Nome do Projeto
Monitoria da disciplina Estratigrafia - 0800012
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2018 - 30/04/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Resumo
O conceito de Estratigrafia na ciência geológica envolve a compreensão da sucessão original e da idade das rochas estratificadas. Embora o principal objeto de estudo seja a rocha sedimentar, a estratigrafia abrange os estudos de todas as rochas, sejam elas as ígneas e as metamórficas. Também engloba o entendimento de suas formas, distribuição, composiçao litológica, conteúdo paleontológico, propriedades geofísicas e geoquímicas, buscando inferir seus ambientes de origem e sua história geológica. Portanto, é uma disciplina que agrega todo o conhecimento de sedimentologia, petrologia ígnea, petrologia sedimentar e petrologia metamórfica, e tem como objetivo principal dar ao futuro profissional os subsídios teóricos básicos para a localização de jazidas minerais, como a água em aquíferos, os hidrocarbonetos, o carvão, o fosfato, o calcário, entre outros.

Objetivo Geral

O objetivo principal é permitir aos futuros profissinais a compreensão da evolução geológica de um conjunto de rochas em relação à sua posição no espaço, geometria, e tempo geológico de formação. Esse entendimento é adquirido a partir da execução de exercícios práticos e de leituras de livros e artigos técnico-científicos.
A monitoria visa ampliar as oportunidades daquela aprendizagem, colaborando com uma melhor qualificação na formação dos discentes.
Ao discente monitor é dada a oportunidade de exercitar os conhecimentos adquiridos até então, experimentar a prática da docência na modalidade de monitoria, e atualizar e adquirir novos conceitos na área de estratigrafia.

Justificativa

A disciplina Estratigrafia envolve um rol de conhecimento bastante amplo no campo das geociências, o que demanda a exposição de conhecimentos teóricos associados a exercícios. A teroria é inerente ao conhecimento transferido pela docente. Já os exercícios são atividades práticas que podem, e devem, ser acompanhados por discentes mais experientes, que já cursaram e foram aprovados na referida disciplina. Os exercícios são desenvolvidos em sala de aula, como atividade extra-curricular, e em campo.
As atividades práticas podem ser reunidas em dois grupos. O primeiro, que são os exercícios que abrangem os conhecimentos teóricos e conceituais da estratigrafia e estratigrafia de sequências. E o segundo, que consiste no grupo de exercícios dinâmicos, que devem ser atualizados de acordo com a contemporaneidade do assunto a ser abordado.
A atividade de campo é a coleta de dados estratigráficos de afloramentos. Aplica-se os conhecimentos a partir da visita, descrição e interpretação das rochas, sejam elas em cortes de estradas, pedreiras, afloramentos na beira de rios, ou como escarpas dentro de propriedades rurais. Estes dados devem ser interpretados e entregues na forma relatórios geológicos estratigráficos, o modo de apresentação utilizado na indústria.

Metodologia

As atividades do monitor serão subdivididas em dois grupos com metodologias distintas:

Grupo 1:
- Definir o horário de atendimento ao alunos, visando garantir a efetiva realização das atividades, sempre preservando seu desempenho acadêmico;
- Elaborar o programa de atividades a ser desenvolvido em conjunto com a docente;
- Auxiliar a docente na preparação do material didático e experimental no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFPel-AVA Moodle, bem como os que serão realizados em sala de aula;
- Apresentar novos materiais didáticos e exercícios que somem às já previamente selecionadas pela docente;
- Apresentar suas atividades no IV Congresso de Ensino de Graduação na 4ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão - CIC/CEC/CEG/ENPOS;
- Elaborar o relatório de atividades de monitoria.
AVA
Grupo 2:
- Acompanhar e auxiliar a docente em sala de aula na atividade prática da semana;
- Orientar os alunos e sanar as dúvidas que surgirão após a aula teórica e prática;
- Auxiliar os alunos na execução dos exercícios extra-curriculares;
- Auxiliar a docente e os alunos na aquisição de dados em campo.

Resultados Esperados

A experiência desta docente com monitores voluntários tem demonstrado que os alunos retém mais conhecimento, e com melhor qualidade.
Espera-se que a monitoria com bolsa melhore ainda mais os resultados já experimentados, pois a bolsa é um incentivo que promove a assiduidade do monitor e seu compromentimento com as tarefas pré-estabelecidas.
Presume-se também que o apoio de um monitor incentive o aluno a permanecer em sala de aula, e não decida por evadir da disciplina ou do curso, bem como diminuam as porcentagens de alunos que necessitem de exame, ou mesmo de reprovação nos casos mais graves.

Indicadores, Metas e Resultados

O monitor deve acompanhar o docente nas saídas de campo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILE URBAN401/05/201830/04/2019
MATHEUS CAVALCANTE DE ALBUQUERQUE MARANHÃO401/05/201831/08/2018

Página gerada em 28/03/2024 19:49:25 (consulta levou 0.052804s)