Nome do Projeto
Monitoria aos Componentes Curriculares de Química Geral e Química Analítica da UFPel
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
30/04/2018 - 30/04/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Química
Resumo
Em coerência com as políticas públicas nacionais (BRASIL, 2002, 2012) e o PPCLQ (PPCLQ/UFPEL, 2013), as monitorias podem propiciar ricos espaços de interação, ensino, e aprendizagem, na qualificação profissional (FARIA, 2003), mediante processos de (re)elaboração de conhecimentos específicos (VIGOTSKI, 2001; MALDANER, 2003). Desta forma, compreende-se que as bolsas de monitoria de Programa de Bolsas Acadêmicas potencializam a qualidade de atividades de ensino e contribuem para a formação acadêmica-profissional dos discentes atuantes nas atividades didático-pedagógicas e aos discentes contemplados pelas monitorias (UFPEL, 2014a, 2015a, 2015b). Neste contexto, este projeto objetiva contemplar atividades de monitoria relacionadas aos componentes curriculares de “química geral e química analítica” do centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA), bem como os cursos que possuem esses componentes curriculares na grade curricular, a exemplo das engenharias da UFPel (civil, hídrica, eletrônica, agrícola e madeireira).

Objetivo Geral

Proporcionar melhor desempenho aos processos de ensino e da aprendizagem de conhecimentos químicos básicos envolvidos em componentes curriculares de Química Geral e Química Analítica do CCQFA.

Justificativa

O programa de bolsas acadêmicas viabiliza a realização de ações que visam contribuir para a consolidação de espaços para formação dos discentes (tanto dos monitores quanto dos graduandos), em atividades individuais ou coletivas, buscando fortalecer o processo de ensino e de aprendizagem, contribuir com a formação acadêmico-profissional dos estudantes, e ainda melhorar as condições de estudo e de permanência dos graduandos da UFPEl (UFPEL2008, UFPEL2014a, 2015a, 2015b).
Historicamente, o componente curricular de “Química Geral” possui um número considerável de reprovação e evasão, pois os estudantes possuem dificuldades em raciocínio lógico, cálculos matemáticos e conceitos básicos da Química. Essas dificuldades prejudicam um bom desempenho acadêmico e, algumas vezes, pode gerar a evasão de Cursos de graduação ou a retenção na disciplina que, em muitos cursos, é pré-requisito para outros componentes curriculares. Além disso, o componente curricular de química analítica para os cursos de engenharias abrange a analítica clássica e instrumental, em uma única disciplina, dificultando ao docente trabalhar a fixação dos conteúdos por meio de resolução de listas de exercícios.
Nesse sentido, os monitores de Química Geral e Química Analítica estarão envolvidos em atividades de apoio ao professor e estudantes, com auxílio em dúvidas, explicações, exercícios e propiciando um espaço para um melhor desempenho dos graduandos que cursam o componente curricular.

Metodologia

Este projeto será desenvolvido mediante solicitação de bolsistas, conforme orientações dos editais da UFPel.
As bolsas de monitoria serão distribuídas para o coordenador do projeto e os professores colaboradores, de acordo com o número de bolsas cedidas e a demanda dos professores de “Química Geral” e “Química Analítica”(cursos de engenharias). Os bolsistas serão selecionados e cada professor-orientador terá autonomia para solicitar atividades especifícas que estejam em coerência com este projeto de ensino e o componente curricular que ministram, tais como: atividades de auxílio em dúvidas e explicações, auxílio na resolução de listas de exercícios, trabalhos experimentais vinculados ao processo de ensino-aprendizagem, preparo de recursos ou materiais didáticos; atividades de extensão e pesquisa relacionadas ao objeto da monitoria, e outros. As atividades serão monitoradas e orientadas pelo(a) professor/a-orientador(a).
Ao final do projeto será solicitado do bolsista um relatório, no qual deve constar as atividades desenvolvidas durante o período da bolsa.

Resultados Esperados

Os monitores desenvolverão ações visando contribuir com o ensino e a aprendizagem de conceitos vinculados ao componente curricular de Química Geral e Química Analítica, com o auxílio em dúvidas e resolução de exercícios, além de oportunizar um espaço para melhor desempemho dos graduandos que cursam esses componentes curriculares.
As ações dos monitores também potencializam o ensino ministrado pelos professores, possibilitando uma interação formativa que contribui na consolidação de conceitos básicos de química aos monitores, a assumir responsabilidades, e a um exercício profissional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA CASTRO PINHEIRO230/04/201830/04/2019
ADRIANE MEDEIROS NUNES130/04/201830/04/2019
ANDRE FRANCISCO PIVATO BIAJOLI130/04/201830/04/2019
ANGÉLICA DE AVILA MARTINS2001/08/201831/12/2018
ROBSON DA SILVA OLIBONI130/04/201830/04/2019
TAMARA DOS SANTOS MACHADO2002/05/201831/07/2018

Página gerada em 29/03/2024 02:58:03 (consulta levou 0.175371s)