Nome do Projeto
Laboratório de Relações Raciais, Direitos Humanos e Direitos da Criança e do Adolescente (Lab R2D2)
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2018 - 01/06/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Psicologia
Resumo
Em seu livro seminal “A natureza do preconceito” (Em inglês, “The nature of prejudice”, 1954), Gordon Allport definiu o preconceito como um sentimento de antipatia direcionada a um grupo social. Desde então, a definição de preconceito sofreu algumas transformações e, hoje, uma de suas concepções possíveis refere-se a uma avaliação negativa relativa a grupos sociais (Eagly & Diekman, 2005) influenciada por viéses no contexto das relações intergrupo (Dovidio & Gaertner, 2010). Essa avaliação negativa tem como consequência a preferência por um grupo em relação a outro. No caso específico do preconceito racial, o objeto da atitude são grupos raciais. O preconceito racial tem sérias consequências tanto para o desenvolvimento dos indivíduos alvos de discriminação como para a sociedade como um todo e, neste sentido, constitui uma séria violação dos direitos humanos.
A compreensão da dinâmica do desenvolvimento das atitudes raciais é fundamental para um entendimento mais amplo sobre os processos discriminatórios que ocorrem na sociedade. De acordo com o senso comum, as crianças desenvolvem preferência por um grupo ou por outro e se tornam preconceituosas em virtude da influência de pais e familiares. É provável, contudo, que o desenvolvimento de preconceito racial seja mais complexo do que uma mera repetição de padrões observados no ambiente familiar e esteja relacionado a fatores como relações intergrupo, contexto cultural e percepção de dominância social. Além disso, apesar de a aprendizagem social evidentemente desempenhar um papel importante neste processo, ela parece não ocorrer de maneira tão lenta como imaginado anteriormente. As crianças apresentam algumas preferências raciais definidas desde pequenas, o que pode ter influência direta sobre a forma como a sociedade compreende o preconceito bem como sobre a elaboração de políticas públicas direcionadas a essa temática.
Objetivo Geral
Apresentar conceitos básicos e discutir criticamente as relações raciais à luz dos conhecimentos advindos da ciência psicológica e dos direitos humanos.