Nome do Projeto
MAIScroquis: Produção de momentos e materiais didáticos para apoiar os exercícios de croquis estruturados em disciplina de Projeto de Arquitetura
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Resumo
Este Projeto é uma reedição do Projeto de Ensino Mais_croqui (2016), anteriormente estruturado no âmbito da disciplina de Geometria Gráfica e Digital 4 (nomeada Perspectiva e Sombras até a reforma curricular de 2011 da FAURB/UFPel). Esta disciplina, foi extinta no currículo atual sob a proposta de que os conteúdos tratados fossem incorporados diretamente pelas atividades de disciplinas de Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Esta inserção, nos últimos dois semestres (2017/ 1 e 2) foi experimentada junto às disciplinas de Projeto 1, 2 e 3. Entretanto, a experiência não foi até então suficiente para garantir uma dinâmica de incorporação efetiva dos conteúdos extintos no âmbito de tais disciplinas. Desta maneira, entende-se a necessidade, dada a importância destes conteúdos para a formação em arquitetura, em intensificar o investimento na habilidade do croqui em perspectiva, que aborde, paralelamente, o croqui em perspectiva a mão livre e a representação precisa e dinâmica a partir dos meios computacionais (modelagem tridimensional digital). Estas duas maneiras de representar são complementares e uma potencializa a outra. E, faz-se importante desde o primeiro momento de formação para o projeto criar uma postura no estudante para o desenvolvimento de croquis. Desta maneira, este projeto optou em concentrar os esforços junto à disciplina de Projeto 1. Os estudantes ingressantes no Curso de Arquitetura necessitam em sua grande maioria investir no desenvolvimento da inteligência espacial e na capacidade de representação, muito pouco tratada em momentos prévios de formação.

Objetivo Geral

1) Melhorar a qualidade de ensino-aprendizagem da disciplina de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo 1 no que tange ao desenvolvimento da capacidade de produção de croqui;
2) Desenvolver abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas;
3) Inserir o discente monitor nas atividades de ensino da disciplina em questão.

Justificativa

Busca-se então seguir investindo na produção de materiais didáticos que contemplem a possibilidade de promover momentos didáticos que ampliem o espaço de sala de aula e de abrangência da própria
disciplina, propondo intensificar o exercício do croqui em perspectiva apoiando-se em ambas as tecnologias de representação. Desta maneira, tem-se a hipótese de que estes materiais possam auxiliar os estudantes e professores envolvidos com o tema, incluindo o âmbito de disciplinas de Projeto, à construção de um pensamento geométrico
estruturado. Neste caso, estruturado para a produção de croquis em perspectiva como ação projetual e não apenas como objeto de representação em si. A ampliação do espaço de sala de aula pode ser obtida especialmente a partir da ação de monitoria, promovendo o assessoramento individualizado ou em grupos menores de estudantes, compatíveis com a infraestrutura atualmente disponível. A ação da monitoria é fundamental para apoiar a atividade de produção dos
objetos de aprendizagem.

Metodologia

Para atingir os objetivos propostos este projeto de ensino está estruturado através das seguintes etapas,as quais contam com o apoio da atividade de monitoria em todas elas:
1)Revisão Bibliográfica
Ampliação da revisão bibliográfica que apoia a formação para o desenvolvimento da produção de croquis em perspectiva para arquitetura frente à exploração de tecnologias digitais de representação;
Ampliação da revisão bibliográfica que apoia a atividade docente de produção de momentos e materiais didáticos frente ao conceito de objetos de aprendizagem e de ambientes virtuais de aprendizagem;
2)Caracterização dos momentos didáticos atuais. Descrição e análise dos momentos didáticos atualmente promovidos no âmbito do processo formativo referido, frente à revisão bibliográfica;
3)Atualização e/ou Redesenho dos momentos didáticos, observando-se as potencialidades das tecnologias digitais em facilitar e intensificar o processo de aprendizagem;
4) Identificação e/ou revisão de materiais didáticos adequados aos momentos didáticos propostos, a partir do conceito de objeto de aprendizagem
5) Experimentação e validação dos momentos e materiais didáticos em questão;
6) Sistematização e disponibilização dos momentos e materiais didáticos de maneira aberta.

Resultados Esperados

Os resultados esperados são:
Registro de uma trajetória de aprendizagem para a produção de croqui a partir de um conhecimento geométrico estruturado (memória da disciplina);
Disponibilização da descrição de momentos didáticos estruturados para esta trajetória;
Disponibilização de materiais didáticos configurados como objetos de aprendizagem;
Reconhecimento e apropriação, quando pertinente, das tecnologias atuais de informação, comunicação e representação digitais para a configuração da trajetória referida e consequente melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem;
Contribuir para a formação do monitor.
Os impactos esperados são:
Espera-se que a experiência didática estabelecida com este projeto promova a intensificação do uso do croqui em perspectiva junto à atividade projetual. Aposta-se na requalificação dos momentos e materiais didáticos através do uso de tecnologias digitais,
configurados de tal maneira que permitam a disponibilização de um sistema de educação continuada.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE BORDA ALMEIDA DA SILVA402/05/201831/12/2018
CATHARINA BEATRIZ DOS SANTOS MOTTA102/05/201831/12/2018
LUIS FERNANDO SILVEIRA VICTORIA2002/05/201831/12/2018
NATHALIA TEIXEIRA GNUTZMANN402/05/201831/12/2018

Página gerada em 14/11/2019 07:16:49 (consulta levou 0.043105s)