Nome do Projeto
Grupo de Estudo do CENG: Projeto Exatas Diversidades Afro Indígena Brasileiras
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
16/04/2018 - 10/04/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia de Produção
Resumo
O Grupo de Estudo do CENG: Projeto Exatas Diversidades Afro Indígena Brasileiras (Grupo de Estudo ProEDAI) parte da integração de professores, técnicos administrativos e estudantes que entendem da necessidade de apoiar, monitorar e auxiliar na formação dos alunos do Centro de Engenharias oriundos das políticas de cotas raciais das modalidades L2, L6, L10 e L14, assim como, qualquer outro aluno que se sentir acolhido pelo grupo.
Objetivo Geral
O objetivo do Projeto de ensino Grupo de Estudo ProEDAI, tem como foco principal a integração dos alunos cotistas da modalidade L2, L6, L10 e L14. Assim como incentivar e orientar os mesmo para que usufrua de todos os recursos disponíveis na UFPEL e que norteiam sua permanência na instituição até a conclusão do curso.
Justificativa
O impacto de um estudante, oriundos das cotas racias, principalmente os da modalidade L2 e L10, quando entra na universidade é muito grande, pois se deparam com uma estrutura institucional, na maioria das vezes, bem diferente da sua escola de ensino médio. Além disso, enfrenta problemas diversos inerentes a vida acadêmica e principalmente em cursos de engenharia.
A permanência destes estudantes na UFPel até a conclusão do curso é uma das grandes preocupações desta política de ações afirmativas, que estão focadas no acesso ao ensino superior público. Desta forma, este grupo de estudo tem o intuito de aumentar a taxa de permanência dos estudantes cotistas da modalidade L2, L6, L10 e L14.
Além disso, com os cortes nos recursos da educação para os próximos anos é fundamental que os atuais alunos atualmente cotistas estejam conscientes da importância dessas política de cotas para toda a sociedade brasileira. Para isso o Grupo de Estudo ProEDAI tem como meta conscientizar toda a comunidade acadêmica e principalmente os alunos cotistas da modalidade L2, L6, L10 e L14 do papel desta política pública perante a sociedade.
A permanência destes estudantes na UFPel até a conclusão do curso é uma das grandes preocupações desta política de ações afirmativas, que estão focadas no acesso ao ensino superior público. Desta forma, este grupo de estudo tem o intuito de aumentar a taxa de permanência dos estudantes cotistas da modalidade L2, L6, L10 e L14.
Além disso, com os cortes nos recursos da educação para os próximos anos é fundamental que os atuais alunos atualmente cotistas estejam conscientes da importância dessas política de cotas para toda a sociedade brasileira. Para isso o Grupo de Estudo ProEDAI tem como meta conscientizar toda a comunidade acadêmica e principalmente os alunos cotistas da modalidade L2, L6, L10 e L14 do papel desta política pública perante a sociedade.
Metodologia
A metodologia proposta para o desenvolvimento do projeto será baseada na organização de eventos e atividades pedagógicas, tais como, encontros de estudo, oficinas temáticas, palestras, aulas temáticas, visitas técnicas, e desenvolvimento de planos de ação para atendimento de editais. A seguir apresenta-se a metodologia específica para cada ação:
Encontro de Estudos – Serão encontros de estudos direcionados e específicos para atendimento de demanda definida pelo grupo de estudantes atendidos pelo projeto. A tutoria destes estudos ficará a cargo de professores ou técnicos administrativos específicos da área.
Oficinas Temáticas – Serão encontros para atividades de troca de ideias, experiências e debates em torno das políticas públicas de ações afirmativas e temáticas culturais. A coordenação das oficinas deverão ser de responsabilidade de profissionais gabaritados na área e auxiliados por alunos do projeto.
Palestras – Encontro de estudantes para assistir apresentação de determinado tema específico das áreas de Engenharia ou de Políticas Afirmativas, abordado por um especialista da área.
Aulas Temáticas – Aulas para a abordagem de temas específicos de acordo com a demanda dos alunos cotistas da modalidade L2 e L4. As aula deverão ser ministradas por professores convidados da UFPEL que atuam no tema proposto.
Visitas Técnicas – Atividade de reconhecimento das empresas e instituições da região que atuam na área das engenharias.
Planos de Ação para atendimento de Editais - Encontro de capacitação , para estudantes atendidos pelo projeto, com o intuito de auxiliar na avaliação e atendimento de editais de seleção de bolsas, projetos, eventos , etc.
Encontro de Estudos – Serão encontros de estudos direcionados e específicos para atendimento de demanda definida pelo grupo de estudantes atendidos pelo projeto. A tutoria destes estudos ficará a cargo de professores ou técnicos administrativos específicos da área.
Oficinas Temáticas – Serão encontros para atividades de troca de ideias, experiências e debates em torno das políticas públicas de ações afirmativas e temáticas culturais. A coordenação das oficinas deverão ser de responsabilidade de profissionais gabaritados na área e auxiliados por alunos do projeto.
Palestras – Encontro de estudantes para assistir apresentação de determinado tema específico das áreas de Engenharia ou de Políticas Afirmativas, abordado por um especialista da área.
Aulas Temáticas – Aulas para a abordagem de temas específicos de acordo com a demanda dos alunos cotistas da modalidade L2 e L4. As aula deverão ser ministradas por professores convidados da UFPEL que atuam no tema proposto.
Visitas Técnicas – Atividade de reconhecimento das empresas e instituições da região que atuam na área das engenharias.
Planos de Ação para atendimento de Editais - Encontro de capacitação , para estudantes atendidos pelo projeto, com o intuito de auxiliar na avaliação e atendimento de editais de seleção de bolsas, projetos, eventos , etc.
Resultados Esperados
Atender e Integrar o máximo de Alunos cotistas da modalidade L2 e L4 matriculados no centro de engenharias.
Auxiliar na diminuição da evasão e aumentar o percentual de formandos de alunos cotistas da modalidade L2 e L4 do CENG.
Aumentar a participação de Alunos cotistas da modalidade L2 e L4 em projetos de pesquisa e extensão.
Auxiliar na diminuição da evasão e aumentar o percentual de formandos de alunos cotistas da modalidade L2 e L4 do CENG.
Aumentar a participação de Alunos cotistas da modalidade L2 e L4 em projetos de pesquisa e extensão.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA DE SOUZA GOMES | 2 | 16/04/2018 | 10/04/2020 |
CARLOS VINÍCIUS MARCONDES DIJAN DOMENICO | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
GILSON SIMOES PORCIUNCULA | 2 | 16/04/2018 | 10/04/2020 |
MARA BEATRIZ NUNES GOMES | 2 | 16/04/2018 | 10/04/2020 |
RÔMULO FÉLIX NUNES | 2 | 16/04/2018 | 10/04/2020 |
SCHAIANE CUIMBRA DIAS | 2 | 16/04/2018 | 10/04/2020 |
TAIANE CAROLINE CANDIDO | 20 | 04/05/2018 | 31/12/2018 |
ÉVERTON LUÍS BRUM DE FREITAS | 20 | 04/05/2018 | 31/12/2018 |