Nome do Projeto
Monitoria ao Laboratório de Informática e aos componentes curriculares de Físico-Química da UFPel
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
30/04/2018 - 30/04/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Química
Resumo
As Bolsas de Iniciação ao Ensino – modalidade Monitoria, do Programa de Bolsas Acadêmicas (PBA), “destinam-se eminentemente à formação acadêmica dos/as discentes regularmente matriculados/as em cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), visando à melhoria da qualidade da(s) atividade(s) de ensino e a inserção discente no exercício da docência, contribuindo para sua formação acadêmico-profissional” (UFPEL, 2014a). Nesse sentido, este projeto busca contemplar atividades de monitoria relacionadas aos componentes curriculares de “Físico-Química” do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos – CCQFA, que abrange diferentes cursos de graduação, e ao Laboratório de Informática da Graduação (LIG) do CCQFA, o que inclui ações vinculadas ao componente curricular de “Informática em Educação Química” do Curso de Licenciatura em Química da UFPel e à realização de oficinas em informática de interesse a alunos dos cursos do CCQFA. Segundo Faria (2003), a monitoria pode ser entendida como um espaço de cooperação entre os alunos empenhados em construir o conhecimento em colaboração; afinal, estudantes podem fazer perguntas que muitas vezes não são realizadas nas aulas. As monitorias permitem a interação entre os discentes, com oportunidades para consolidar conhecimentos em estudo durante o processo de aprendizagem que, sabe-se, não é instantâneo ao ensino realizado em sala de aula (VIGOTSKI, 2001; MORTIMER; 2006; SANGIOGO, 2014).

Objetivo Geral

- Manter e consolidar o Laboratório de Informática da Graduação (LIG) do CCQFA como espaço pedagógico, contribuindo com a qualidade da formação dos graduandos;
- Proporcionar melhorias aos processos de ensino e de aprendizagem de conhecimentos químicos básicos envolvidos em componentes curriculares de Físico-Química do CCQFA.

Justificativa

As atividades propostas visam contribuir com a formação dos discentes em atividades individuais ou em grupo, com o intuito de fortalecer o processo de ensino e de aprendizagem e a melhoria das condições de estudo e de permanência dos graduandos dos diferentes cursos da UFPel. (UFPEL, 2008; UFPEL, 2014a; UFPEL, 2014b). O componente curricular de “Físico-Química” possui um número considerável de reprovação e evasão, pois estudantes possuem dificuldades em conceitos básicos de Matemática e Física, o que prejudica um bom desempenho acadêmico e pode gerar a evasão de cursos de graduação ou a retenção na disciplina que é pré-requisito para outros componentes curriculares. Nesse sentido, os monitores de Físico-Química se envolverão em atividades de apoio ao professor e estudantes, com auxílio em dúvidas, explicações, exercícios e propiciando um espaço para um melhor desempenho dos graduandos que cursam o componente curricular. Assim, na execução do projeto, há contribuição para cursos de Química vinculados ao CCQFA, bem como aos cursos que têm o componente Curricular de ‘Físico-Química’ na grade curricular, a exemplo os Cursos de Engenharia Química e Farmácia da UFPel.
Outro contexto de atuação deste projeto é o Laboratório de Informática da Graduação (LIG) do CCQFA (no Campus Capão do Leão) que é um espaço destinado para os raduandos desenvolver trabalhos, pesquisas e estudos. Nos últimos anos, o LIG/CCQFA está vinculado ao componente curricular de Informática em Educação Química, que é realizado no LIG (com oferta regular ao Curso de Licenciatura em Química da UFPel). Os bolsistas de monitoria auxiliam na instalação de programas, no atendimento e orientação sobre recursos de informática aos usuários do LIG e o professor do referido componente curricular. As monitorias no LIG atendem, em especial, os Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química, Química Industrial, Química Forense, Farmácia e Química de Alimentos, ainda que outros cursos também
usufruam desse espaço.

Metodologia

Haverá a solicitação de bolsistas, conforme orientações dos editais da UFPel. As bolsas de monitoria serão distribuídas ao coordenador do projeto e aos professores colaboradores, conforme o número de bolsas cedidas e a demanda dos professores dos componentes curriculares relacionados à Físico-Química e às necessidades do LIG/CCQFA, como por exemplo atividades do componente curricular de Informática em Educação Química e oficinas de aprendizagem em softwares de interesse para os discentes vinculados a cursos do CCQFA.
Haverá a seleção dos bolsistas e cada professor-orientador terá autonomia para solicitar atividades específicas de acordo com este Projeto de Ensino e ao componente curricular que ministram, tais como atividades no LIG/CCQFA, atividades de auxílio em dúvidas e explicações, estudo em grupos, auxílio na resolução de listas de exercícios, trabalhos experimentais vinculados ao processo de ensino-aprendizagem, preparo de recursos ou materiais didáticos, entre outros. As atividades serão monitoradas e orientadas pelo(a) professor/a-orientador/a.
Ao final do projeto cada bolsista irá elaborar um relatório das atividades desenvolvidas durante o período da bolsa.

Resultados Esperados

Os monitores desenvolverão ações para contribuir com o ensino e a aprendizagem de conhecimentos vinculados aos componentes curriculares das áreas básicas e profissionais dos cursos de Química, com auxílio aos professores dos componentes curriculares de Físico-Química e propiciando espaços para uma melhor formação dos graduandos.
As ações dos monitores irão potencializar o ensino ministrado pelos professores, possibilitando uma interação formativa que contribui na consolidação de conceitos básicos de química aos monitores. Os monitores também assumirão responsabilidades e terão um exercício profissional.
Os monitores auxiliarão na manutenção e nas atividades do Laboratório de Informática da Graduação e ao atendimento aos alunos dos cursos de graduação que utilizam o LIG para trabalhos acadêmicos, bem como auxiliar no componente curricular de Informática em Educação Química.
Com base nos registros do Projeto "Monitoria ao Laboratório de Informática e aos componentes curriculares de Química Geral da UFPel" (422015), espera-se que mais de 600 alunos sejam contemplados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA CASTRO PINHEIRO130/04/201830/04/2019
ANDRE FRANCISCO PIVATO BIAJOLI130/04/201830/04/2019
ANDRE RICARDO FAJARDO130/04/201830/04/2019
DANIELA BIANCHINI130/04/201830/04/2019
FABIO ANDRE SANGIOGO130/04/201830/04/2019
FERNANDA ISQUIERDO BATISTA2004/05/201831/12/2018
GRACELIE APARECIDA SERPA SCHULZ130/04/201830/04/2019
JOAO PEDRO DA SILVA BARBOSA130/04/201830/04/2019
ROBSON DA SILVA OLIBONI230/04/201830/04/2019
TAVANE DA SILVA RODRIGUES2004/05/201831/12/2018

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