Nome do Projeto
Criação de software para auxílio na correção e realização de exercícios de harmonia e contraponto
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/05/2018 - 06/05/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Resumo
O desenvolvimento tecnológico na área da computação musical tem se ampliado e consolidado dentro das várias práticas musicais, seja na criação ou no ensino. O estudo da harmonia e do contraponto envolve a aquisição de diversas habilidades que podem ser - e é comum que sejam - trabalhadas através de exercícios específicos. Uma parte significativa da avaliação da aquisição destas habilidades pode ser realizada de modo objetivo, o que facilita a sua automatização através de softwares. Neste trabalho iremos identificar as habilidades que podem ser trabalhadas e avaliadas com o auxílio de software, nas disciplinas de Harmonia I, Harmonia II, Harmonia III, Harmonia IV e Contraponto I. Também será realizado o desenvolvimento do software para automatização das tarefas de correção de exercícios - por parte do professor - e de apoio na realização de exercícios - por parte do aluno. Um estudo preliminar das linguagens de programação mais eficientes para esta finalidade, mostrou duas possibilidades mais vantajosas: a combinação javascript, biblioteca de notação Vexflow e WebMIDI, para aplicativo de internet; ou javascript, para aplicativo plugin do MuseScore. Como as duas possibilidades têm o javascript como linguagem comum, é possível que o software possa ser adaptado de uma plataforma para outra.

Objetivo Geral

Criar softwares para o auxílio na correção de exercícios e provas das disciplinas de harmonia e contraponto e para o apoio aos alunos no seu estudo extra-classe.

Justificativa

A grande quantidade de alunos matriculados nas disciplinas de harmonia e contraponto, bem como a metodologia característica destas - a qual envolve a realização de uma grande quantidade de exercícios semanalmente - dificulta a tarefa de correção dos exercícios por parte do professor.
Assim, a automatização da correção de exercícios - ou parte dela - virá beneficiar o trabalho do professor e dos alunos ao proporcionar maior agilidade e rapidez.

Metodologia

O trabalho será dividido em duas grandes estapas. Uma será voltada para as disciplinas de harmonia e a outra para a disciplina de contraponto. Nas duas etapas serão realizados os seguintes procedimentos:
- Análise dos exercícios e provas , com vistas à identificação de habilidades que podem ser avaliadas de forma objetiva;
- Desenvolvimento de versões de testes;
- Testagem de software;
- Correção de problemas;
- Aplicação do software;
- Avaliação dos resultados;

Resultados Esperados

Espera-se que a implementação do software como ferramenta pedagógica possa melhorar o aproveitamento dos alunos na realização de exercícios de harmonia e contraponto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Christian Lucas Teixeira 015/05/201806/05/2019
GUILHERME CAMPELO TAVARES015/05/201806/05/2019
ROGERIO TAVARES CONSTANTE1515/05/201806/05/2019

Página gerada em 25/04/2024 12:04:21 (consulta levou 0.025094s)