Nome do Projeto
Estudo da Sintaxe da Língua Portuguesa
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Letras - Língua Portuguesa
Resumo
As disciplinas de Sintaxe são disciplinas obrigatórias ministradas nos cinco cursos de Licenciatura em Letras presenciais do CLC no primeiro (Sintaxe I) e no segundo semestre dos cursos (Sintaxe II). Trata-se de uma disciplina complexa que é pré-requisito para disciplinas imediatamente posteriores. Assim, caso o aluno reprove em uma das duas disciplinas, necessariamente atrasa a conclusão de seu curso em um ano. Como a disciplina é complexa e ocorre no início dos cursos de Letras, os alunos precisam do apoio do professor e de monitores.

Objetivo Geral

Aprimorar o estudo da estrutura sintática da língua portuguesa.

Justificativa

A disciplina de Sintaxe I é ofertada no primeiro semestre dos cursos de Licenciatura em Letras. Ocorre que muitos alunos chegam ao curso sem a base necessária para aprofundar seu conhecimento nesta área, o que muitas vezes tem como consequência a evasão ou a reprovação na disciplina. No segundo semestre, é ofertada a disciplina de Sintaxe II, que tem como pré-requisito a Sintaxe I e é igualmente complexa. Trata-se de disciplina essencial para o conhecimento da língua, sobretudo para a formação do professor de língua portuguesa. A disciplina serve de base para outras disciplinas teóricas do curso e para as disciplinas de estágio, daí a importância de que os alunos tenham bom aproveitamento em Sintaxe. Por fim, registre-se o grande número de reprovações na disciplina. No caso do curso de Letras-Português, curso noturno, de 63 alunos, houve 20 reprovações. No curso Letras-Português e Francês foram 19 reprovados em um total de 35 alunos.

Metodologia

A monitoria será oferecida aos alunos das disciplinas de Sintaxe do CLC do primeiro e do segundo semestres. Serão disponibilizados horários de atendimento aos alunos; exercícios de reforço e apoio em sala de aula. Serão realizadas reuniões semanais de estudo e planejamento com o aluno-monitor.

Resultados Esperados

Espera-se reduzir a evasão e a reprovação nas disciplinas e melhorar a média dos alunos que fazem as disciplinas.
Espera-se que o aluno-monitor desenvolva a capacidade de exposição de conteúdos e preparação de material didático.

Indicadores, Metas e Resultados

Este projeto abrange todos os cursos de Letras, uma vez que as disciplinas de Sintaxe são obrigatórias nas cinco Licenciaturas e optativas nos três Bacharelados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LUCIANA IOST VINHAS102/05/201831/12/2018
MARCIA DRESCH202/05/201831/12/2018
PAULA FERNANDA EICK CARDOSO102/05/201831/12/2018
RICHARD WINCKELMANN MOMENTE2004/05/201831/12/2018

Página gerada em 23/04/2024 07:32:55 (consulta levou 0.067836s)