Nome do Projeto
Grupo de Estudos Kant
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
07/05/2018 - 30/04/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Filosofia
Resumo
O presente projeto de ensino está inserido num quadro amplo de estudos no âmbito da filosofia prática kantiana e se coaduna com os projetos anteriores que desenvolvemos desde o ingresso na Ufpel. Os estudos sobre a ética kantiana necessitam, para além do conteúdo visto e desenvolvido nas disciplinas do curso de graduação, ser aprofundados e o espaço do grupo de estudos é uma excelente forma de viabilizar este aprofundamento.

Objetivo Geral

Leitura, análise e interpretação da Crítica da razão prática de Kant, visando estabelecer seu lugar sistemático na obra do filósofo seu papel no âmbito da justificação de princípios morais.

Justificativa

Os estudos regulares ao longo do curso de graduação em Filosofia possibilitam, na melhor das hipóteses, uma grande introdução às questões, problemas e respectivos pensadores das história do pensamento ocidental.
De um lado esta inserção nos contextos históricos da Filosofia possibilita aos discentes uma visão geral, ampla e panorâmica das principais sub-áreas da Filosofia como: teoria do conhecimento, filosofia moral, estética, filosofia política etc. Não obstante este ganho em quantidade de informações muitas vezes constata-se a dificuldade de aprofundamento e de maior conhecimento de obras fundamentais de autores considerados clássicos naquelas sub-áreas.
Tal é o caso, por exemplo, da filosofia moral de Kant e respectivamente, sua obra principal Crítica da razão prática.
Neste sentido, o grupo pretende ser um espaço de leitura minuciosa e discussão dos argumentos de Kant em favor de sua ética da autonomia.

Metodologia

Encontros Semanais com duração de até uma hora e meia.
Leitura em conjunto da obra em questão.

Resultados Esperados

- Aprofundamento dos conhecimentos da ética de Kant
- Aperfeiçoamento da capacidade de leitura, análise, interpretação e argumentação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GABRIEL FERNANDES STEIMBRUCH207/05/201830/04/2019
ISADORA FARIAS TABORDES207/05/201830/04/2019
ROBINSON DOS SANTOS207/05/201830/04/2019

Página gerada em 29/03/2024 10:29:05 (consulta levou 0.045142s)