Nome do Projeto
Grupo de Estudos em Recursos Hídricos para Agricultura- GERHA
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
30/04/2018 - 11/01/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Resumo
O uso de recursos hídricos pela agricultura se aproxima de 70% do volume de água doce usada no planeta. Neste sentido o assunto recursos hídricos tem merecido atenção em estudos académicos que visem seu uso racional e sustentável. Assim tanto no contexto técnico como social este conteúdo ganha expressão em cursos de graduação em Agronomia. No entanto as diretrizes curriculares nacionais enxugaram carga horária de forma que atualmente o currículo de Agronomia da UFPel apresenta 150 horas de estudos ligados a disciplinas na área de recursos hídricos, o que pode ser complementado com disciplinas optativas e/ou atividades complementares como grupos de estudos. A formação de grupo de estudos é uma das formas de complementação dos saberes a partir da leitura e discussão sobre temas de relevância na área. Não menos importante são os aspectos pedagógicos da aprendizagem. Os cursos de graduação passam por mudanças também caracterizadas pelo perfil de estudantes que são motivados por atividades interativas e dinâmicas. Aulas expositivas, com o professor sendo o centro da atenção e o dono do conhecimento não são mais atrativas para a geração em curso. A forma de aprendizagem através da construção do conhecimento, com a ajuda de facilitadores (professor/ tutor) se mostra muito eficiente em todos os níveis de ensino. Assim esta proposta visa a aplicação da pedagogia da autonomia na busca e construção de conhecimentos em uma área do saber da Agronomia. A ideia é que o aluno se "encante" quando perceber que está buscando e construindo seu conhecimento e desenvolvendo habilidades que o farão um profissional com excelência.

Objetivo Geral

Propiciar oportunidade de aprimoramento na área de recursos hídricos aplicados ao uso agrícola, a partir doPropiciar oportunidade de aprimoramento na área de recursos hídricos aplicados ao uso agrícola, a partir do compartilhamento de trabalhos acadêmicos de pesquisa científica de publicação relevante, e de busca de soluções para situações reais de identificação de necessidades de intervenção técnica.

Justificativa

Grupo de estudo é um elemento que permite ao graduando se focar e aperfeiçoar em uma área, podendo também ser gerador de interesse pela produção científica do conhecimento.
O tema recursos hídricos é de interesse social e técnico de forma a gerar discussões e questionamentos que virão a contribuir na formação do Engenheiro Agrônomo como profissional crítico e socialmente responsável, atendendo ao projeto politico pedagógico do curso.
A proposta apresentada se justifica pela baixa carga horária presente na área de Recursos Hídricos nos cursos de graduação em Agronomia. Assim uma forma de complementar o processo de ensino aprendizagem indicando possibilidades de identificação com a área em questão.
A participação em grupo que esteja orientado no mesmo sentido permite , através da troca de experiências e saberes, a potencialização de capacidades e a motivação para estudos futuros. Neste sentido a formação de um grupo de estudos em Recursos Hídricos na Agricultura poderá ser geradora de interesse por cursar pós-graduação.
Estamos apresentando a proposta de reedição deste grupo, que já existiu em 2016/2017, com exito. A edição anterior proporcionou a participação efetiva de 40 discentes, com sustancial ganho de aprendizado através da formação complementar, vindo de encontro aos objetivos do projeto politico pedagógico do Curso de Agronomia.
Esta proposta prevê a ampliação das atividades do grupo (em relação aos anos anteriores) com inclusão de "estudos de casos reais", elaboração de laudos e pareceres bem como propostas de ações que viabilizem a solução dos problemas encontrados.

Metodologia

As atividades a serem desenvolvidas pelo Grupo deverão ser divididas em dois momentos e duas estratégias:
No primeiro semestre de 2018:
A coordenação deverá apresentar temas que caracterizem uma situação (estudo de caso) real a serem estudados e investigados. O Grupo terá encontros semanais para apresentar artigos científicos, que tenham afinidade com o tema proposto, argumentos técnicos que caracterizem o problema estudado e soluções para dar viabilidade técnica e econômica a situação.
No segundo semestre de 2018:
Haverão visitas a propriedades rurais geradoras das situações propostas na primeira fase do trabalho, para levantamentos de campo das variáveis estudadas. Também serão testadas técnicas apontadas como possibilidades de solução aos problemas apresentados. Será feita análise dos resultados obtidos e os mesmos serão formalizados gerando um produto a ser apresentado em evento de natureza científica.

Resultados Esperados

Espera-se que este projeto resulte na ampliação da autonomia profissional dos estudantes envolvidos de forma que os mesmos possam perceber que através de estudo é possível encontrar soluções.
Espera-se que a formação deste grupo de estudos possa:
I) Criar o interesse pela busca do conhecimento através da leitura de artigos científicos de natureza acadêmica.
II) Despertar o interesse pela pesquisa científica.
III) Despertar o interesse pela continuidade de estudos em cursos de pós-graduação.
IV) Estimular estudos e pesquisas na área de recursos hídricos do Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Agronomia (FAEM) da UFPel.
V) Capacite os academicos na busca de soluções para problemas reais ligados ao uso de recursos hídricos.
A presente proposta convidará todos os alunos do Curso de Agronomia a participar. Espera-se beneficiar mais de 50 estudantes, com este projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Os academicos que desejarem simplesmente se fazerem presentes aos encontros na categoria ouvintes, serão bem vindos. Assinarão lista de presenças e se estiverem presentes em no mínimo 75% dos encontros receberão certificado onde constará "ouvinte".

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JOÃO VICTOR LEMOS DA SILVA2004/05/201831/12/2018
LUCIANA MARINI KOPP430/04/201811/01/2019
LUIS CARLOS TIMM230/04/201811/01/2019
SABRINA HEUERT230/04/201811/01/2019
TONISMAR DOS SANTOS PEREIRA230/04/201811/01/2019
VITOR EMANUEL QUEVEDO TAVARES230/04/201811/01/2019

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