Nome do Projeto
Qualificando o aprendizado do Latim: práticas de ensino e elaboração de materiais
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Letras
Resumo
De modo geral, os alunos chegam à Universidade com poucos conhecimentos acerca da estrutura da língua portuguesa - que se reflete diretamente no ensino da Língua Latina. Morfologia,sintaxe, produção textual são saberes que deveriam ser adquiridos nos ensinos fundamental e médio e não mais o são,,,,Tais dificuldades tornam-se evidentes já nas primeiras aulas de Latim, quando as turmas não conseguem diferenciar um sujeito de um objeto direto, por exemplo. Tendo em vista esses aspectos, torna-se essencial que as instituições de ensino implementem ações de apoio aos alunos que ingressam nos cursos superiores e que, por motivos vários, possuem defasagem de conhecimento que, de alguma forma, deve ser suprida.

Objetivo Geral

Qualificar a aprendizagem do Latim para os estudantes dos Cursos de Letras, atendendo os objetivos previstos nos planos de emsino e nos projetos pedagógicos dos cursos.

Justificativa

Desde os primeiros contatos com as disciplinas de Latim Básico I e Latim Básico II, observa-se, nas turmas (são 3 turmas, com número elevado de estudantes em cada uma) grandes dificuldades referentes à falta de embasamento oriunda dos ensinos fundamental e médio. Devido ás especificidades da Língua Latina, é necessário que os alunos tenham conhecimento a respeito de morfologia e sintaxe que já deveriam possuir - o que não ocorre. Isso faz con que os professores de Latim tenham de ensinar, primeiramente,aspectos básicos da Língua Portuguesa para, depois, introduzir o ensino do Latim. Além disso, o tamanho das turmas dificulta sobremaneira o aprendizado o que faz com que, todos os anos, os alunos solicitem, veementemente, a presença de um monitor.

Metodologia

O professor coordenador do projeto orientará o monitor selecionado na produção de materiais didáticos e no atendimento de alunos das disciplinas de Latim do CLC. Todas as atividades de monitoria serão divulgadas no site, no mural do CLC e nas mídias de cada disciplina. Haverá reuniões periódicas do monitor com sua orientadora, na qual serão analisados os materiais utilizados nas atividades, a receptividade dos alunos frequentadores da monitoria, bem como quaisquer problemas que surjam durante o desenvolvimento do projeto.

Resultados Esperados

Espera-se que o projeto auxilie na redução dos índices de evasão e repetência das disciplinas relacionadas e que melhore as médias dos alunos nessas disciplinas. Como há um monitor de Latim em todos os anos há, pelo menos 25 anos, avalia-se muito bem o impacto muito positivo que pode ocasionar sua presença.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ERIVELTON DE LIMA DA CRUZ2004/05/201831/12/2018
PAULA BRANCO DE ARAUJO BRAUNER201/05/201831/12/2018

Página gerada em 19/04/2024 16:07:29 (consulta levou 0.036480s)