Nome do Projeto
Projeto de apoio ao aprendizado de matemática e estatística 2018
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
26/04/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Resumo
Atualmente o Departamento de Matemática e Estatística (DME) do Instituto de Física e Matemática atende as
necessidades das áreas de Matemática e Estatísitica de uma grande quantidade de cursos, turmas e alunos a cada
semestre. Por exemplo, em 2018/01 deverão ser atendidos aproximadamente 30 cursos presenciais de graduação da UFPel, com 41 turmas e 2500 matrículas previstas. Baseado nas dificuldades dos alunos em disciplinas de Matemática e Estatística e
seu baixo desempenho nelas, comprovada historicamente pela experiência do corpo docente do DME, tornam-se
necessários mecanismos de reforço pedagógico e auxílio ao prendizado dos alunos. Com efeito, projetos desta
natureza, como por exemplo, Tópicos em Matemática Elementar do DME (hoje GAMA), atuante desde 2010, têm efetivamente
contribuído para a melhoria do aprendizado e a consequente redução do índice de reprovação e evasão. Contudo, uma série de disciplinas não são atendidas pelo referido projeto, tais como: Geometria Plana e Espacial, Introdução à Lógica, Geometria Analítica, Cálculo 2, Cálculo II, Cálculo 3, Cálculo III, Equações Diferenciais Ordinais. Estatística Básica, Estatística Descritiva e Bioestatística.
Objetivo Geral
Contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem nas disciplinas de matemática e estatística atendidas pelo DME.
Justificativa
Com o advento da expansão da Universidade brasileira pelo REUNI, as dificuldades de aprendizado dos alunos,
herdadas do Ensino Básico, foram agravadas significativamente devido ao excesso de alunos nas turmas. Tal situação
dificulta e reduz o tempo do atendimento personalizado que o professor pode dedicar ao aluno com problemas de
aprendizado. Este projeto justifica-se pela necessidade de maior suporte para os discentes em atividades extra-classe,
tais como solução de listas de exercícios e para o esclarecimento de dúvidas, principalmente em disciplinas não
atendidas por outros projetos da mesma natureza em andamento. Bem como, propicia aos alunos participantes do projeto o
estudo de tópicos avançados.
herdadas do Ensino Básico, foram agravadas significativamente devido ao excesso de alunos nas turmas. Tal situação
dificulta e reduz o tempo do atendimento personalizado que o professor pode dedicar ao aluno com problemas de
aprendizado. Este projeto justifica-se pela necessidade de maior suporte para os discentes em atividades extra-classe,
tais como solução de listas de exercícios e para o esclarecimento de dúvidas, principalmente em disciplinas não
atendidas por outros projetos da mesma natureza em andamento. Bem como, propicia aos alunos participantes do projeto o
estudo de tópicos avançados.
Metodologia
O projeto desenvolverá duas ações:
- Oferecimento de monitorias por parte dos bolsistas de graduação que atuarão no Projeto, conforme a lista abaixo.
Estatística Básica, Bioestatística, Estatística Descritiva, Estatística Experimental: 4 monitores
Geometria plana e Geometria Espacial: 2 monitores
Geometria Analítica , Álgebra Linear : 2 monitores
Equações Diferenciais Ordinárias: 1 monitor
Introdução à Lógica: 2 monitores
Cálculos 2, II, 3 e III: 3 monitores
Total de bolsistas: 14
- Proporcionar aos monitores do Projeto, uma possibilidade de aprofundar seus conhecimentos matemáticos e
estatísticos.
- Oferecimento de monitorias por parte dos bolsistas de graduação que atuarão no Projeto, conforme a lista abaixo.
Estatística Básica, Bioestatística, Estatística Descritiva, Estatística Experimental: 4 monitores
Geometria plana e Geometria Espacial: 2 monitores
Geometria Analítica , Álgebra Linear : 2 monitores
Equações Diferenciais Ordinárias: 1 monitor
Introdução à Lógica: 2 monitores
Cálculos 2, II, 3 e III: 3 monitores
Total de bolsistas: 14
- Proporcionar aos monitores do Projeto, uma possibilidade de aprofundar seus conhecimentos matemáticos e
estatísticos.
Resultados Esperados
- Melhoria da qualidade do ensino de graduação nas disciplinas do DME.
- Redução do índice de reprovação e evasão nas disciplinas do DME.
- Capacitação dos alunos que atuarão como monitores para o mundo do trabalho.
- Redução do índice de reprovação e evasão nas disciplinas do DME.
- Capacitação dos alunos que atuarão como monitores para o mundo do trabalho.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA CAROLINA BARBOZA DE OLIVEIRA | 20 | 04/05/2018 | 31/12/2018 |
ANDREA MORGADO | 2 | 26/04/2018 | 31/12/2018 |
BRUNA BATISTA KAPPES | 20 | 04/05/2018 | 31/07/2018 |
EDUARDO DE SÁ BUENO NÓBREGA | 20 | 30/08/2018 | 31/12/2018 |
ELISIA RODRIGUES CORREA | 2 | 26/04/2018 | 31/12/2018 |
FABIO SILVA DO NASCIMENTO | 20 | 04/05/2018 | 31/12/2018 |
FERNANDO FERNANDES RIBEIRO | 20 | 04/05/2018 | 31/12/2018 |
GIOVANNI DA SILVA NUNES | 2 | 26/04/2018 | 31/12/2018 |
GISELDA MARIA PEREIRA | 4 | 26/04/2018 | 31/12/2018 |
JANICE NERY | 2 | 26/04/2018 | 31/12/2018 |
JONATAN EDUARDO MÜNCHOW | 20 | 04/05/2018 | 31/12/2018 |
JORGE ANDRE SOUZA PEDROSO JUNIOR | 20 | 04/05/2018 | 31/12/2018 |
LISANDRA DE OLIVEIRA SAUER | 2 | 26/04/2018 | 31/12/2018 |
LUÃ BORGES IEPSEN | 20 | 04/05/2018 | 31/12/2018 |
MANUELA PEREIRA SOARES | 20 | 04/05/2018 | 29/11/2018 |
NATÁLIA BARROS SCHAUN | 20 | 04/05/2018 | 31/12/2018 |
NEIDE PIZZOLATO ANGELO | 2 | 26/04/2018 | 31/12/2018 |
PATRICIA DA CONCEICAO FANTINEL | 2 | 26/04/2018 | 31/12/2018 |
SERGIO LUIZ CARDOSO DE OLIVEIRA | 2 | 26/04/2018 | 31/12/2018 |
VILIAM CARDOSO DA SILVEIRA | 20 | 30/08/2018 | 31/12/2018 |
VINICIUS TORRES MARQUES | 20 | 04/05/2018 | 31/07/2018 |
WILLIAM LEONARDO PEIXOTO PEREIRA | 12 | 12/06/2018 | 13/09/2018 |