Nome do Projeto
Apoio ao processo de ensino-aprendizagem das disciplinas de Microbiologia da área de Alimentos
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
16/04/2018 - 15/04/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Microbiologia de Alimentos
Resumo
A Universidade tem como propósito gerar conhecimento, pensamento crítico, organizar e articular os saberes, formar cidadãos, profissionais e lideranças intelectuais. No papel de formar pessoas capazes de atender às questões de um mundo laboral e desenvolver as competências do indivíduo, tem como princípio a construção do conhecimento baseado na sua trajetória individual e também dos projetos pedagógicos, os quais devem ser dinâmicos e contextualizados com as demandas sociais. O ensino, de uma forma geral, tende a homogeneização discente, o que muitas vezes significa não atingir a todos os alunos. Estudantes com estilo dessemelhante ao da aula acabam sendo excluídos do processo educativo. Isso representa, muitas vezes, reprovações e abandono de curso, cuja maior justificativa por parte dos alunos é a insatisfação com o curso escolhido. Os cursos da área de alimentos do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA) a saber Bacharelado em Química de Alimentos e Tecnologia em Alimentos tem em sua grade curricular disciplinas de Microbiologia e/ou relacionadas a esta área do saber, onde são transmitidos conhecimentos sobre micro-organismos, sua presença em alimentos e os diferentes métodos de análise microbiológica de alimentos.

Objetivo Geral

Incentivar as habilidades no processo de ensino-aprendizagem do discente nas disciplinas de Microbiologia da área de alimentos, visando a construção do conhecimento através da execução de atividades educativas que contribuam para a sua formação e para a construção do conhecimento dos demais.

Justificativa

O apoio às atividades de ensino das disciplinas de microbiologia da área de alimentos do CCQFA justifica-se pela demanda expressiva de atividades destas disciplinas, principalmente em relação as aulas práticas. O monitor, considerando que são disciplinas de caráter comum e fundamentadas em microbiologia, é capaz de atender a mais de uma disciplina, a saber Microbiologia de Alimentos, Microbiologia Aplicada a Alimentos, Análise Microbiológica de Alimentos e Higiene e Segurança de Alimentos. Além destas, poderá atender todas aquelas que realizam alguma atividade no Laboratório de Microbiologia de Alimentos, tais como Desenvolvimento de Novos Produtos, Tecnologia de Bebidas entre outras, ficando evidente o abrangente número de alunos a serem atendidos.
Convém salientar que, a figura do monitor, permite ter um horário maior de atendimento aos discentes, auxiliando no esclarecimento de dúvidas, maior contato com as atividades práticas, além de melhorar os serviços de rotina do laboratório, auxiliando o laboratorista (servidor técnico). Além disso, os alunos identificam possibilidades de atuação e envolvimento dentro dos cursos, que somado a remuneração constituem ações afirmativas para a permanência dos alunos no curso.
Neste sentido, o presente projeto visa a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, onde a figura do monitor através de intervenção direta e auxilio no desenvolvimento das atividades práticas, esclarecimento de dúvidas e apoio/fortalecimento do vínculo teoria-prática será capaz de minimizar e/ou combater a reprovação, bem como a retenção e evasão nos cursos de graduação de Bacharelado em Química de Alimentos e Tecnologia de Alimentos do CCQFA, UFPEL.

Metodologia

O projeto será desenvolvido através de treinamento inicial do Monitor, com o intuito de revisar, reavaliar e reforçar os conhecimentos adquiridos previamente, visto que já deve ter cursado uma das disciplinas objeto da Monitoria, neste caso, Microbiologia de Alimentos (390040), Microbiologia aplicada a Alimentos (390153) ou Análise microbiológica de alimentos (390111).
Após o mesmo cumprirá 20h semanais no Laboratório onde irá:
- acompanhar as aulas praticas,
- auxiliar os alunos na execução das tarefas/atividades praticas propostas;
- preparar os meios de cultura e demais materiais para as aulas;
- ajudar o Laboratorista nas atividades de rotina;
- atender aos objetivos e tarefas propostas anteriormente.

Resultados Esperados

Espera-se que ao final deste período o aluno-monitor tenha adquirido experiência na área de Microbiologia de Alimentos, sendo capaz de realizar com autonomia as atividades rotineiras do Laboratório e esteja totalmente inserido nas atividades de docência.
As ações do Monitor propiciarão maior permanência dos discentes nos Cursos de Bacharelado em Química de Alimentos e Superior em Tecnologia de Alimentos, bem como maior índice de aprovação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FABÍOLA INSAURRIAGA AQUINO2004/05/201831/12/2018
LAURA BORBA VILANOVA CASTELO116/04/201815/04/2019
MARCEL FERREIRA FISS2016/04/201831/12/2018
MIRIAN RIBEIRO GALVAO MACHADO216/04/201815/04/2019

Página gerada em 24/04/2024 03:29:21 (consulta levou 0.085546s)