Nome do Projeto
Atividade de Monitoria para as Disciplinas de Topografia do DER
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Resumo
Esse projeto tem como objetivo dar suporte a atividade de monitoria, essa que de extrema importância para ajudar no aprendizado dos alunos que cursam as disciplinas de topografia no Departamento de Engenharia Rural na FAEM (Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel). A topografia é uma disciplina que envolve cálculos matemáticos e os alunos estão chegando para cursá-la cada vez com mais dificuldades, um fato também preocupante com relação a essa disciplina é o índice de reprovação. Algumas análises mostram que os índices de evasão e reprovação ainda são muito altos, em algumas disciplinas de topografia o índice de reprovação é maior que 50%, portanto a atividade de monitoria vem ajudando a diminui-lo, percebe-se que cada vez mais os alunos procuram pelos monitores para estudar e fazer os trabalhos. Visando modificar esse cenário de índices de reprovação tão elevado e formar alunos tecnicamente mais capacitados iniciamos mais um projeto de monitoria no ano de 2018. O objetivo principal desse projeto é a melhoria da qualidade do processo de ensino aprendizagem dos alunos, com foco na otimização do entendimento dos princípios e conceitos de topografia fora de sala de aula. Espera-se como resultado desse projeto uma diminuição no número de reprovação, retenção e evasão dos alunos. No primeiro semestre de 2018 serão ofertadas sete disciplinas de topografia no DER (Departamento de Engenharia Rural) e espera-se o mesmo número de ofertas para o segundo semestre de 2018. Os cursos atendidos são: Agronomia, Engenharia Agrícola e Arquitetura e o número aproximado de alunos atendidos é de 350 alunos. Como esse número é grande a atividade de monitoria diária é fundamental, essas disciplinas envolvem trabalhos práticos e exercícios diários e o monitor pode auxiliar os alunos a realizar essas atividades. Somente os professores não conseguem atender fora de sala de aula esse número elevado de alunos.

Objetivo Geral

Esse projeto de ensino tem como objetivo principal oferecer a prática de monitoria aos alunos que cursam a disciplina de topografia no DER, reforçando e entendimento dos princípios e conceitos de topografia, priorizando a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Como consequência disso, pretende-se cada vez mais reduzir os índices de reprovação e evasão dos alunos dessas disciplinas principalmente pela dificuldade de entendimentos dos conhecimentos básicos de matemática.

Justificativa

Nas disciplinas de topografia o índice de reprovação é muito alto e o número de alunos por turma é elevado, sendo que a maioria das turmas tem-se um número maior que 60 alunos. Por exemplo, a disciplina de Topografia II ministrada para o Curso de Agronomia, tem oferta semestral de 130 vagas (duas turmas) e desse número o índice de reprovação é de quase 50 %. As disciplinas de topografia envolvem cálculos matemáticos e demanda de bastante tempo de estudo, pois para aprendê-la é necessária a repetição e a prática regular de estudo. Dessa forma a atividade de monitoria é diária e essencial. Os monitores podem tirar dúvidas na resolução dos exercícios, auxiliar na operação de equipamentos e na realização dos relatórios de campo. A presença de monitores, portanto, melhora a qualidade do processo de aprendizagem. Para essa atividade de monitoria solicita-se 04 monitores. Eles serão distribuídos em horários e prédios fora da FAEM para que todos os alunos que buscam pela monitoria de topografia possam usufruir dessa atividade, inclusive os alunos dos cursos de Agrícola e Arquitetura que cursam a maior parte das disciplinas nos prédios do centro de Pelotas.

Metodologia

A monitoria na área de topografia é uma prática pedagogicamente comum e necessária, tendo-se em vista o número de alunos que cursam essas disciplinas e principalmente por essas disciplinas terem atividades práticas. A atividade de monitoria efetiva-se com a realização de encontros periódicos entre o professor orientador e o monitor para planejamento das atividades a serem desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2018. Essas atividades podem ser realizadas em sala de aula ou extraclasse, sejam elas de caráter teórico e/ou prático. As funções dos monitores serão:
a) dirimir dúvidas relativas aos conteúdos pertinentes às atividades (teóricas e práticas);
b) resolução de listas de exercícios;
c) acompanhamento dos conteúdos que estão sendo abordado na disciplina;
d) executar novos de exercícios práticos.
O monitor é então desafiado a refletir sobre os conteúdos trabalhados, propor sugestões e/ou fazer uma avaliação com relação aos diferentes meios usados na metodologia de ensino para apresentá-los à turma. Em conjunto com essas atividades, aulas e monitorias, serão desenvolvidos trabalhos os quais serão apresentados no CEG (Congresso de Ensino em Graduação).

Resultados Esperados

Espera-se que com esse projeto de ensino possamos atender na sua totalidade os alunos que cursam a disciplina de topografia no DER (Departamento de Engenharia Rural). Semestralmente são ofertadas sete disciplinas de topografia. Sendo elas:
• TOPOGRAFIA I (0190037 - M1- 1º semestre) com oferta de 40 vagas;
• TOPOGRAFIA II (0190038 - M1- 2º semestre) com oferta de 40 vagas;
• TOPOGRAFIA (0190039 - M1 - 1º e 2º semestre) com oferta de 40 vagas;
• TOPOGRAFIA II (0190042 - M1 e M2- 1º e 2º semestre) com oferta de 65 vagas;
• TOPOGRAFIA I (0190043 – M3 - 1º e 2º semestre) com oferta de 30 vagas;
• TOPOGRAFIA I (0190057 - M1 e M2 - 1º e 2º semestre) com oferta de 60 vagas;
Almeja-se também como resultado desse projeto uma diminuição no número de reprovação, retenção e evasão dos alunos. As atividades desse projeto darão apoio ao processo de ensino- aprendizagem dos alunos e criará um ambiente favorável à exposição de dificuldades e minimização das dúvidas, uma vez que os bolsistas serão capazes de desenvolver uma linguagem de ensino diferente da adotada pelo professor, aproximando-se mais dos alunos.

Indicadores, Metas e Resultados

Poderão ser utilizadas outras fontes de avaliação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DIEGO HUTTNER BUBOLZ2004/05/201831/12/2018
FIORAVANTE JAEKEL DOS SANTOS201/05/201831/12/2018
HENRIQUE EHLERT POLLNOW2004/05/201831/12/2018
LUCAS DOS SANTOS RECH2004/05/201831/12/2018
RODRIGO RIZZI201/05/201831/12/2018
ROGERS ADEMIR DRUNN PEREIRA201/05/201831/12/2018
SERGIO LEAL FERNANDES201/05/201831/12/2018
SUELEN CRISTINA MOVIO HUINCA401/05/201831/12/2018

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