados científicas instiguem o acadêmico a procura de outros
temas da área da Educação Física. O Monitor poderá auxiliar os acadêmicos na procura de artigos nas bases de
dados;
2. o acadêmico tenha suporte teórico para posterior embasamento na sua atuação junto aos futuros alunos. O monitor
poderá auxiliar na elaboração das aulas com slides pertinentes aos temas propostos na disciplina;
3. ao ministrar atividades teóricas e práticas junto aos colegas de aula, o acadêmico tenha vivências de como atuar
como professor. O Monitor poderá ajudar os acadêmicos na busca de material, assim como, na elaboração das aulas
teóricas e práticas.

Indicadores, Metas e Resultados

Nota 1: o trabalho de busca de artigos científicos da área da Educação Física, Educação, Psicologia, já é uma revisão
dos temas estudados em aula e a aproximação dos acadêmicos junto as bases de dados é muito importante para esta
e outras disciplinas.
Nota 3: A busca de fundamentação teórica das Habilidades Motoras Básicas em livros disponibilizados na biblioteca da
ESEF e o planejamento das atividades práticas podendo utilizar recursos em livros, revistas pode ser muito enriquecedor
aos acadêmicos. Além disso, a vivência de ministrar uma aula teórica e prática mesmo que com seus colegas de aula,
aproxima o acadêmico da sua futura atuação como professor.
A aprovação é condicionada à FREQUÊNCIA do aluno na disciplina.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA SCHULER CAVALLI813/04/201831/12/2018
Millen Gabrielle da Silva Reis2002/05/201831/12/2018

Página gerada em 27/02/2024 11:27:35 (consulta levou 1.223886s)