Nome do Projeto
Melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem através da articulação entre teoria e prática na formação em enfermagem
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Resumo
A Faculdade de Enfermagem, a partir de 2009, inovou seu currículo e abordagem metodológica, com a integração entre conteúdos teóricos, competências e habilidades. Neste sentido, o espaço de formação fundamental para o enfermeiro é o Sistema Único de Saúde e, no primeiro semestre, as Unidades Básicas de Saúde do município. Esta proposta de formação inclui a utilização de métodos e ferramentas capazes de contribuir com diferentes formas de aprendizagem, favorecendo processos particularizados do estudante. Desse modo, utiliza-se a abordagem construtivista, através de práticas ativas para que possa ser valorizado o conhecimento prévio dos envolvidos, construindo assim, um espaço de formação e desenvolvimento de novos saberes. Propondo uma avaliação que tenha como princípio proporcionar ao professor e ao aluno oportunidade de percorrerem caminhos de aprendizagem, simultaneamente conhecedores das realidades inerentes a cada um.

Objetivo Geral

Desenvolver programa de monitoria junto ao componente curricular Unidade do Cuidado de Enfermagem I, com vistas a fortalecer a articulação entre teoria e prática e oferecendo espaços protegidos de ensino-aprendizagem, mediante atuação direta do monitor no apoio ao desenvolvimento do Componente Curricular.

Justificativa

A concepção metodológica adotada pela Faculdade de Enfermagem, parte do pressuposto que é necessário que ocorra exposição precoce nos diferentes cenários de aprendizagem da Unidade do Cuidado de Enfermagem I, espaços protegidos de formação, por meio de metodologias que permitam o aprender a aprender com o suporte de facilitadores de aprendizagem, isto é, docentes e monitores.
No componente curricular Unidade do Cuidado de Enfermagem I, no primeiro semestre da graduação, tem-se atingido, rendimento acadêmico inferior a 80%, como no caso do semestre 2016/2. Para que o rendimento seja satisfatório, a contribuição dos monitores é de fundamental importância, principalmente por este componente fazer parte do início da graduação. Assim o presente projeto de ensino busca atender a esta demanda.

Metodologia

Serão desenvolvidas pelo monitor selecionado a participação no planejamento e execução de atividades de simulação e síntese; contribuição nos processos avaliativos nos diferentes cenários; participação de grupos de estudos dirigidos às necessidades dos estudantes do componente;
auxílio a estudantes com dificuldades diagnosticadas nos processos avaliativos e a contribuição em atividades práticas desenvolvidas no território - Unidades Básicas de Saúde: Bom Jesus, Barro Duro, Leocádia, Simões Lopes, Sítio Floresta e Vila Princesa

Resultados Esperados

Aprimorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem reduzindo índices de reprovação, retenção e evasão na Unidade do Cuidado de Enfermagem I - nos cenários de simulação, síntese e território - Unidade Básica de Saúde: Bom Jesus, Barro Duro, Leocádia, Simões Lopes, Sítio Floresta e Vila Princesa.

Indicadores, Metas e Resultados

A partir da inovação do projeto político-pedagógico da graduação em enfermagem identificamos um fortalecimento da postura crítica e reflexiva dos estudantes, incluindo uma inserção em diferentes espaços de formação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AFRA SUELENE DE SOUSA102/05/201831/12/2018
ALINE DOS SANTOS NEUTZLING1
CHRISTIAN LORET DE MOLA ZANATTI102/05/201831/12/2018
FELIPE FERREIRA DA SILVA2004/05/201831/12/2018
RITA MARIA HECK102/05/201831/12/2018
SUELE MANJOURANY SILVA DURO202/05/201831/12/2018
VANDA MARIA DA ROSA JARDIM102/05/201831/12/2018

Página gerada em 24/04/2024 21:55:57 (consulta levou 0.046705s)