Nome do Projeto
Concursos Estudantis IBRACON
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
27/04/2018 - 24/04/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Civil
Resumo
O projeto intitulado Concursos Estudantis IBRACON se enquadra na categoria Projetos de Ensino, pois é uma atividade não disciplinar que desafia os estudantes de engenharia Civil a formarem equipes para participar de competições no 60º Congresso Brasileiro do Concreto (IBRACON). Essas competições apresentam caráter didático-pedagógica inovador, pois estimulam os acadêmicos a buscarem e aplicarem novos conhecimentos para o desenvolvimento de materiais de alta tecnologia com propriedades específicas. Esses materiais (concretos de cimento Portland) serão avaliados por uma série de testes, afim de reconhecer os melhores, premiando as equipes pelo seu mérito. A equipe constituída por alunos sob orientação de professores terá que participar de três competições distintas que serão: a) Moldar concretos coloridos, ecoeficientes, com capacidade de atingir alta resistência a compressão. b) Construir esferas (bola) de concreto leve de alta resistência, capaz de rolar em uma trajetória retilínea. c) Dosar concretos auto adensáveis coesos com o menor consumo de cimento possível, que apresentem resistência em 24h. Esse evento ocorre todos os anos e apresenta grande repercussão entre as instituições de ensino superior de todo o Brasil. Em 2017 o Curso de Eng. Civil da UFPel representado pelo (IEMACS), mesmo sem auxilio de bolsas de ensino, participou dessas competições em meio a 25 equipes com 402 alunos no COCAR, 30 equipes com 419 alunos no CONCREBOL e 22 equipes com 128 alunos no QUEM SABE FAZ AO VIVO. Desse modo, esse projeto de agrega valor ao projeto politico pedagógico do Curso de Eng. Civil, aprimorando e qualificando o processo de ensino e aprendizagem de seus participantes e acrescenta conhecimento para outras atividades de ensino e na futura carreira profissional do acadêmico.

Objetivo Geral

O principal objetivo desse projeto seria de estimular a autoaprendizagem dos acadêmicos, através de desafios que exigem a busca por novas técnicas e materiais. Também faz com que os alunos pratiquem em seus experimentos os conhecimentos transmitidos pelos professores nas aulas.

Justificativa

O projeto de ensino Concursos Estudantis IBRACON promove ações que estimulam o aluno de graduação ao estudo, ao trabalho em equipe e a pró-atividade, atitudes reconhecidamente importantes para diminuição da reprovação, retenção e/ou evasão acadêmica. Os alunos que integram as equipes terão a oportunidade de participar do 60º Congresso Brasileiro do Concreto (IBRACON) onde ocorreram palestras sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos com os mais renomados pesquisadores nacionais e internacionais, complementando a formação acadêmica do discente de graduação.

Metodologia

Para ser possível executar os elementos que serão testados nas competições será necessário desenvolver mecanismos para testes, buscar os materiais a serem utilizados, caracterização laboratorial das propriedades físicas e químicas dos materiais e empregar método de dosagem para obter concretos competitivos.

Resultados Esperados

Os resultados esperados com esse projeto de ensino seria melhorar a qualificação acadêmica promovendo aumento do desempenho nas atividades em sala de aula. Sendo assim, com o desempenho aumentado a retenção sofre queda, aumentando a auto estima do aluno que por sua fez consegue concluir o curso num menor tempo, fator principal do elevado numero de alunos que abandonam os cursos de engenharia.
Também pretende-se cumprir com os objetivos propostos, possibilitar a participação dos alunos no congresso e representar da melhor maneira possível o curso de Engenharia Civil da UFPel no âmbito nacional.

Indicadores, Metas e Resultados

O concurso estudantil IBRACON é realizado anualmente, mas esse projeto será de fluxo continuo, pois pretende-se participar em mais concursos ao longo dos anos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BEATRIZ DIANE DE OLIVEIRA SOUZA127/04/201824/04/2020
GABRIELE SGANZERLA FERREIRA127/04/201824/04/2020
GUILHERME HOEHR TRINDADE227/04/201824/04/2020
JORGE MANUEL VIEIRA BORGES LOURENCO RODRIGUES118/05/201824/04/2020
LUÍSA GABRIELA HECK127/04/201824/04/2020
RAFAELA MEDINA DA SILVA127/04/201824/04/2020
VENANCIO AYRES DE MESQUITA NETO127/04/201824/04/2020

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