Nome do Projeto
Monitoria em Violão (2018)
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
26/04/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Resumo
O projeto "Monitoria em Violão (2018)" tem a proposta de oferecer um reforço aos alunos que apresentam dificuldades diversas no desenvolvimento ao violão. Os alunos que apresentam um excelente rendimento e proficiência instrumental poderão contribuir para a formação dos demais colegas, enquanto desenvolvem habilidades didáticas e pedagógicas orientados de perto na experiência docente em nível de graduação.

Objetivo Geral

Realizar monitorias de violão para alunos do Curso de Licenciatura em Música.

Justificativa

O Curso de Licenciatura em Música tem uma grande demanda de alunos que optam pelo violão como instrumento para cursar a disciplina obrigatória Instrumento Harmônico, e compreende os 8 semestres da formação no curso (Instrumento Harmônico I, Instrumento Harmônico II, etc.). A disciplina tem oferta anual, de modo que os alunos que reprovam ou ficam infrequentes só conseguem matricular-se em Instrumento Harmônico no ano seguinte. Estes são exatamente os alunos que mais necessitam de acompanhamento para que se desenvolvam e concluam o curso com um bom nível de qualificação. Porém, devido à grande demanda de trabalho que temos para atender aos alunos regulares, a oferta de uma disciplina optativa para que eles estudem violão com acompanhamento do professor não é uma possibilidade. Assim, a monitoria representa a condição ideal para preencher esta lacuna. Além do mais, os monitores podem acompanhar, além dos reprovados e infrequentes, também os alunos regulares que apresentam dificuldades e gostariam de mais algum tempo de estudo supervisionado para sanar dúvidas e discutir aspectos relacionados ao aprendizado dos conteúdos ministrados em aula. Tudo isso com o acompanhamento geral do professor responsável pela disciplina, que orientará e auxiliará metodologicamente a realização das monitorias.
O projeto teve inicio no ano letivo de 2017. Optamos por encerrar o projeto anterior e criar novo projeto para o ano letivo 2018, ao invés de solicitar a prorrogação, inclusive por orientação da própria PRE. Dessa forma conseguimos fazer a manutenção da equipe, cargas horárias e solicitar a certificação aos alunos que encerraram sua participação nas ações.

Metodologia

Primeiramente, a equipe de monitores, colaborador e coordenador farão algumas reuniões para organizar uma agenda e planejamento para ofertar as monitorias aos alunos do curso. Além disso, semanalmente serão realizadas reuniões do coordenador com toda a equipe para manutenção de todos os assuntos pertinentes ao bom andamento dos trabalhos. As monitorias serão feitas no laboratório de violão, em horários reservados especificamente a elas, e poderão ser individuais e/ou coletivas (pequenos grupos de estudo), de acordo com a demanda. Os alunos interessados deverão procurar a equipe para agendar um horário de monitoria.

Resultados Esperados

As monitorias ocorrerão ao longo de todo o ano letivo de 2018, e esperamos que elas colaborem para otimizar o estudo e aproveitamento dos alunos matriculados regularmente na disciplina Instrumento Harmônico, bem como dos alnos que não estevam cursando a referida disciplina e estão buscando desenvolvimento ao violão.
Se o projeto for bem recebido pelos discentes, pretendemos estabelecer continuidade da monitoria, a médio longo prazo, alcançar o índice de 100% de frequência e aprovação na disciplina Instrumento Harmônico/Violão.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto segue os mesmos princípio gerais do projeto que ocorreu em 2017. Com o objetivo de melhorar a organização de dados e registros de equipe, carga horária certificação, optamos por criar novo projeto ao invés de solicitar a renovação do anterior.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JOAO ALEXANDRE STRAUB GOMES826/04/201831/12/2018
MAURO ATKINSON DE LIMA SOARES626/04/201831/12/2018
Rosa Braba2004/05/201831/12/2018
YURI MALTA DE SOUZA626/04/201831/12/2018

Página gerada em 28/03/2024 16:05:31 (consulta levou 0.030533s)