Nome do Projeto
GRUVI - Grupo de Violões da UFPel (2018)
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
26/04/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Resumo
O GRUVI - Grupo de Violões da UFPel - apresenta como interesse estudar diferentes aspectos relacionados à performance musical, tendo como foco a prática/execução de repertório para violão em formações camerísticas diversas.

Objetivo Geral

Estudar diferentes aspectos relacionados à performance musical, tendo como foco a prática/execução de repertório para violão em formações camerísticas diversas.

Justificativa

O Curso de Licenciatura em Música da UFPel apresenta uma demanda considerável de alunos interessados em desenvolver habilidades técnico-musicais ao violão. Nesses termos, propomos um projeto que oferece a possibilidade de aprofundamento ao conteúdo ministrado nas atividades disciplinares.
Podemos verificar essa articulação ao observarmos a grade curricular, que contém disciplinas cujas ementas objetivam o aprendizado teórico-prático no que se refere ao violão, ao discurso musical e à performance. Dentre elas, podemos relacionar mais diretamente as disciplinas Instrumento Harmônico (violão), Conjunto de Violões e Arranjo, por exemplo. Mas também, as outras disciplinas da área musical, pois no GRUVI serão abordados e refletidos os aspectos estéticos, analíticos, técnico-musicais, históricos, artísticos, sociais e filosóficos relacionados ao repertório e à performance violonística.
Além disso, o projeto proporciona a interação de alunos em diferentes níveis, ou momentos, de formação musical. Assim, eles poderão experienciar de maneira ativa, e até mesmo lúdica, o prazer da realização musical em grupo, a crítica sobre o fazer artístico, os desafios e benefícios do estudo colaborativo e do desenvolvimento humano no ambiente multicultural da sociedade, tão importantes ao futuro licenciado em música.
O projeto GRUVI teve origem em 2016 e no final do ano letivo 2017 decidimos encerrá-lo ao invés de solicitar prorrogação. Pensamos que ao criar novo projeto para o ano letivo de 2018, possamos gerenciar melhor os dados de alunos participantes, cargas horárias e demais registros de equipe, incluindo a certificação.

Metodologia

A execução do projeto prevê a realização de encontros semanais com duração de duas horas cada. Durante os primeiros encontros serão definidas metas e possibilidades de trabalho a partir da verificação do número de participantes e do nível técnico-musical dos mesmos. Os alunos serão incentivados a sugerir repertório e organizar pequenos grupos. Além de repertório para pequenas formações como duos, trios e quartetos, também realizaremos obras em que aconteça a execução conjunta de todos os participantes.
Os encontros assumirão formatos diferentes, de modo que um dos encontros semanais será reservado para a leitura de repertório ao instrumento, seções de apreciação musical, leitura e reflexão de textos relacionados ao repertório, performance e interpretação musical, desenvolvimento de arranjos, elaboração de projetos e outras discussões pertinentes ao bom funcionamento do GRUVI. Enquanto isso, o outro encontro da semana apresentará o formato de ensaio, com foco na preparação de um programa/repertório central, estabelecido com a finalidade de apresentação pública do Grupo de Violões da UFPel. Para o ano letivo de 2018, através da colaboração de outros professores, estamos propondo a elaboração de grupos independentes com horários de ensaio também independentes, assim conseguiremos preparar mais produtos para apresentações públicas.

Resultados Esperados

A proposta de estabelecer grupo de estudos regular, direcionado à performance musical ao violão, visa inspirar os alunos a um melhor aproveitamento do período de graduação no curso de música. Esperamos que eles experienciem a relação dos conteúdos curriculares com a atividade prática do músico profissional, isto é, do fazer musical. Tudo isso, em um ambiente de aprendizado coletivo, em que a colaboração e o exercício da responsabilidade preparam para a atuação profissional no mercado.
Pretendemos, ainda, que o rendimento do grupo de estudos possa ser atestado pela produção de qualis artístico e científico através de registros fonográficos e audiovisuais, apresentações públicas, redação de trabalhos técnico-científicos e participações em eventos.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto que estamos apresentando apresenta os mesmos princípios do anterior. O objetivo de criar novo projeto, ao invés de solicitar prorrogação, é melhorar o controle dos dados de equipe, carga horária e registros gerais de certificação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GUSTAVO DE OLIVEIRA OTESBELGUE626/04/201831/12/2018
IVANOV ROBERTSON DE OLIVEIRA BASSO626/04/201831/12/2018
JOAO ALEXANDRE STRAUB GOMES626/04/201831/12/2018
NATHALIA DE LIMA SILVA626/04/201831/12/2018
THIAGO COLOMBO DE FREITAS626/04/201831/12/2018
VASCO JEAN LOUIS LAZARE GUESNIER AZEVÊDO626/04/201831/12/2018
VITOR HUGO ALVES DE SOUZA2004/05/201831/12/2018
WILLIAM SIDNEY MUNIZ FAGUNDES2004/05/201831/12/2018

Página gerada em 19/03/2024 03:13:04 (consulta levou 0.266751s)