Nome do Projeto
Ensino e Aprendizagem em Genética e Melhoramento Animal
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
23/04/2018 - 22/04/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Resumo
A Genética e o Melhoramento Animal são áreas de importante atuação de Zootecnistas e Médicos Veterinários. De modo geral, a genética é a base do estabelecimento de programas de melhoramento visando ganhos na produção animal, seja em termos de quantidade, bem como em qualidade. Entretanto, essas áreas são muitas vezes de difícil compreensão por parte de muitos discentes, pois envolvem conceitos complexos e modelos estatísticos, sendo necessárias práticas que auxiliem no entendimento. Dessa forma, o presente projeto foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar aos alunos atividades extra-sala de aula, reforçando e complementando os assuntos ministrados em aula, como o desenvolvimento de listas de exercícios e aulas práticas. Para o monitor, a execução do projeto proporcionará a experiência de iniciação ao ensino (docência) através do acompanhamento das atividades de ensino-aprendizagem nas disciplinas de Genética e Melhoramento Animal ofertadas pelo Departamento de Zootecnia, o que resulta em uma visão de multidisciplinaridade.

Objetivo Geral

Promover aos alunos dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária atividades extra-classe de assuntos teóricos e práticos de disciplinas de Genética e Melhoramento Animal, com o objetivo de proporcionar um diferencial acadêmico aos alunos envolvidos, melhorando a qualidade institucional através da redução dos índices de reprovação e evasão nesses cursos.

Justificativa

Os supreendentes avanços em Genética e Melhoramento Animal tornaram possível sua utilização direta na produção animal, sendo atualmente áreas de interesse e atuação de Zootecnistas e Médicos Veterinários. Entretanto, o aprendizado nessas áreas muitas vezes é reduzido devido a dificuldades, por parte dos discentes, em relacionar seus conhecimentos prévios e os novos conteúdos que lhes são apresentados como objeto de aprendizagem. Além disso, muitas vezes os docentes de instituições de ensino superior planejam suas aulas e conteúdos sem considerar os assuntos ministrados em outras disciplinas associadas à área. De modo geral, as atividades de ensino relacionadas ao presente projeto vêm sendo realizadas através das atividades em sala de aula, englobando teoria, algumas aulas práticas e listas de exercícios, com pouca interação dos conteúdos nas disciplinas ministradas. Considerando-se este fato, teve-se a ideia de formar um grupo de docentes com uma proposta de multidisciplinaridade em algumas disciplinas ofertadas pelo Departamento de Zootecnia. A multidisciplinaridade permite a justaposição de disciplinas diversas, às vezes sem relação aparente entre elas, ou seja, é o estudo de um objeto sob diversos ângulos, mas sem pressupor um acordo, um rompimento de fronteiras entre as disciplinas (Morin, 2000). Dessa forma, podem ser formados profissionais mais dinâmicos, de alta qualidade, versátil e com capacidade de enfrentar os problemas da realidade, de forma crítica e criativa (Pereira e Nascimento, 2016). O aluno selecionado para participar do projeto atuará como monitor em mais de uma disciplina ao mesmo tempo, o que resultará em aprendizado mais amplo e prático do conteúdo abordado aos demais discentes envolvidos. Cabe destacar que os índices de reprovação e evasão nas disciplinas de Genética e Melhoramento Animal ofertadas pelo Departamento de Zootecnia aos cursos de graduação em Zootecnia e Medicina Veterinária podem ser reduzidos com o auxílio de monitoria.

Metodologia

- O aluno monitor selecionado receberá treinamento e material didático pelos docentes envolvidos nas disciplinas obrigatórias de Genética Aplicada a Produção Animal, Melhoramento Animal e Melhoramento Genético Aplicado I, ofertadas aos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária da UFPel;
- O aluno selecionado atuará nas atividades de monitoria em todas as disciplinas envolvidas no projeto;
- O aluno desenvolverá material didático para ser utilizado em aula, como apostilas com teoria e prática, vídeos, apresentações, entre outros recursos;
- Os aluno auxiliará nas atividades didáticas, especialmente no auxílio do planejamento das aulas e nas etapas do processo de ensino/aprendizagem, inclusive nas avaliações;
- Além das atividades de ensino, o aluno participará de reuniões em com os docentes e demais discentes, em que serão discutidos artigos na área de Genética e Melhoramento Animal, além de apresentar seminários e relatórios das atividades desenvolvidas.
- O aluno participará de atividades acadêmicas em eventos de divulgação e socialização de ensino, tais como seminários, mostras universitárias e outros da mesma natureza.

Resultados Esperados

Com a execução deste projeto, espera-se:
- Melhorar o entendimentos dos discentes nos assuntos abordados em disciplinas de Genética e Melhoramento Animal;
- Reduzir os índices de reprovações nas disciplinas envolvidas neste projeto, retenção e/ou evasão acadêmica dos cursos envolvidos;
- Proporcionar aos alunos uma visão multidisciplinar na área de Genética e Melhoramento Animal;
- Promover interação entre alunos de diferentes semestres e cursos em uma área em comum de atuação profissional;
- Formar profissionais/egressos dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária competentes e responsáveis, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento de suas áreas de atuação e para o aperfeiçoamento da qualidade de vida da sociedade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANELISE MARIA HAMMES PIMENTEL223/04/201822/04/2019
ARIONE AUGUSTI BOLIGON423/04/201822/04/2019
DANIEL DUARTE DA SILVEIRA123/04/201822/04/2019
DEBORA CRISTINA NICHELLE LOPES223/04/201822/04/2019
EDUARDO GONCALVES XAVIER223/04/201822/04/2019
FABIO RICARDO PABLOS DE SOUZA223/04/201822/04/2019
FABRÍCIO EINHARDT RIEMER2002/05/201831/12/2018
ISABELLA ALMEIDA FERREIRA123/04/201822/04/2019
JULIANA SALIES SOUZA123/04/201822/04/2019
KADINE BARROS VIEIRA423/04/201813/08/2018

Página gerada em 20/04/2024 10:37:45 (consulta levou 0.226617s)