Nome do Projeto
Fortalecendo o processo de ensino aprendizagem: monitoria em metodologias ativas na UCE-V
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Enfermagem
Resumo
A Unidade do Cuidado de Enfermagem V (UCE V) proporciona uma formação orientada por competências, visando a construção do conhecimento no processo de ensino aprendizagem, em uma perspectiva que favoreça o discente no desenvolvimento de uma postura pró-ativa, com vistas a aprender a aprender.
Para tanto, é necessário a construção de espaços de formação que incluam métodos e ferramentas capazes de contribuir com diferentes formas de aprendizagem, favorecendo os processos particularizados dos discentes. Desse modo, o projeto pretende contribuir, no aperfeiçoamento dos discentes para o seu crescimento, sendo eles participantes ativos na avaliação do processo e do contexto de ensino-aprendizagem.
Objetivo Geral
Fortalecer o processo de ensino aprendizagem, aproximando o monitor da implementação das metodologias ativas, e proporcionando aos demais discentes para melhorias na qualidade das atividades desenvolvidas, visando reduzir a reprovação, a retenção e a evasão.
Justificativa
Pretende-se com a presença do monitor o fortalecimento da articulação teórico prática, com atividades individualizadas. Ressalta-se que a necessidade de monitor na UCE V se justifica pelo índice de reprovação e evasão superior a 10% nos últimos três semestres letivos. E acredita-se que a presença do monitor, com base em experiências de outros semestres, contribuirá para o aumento do rendimento acadêmico.
Metodologia
Mediante orientação e supervisão dos docentes cadastrados neste projeto de ensino o monitor irá desenvolver atividades pedagógicas relacionadas com o ensino aprendizagem por meio de metodologias ativas, conforme o projeto político pedagógico da Faculdade de Enfermagem. Abaixo lista-se algumas das atribuições:
Participar das atividades de ensino aprendizagem nos cenários de síntese, caso de papel e seminário, como colaborador no planejamento das atividades, assim como auxiliar na sua execução, atuando como suporte para melhorar o alcance individualizado das orientações;
Atuar como suporte para orientação individualizada dos discentes nas atividades em que houverem dúvidas e necessidade de acompanhamento além do período de sala de aula: em atividades de busca, leituras e produção textual; atividades em laboratórios de simulação e anatomo-funcional;
Participar das atividades de conselho de classe e atuar no suporte aos discentes que tiverem necessidades diagnosticadas no conselho;
Participar das atividades de ensino aprendizagem nos cenários de síntese, caso de papel e seminário, como colaborador no planejamento das atividades, assim como auxiliar na sua execução, atuando como suporte para melhorar o alcance individualizado das orientações;
Atuar como suporte para orientação individualizada dos discentes nas atividades em que houverem dúvidas e necessidade de acompanhamento além do período de sala de aula: em atividades de busca, leituras e produção textual; atividades em laboratórios de simulação e anatomo-funcional;
Participar das atividades de conselho de classe e atuar no suporte aos discentes que tiverem necessidades diagnosticadas no conselho;
Resultados Esperados
Proporcionar ao monitor aprendizado com base na execução de atividades pedagógicas de ensino aprendizagem;
Qualificar a atenção ofertada aos discentes da UCE V;
Reduzir os índices de retenção e evasão na UCE V;
Qualificar a atenção ofertada aos discentes da UCE V;
Reduzir os índices de retenção e evasão na UCE V;
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
LILIAN MOURA DE LIMA SPAGNOLO | 4 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
MICHELE CRISTIENE NACHTIGALL BARBOZA | 1 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
RAQUEL CAGLIARI | 20 | 05/05/2018 | 31/12/2018 |
ROSANI MANFRIN MUNIZ | 1 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
VIVIANE MARTEN MILBRATH | 1 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |