Nome do Projeto
Iniciação ao Estudo de Insetos na Agronomia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2018 - 30/04/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Entomologia Agrícola
Resumo
A Entomologia é considerada uma ciência que tem por objetivo o estudo dos insetos sobre todos os aspectos, estabelecendo suas relações com os seres humanos, plantas e animais. A disciplina "Entomologia Agrícola" é considerada de suma importância na formação de engenheiros (as) agrônomos (as) uma vez que é área indispensável ao exercício profissional e visa, sobretudo, prover os acadêmicos de agronomia de conhecimentos básicos e aplicados sobre os métodos de coleta, conservação e identificação de insetos (pragas ou inimigos naturais) para que possamos preservar o meio ambiente, uma vez com que os insetos não causam somente prejuízos para a agricultura, pecuária e saúde humana, mas sim, são essenciais para a sobrevivência do ser humano, tais como: alimentação, processos de polinização, fabricação do mel, seda, decomposição da matéria orgânica que enriquece nossos solos, além de diversos outros processos de suma importância.

Objetivo Geral

Prover os alunos de conhecimentos básicos sobre os métodos de coleta, armazenamento, identificação, evolução, taxonomia, morfologia, fisiologia, biologia, ecologia e classificação dos insetos no meio ambiente.

Justificativa

A componente curricular Entomologia Agrícola (200027) faz parte do núcleo de disciplinas profissionais essenciais do curso de Agronomia da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel. Está relacionada com a grande área da fitossanidade, e tem o objetivo de fornecer informações sobre o reconhecimento taxonômico de coleta, identificação (Ordem, Família e Espécie), conservação dos insetos, bem como, o entendimento de todos os processos fisiológicos e reprodutivos das populações de insetos, o que auxilia na obtenção de informações sobre o comportamento bioecológico das espécies o que auxiliará no delineamento de estratégias de manejo. Isso implicará uma maior preparação do o acadêmico para a tomada de decisão diante de possíveis problemas relacionados ao manejo de pragas quando no exercício de sua profissão. Por estar relacionada com todos os itens exigidos dentro dos programas de fitossanidade, torna-se interessante um maior tempo de dedicação aos estudos por parte dos discentes, em decorrência disso, a monitoria aplicada à entomologia agrícola, pode auxiliar no desenvolvimento das atividades tanto dentro como fora da sala de aula.
Atualmente, a disciplina de Entomologia Agrícola (200027)/FAEM/UFPEL faz parte do bloco de disciplinas obrigatórias do currículo da FAEM para a formação dos alunos, sendo oferecida no 5º semestre do curso. Como é uma disciplina considerada base “pilar” para a formação profissional, são oferecidas 120 vagas/semestre, distribuídas em três turmas (M1, M2, M3). A disciplina é considerada teórico-prática e exige o preparo e preservação de coleções entomológicas junto ao Museu Ceslau Biezanko, bem como a coleta de insetos a campo os quais são usados em aulas práticas. Por tais motivos, o auxílio de um monitor é de suma importância para o adequado andamento das atividades.
Com as atividades de monitoria, ocorrerá uma maior fixação dos conteúdos por parte dos alunos. O conhecimento sobre o comportamento das aprovações ao longo do tempo aponta-se também c

Metodologia

As atividades de ensino (monitoria) estarão associadas especialmente às disciplinas "Entomologia Agrícola", ofertada no 5º semestre do curso de agronomia. As atividades de ensino ocorrerão semanalmente nas três turmas durante o semestre, auxiliando os alunos por meio de esclarecimentos e orientações sobre o conteúdo e atividades propostas na disciplina, assim como, auxilio aos professores na preparação de aulas (teóricas e práticas), organização do material didático, em avaliações de provas práticas e demais atividades dos alunos. A preparação do material didático das aulas práticas incluirá insetos do museu entomológico, insetos vivos provenientes de criações de laboratório, material em formato digital, além de insetos coletados pelos próprios alunos, cujas atividades serão realizadas semanalmente sob a supervisão do professor responsável e colaboradores.

Resultados Esperados

Os principais resultados serão na melhoria da capacitação dos acadêmicos de agronomia, com melhor aproveitamento das atividades propostas e, sobretudo, com reflexo na redução dos índices de reprovação e infrequência. Assim como, preparar os alunos para cursar a disciplina de Manejo de Pragas agrícolas oferecida para alunos do oitavo semestre da Agronomia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDERSON DIONEI GRUTZMACHER101/05/201830/04/2019
DANIEL BERNARDI101/05/201830/04/2019
EDUARDO JOSE ELY E SILVA201/05/201830/04/2019
MOISES JOAO ZOTTI101/05/201830/04/2019
UEMERSON SILVA DA CUNHA101/05/201830/04/2019

Página gerada em 23/04/2024 14:17:52 (consulta levou 0.023988s)