Nome do Projeto
Dr. House Project
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
08/06/2018 - 19/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina
Resumo
Um dos seriados de televisão americana mais assistidos no Brasil dos últimos tempos, House, apresenta o Dr. Gregory House, um médico brilhante que, com a ajuda de sua equipe, desvenda os casos médicos mais bizarros que chegam ao hospital fictício Princeton-Plainsboro. A perspicácia com que analisa sintomas incomuns e apresentações clínicas raras e inesperadas de doenças muitas vezes comuns, cativa o telespectador e a curiosidade dos acadêmicos: seriam casos possíveis de serem encontrados nos hospitais da vida real? Não são escassas as literaturas que abordam essa temática, e muitos concordam que são casos possíveis, embora raros. Porém, mais importante do que a probabilidade de um estudante de medicina algum dia se deparar com algum caso ao estilo do seriado, a grande lição que se pode tirar, adaptando-as ao mundo real, é o pensamento clínico do Dr. House. A maneira com que ele e sua equipe analisam a sintomatologia clínica de seus pacientes, criando a base para uma investigação laboratorial, de imagem e até mesmo comportamental, que beira a genialidade, pode ser utilizada como incentivo e treino ao pensamento clínico racional de qualquer estudante. Com a análise de cada caso apresentado pela série é possível entender o embasamento teórico por trás de suas condutas e exercitar, no aluno, o raciocínio clínico.

Objetivo Geral

Promover discussões de casos clínicos entre profissionais e acadêmicos da área da saúde utilizando-se do seriado “House”.

Justificativa

Com a parceria de professores que trabalham e conhecem o dia a dia dos hospitais da cidade de Pelotas, os alunos poderão debater e aprender com os mesmos as bases teóricas que justificam as condutas tomadas pelo médico fictício, exercitando o pensamento clínico, bem como avaliar as possibilidades e limitações que existem na prática, nos hospitais brasileiros.

Metodologia

Ação: Assistiremos um episódio da série House. Após, algum dos professores coordenadores ou algum professor convidado de especialidade relacionada ao caso principal do episódio irá apresentar um breve resumo sobre o mesmo e sobre as principais hipóteses diagnósticas, opinando a respeito das condutas e comparando com a realidade brasileira. Após, haverá discussão entre alunos e profissionais a partir do episódio assistido e da exposição feita pelo professor correspondente.

Divulgação: será realizada através de perfil nas redes sociais, cartazes na FAMED e no Hospital Escola, além de alunos e professores divulgarem pessoalmente o projeto para outros colegas.

Resultados Esperados

Discussão a respeito de casos clínicos que leve ao aprendizado e melhora do raciocínio clínico de profissionais e acadêmicos da área da saúde, utilizando-se de meio atual, como o seriado House, para atrai-los.
​Integração entre acadêmicos e profissionais em um ambiente em que todos podem opinar com a mesma importância e trazer questões relacionadas ao tema livremente.

Indicadores, Metas e Resultados

Um dos seriados de televisão americana mais assistidos no Brasil dos últimos tempos, House, apresenta o Dr. Gregory House, um médico brilhante que, com a ajuda de sua equipe, desvenda os casos médicos mais bizarros que chegam ao hospital fictício Princeton-Plainsboro. A perspicácia com que analisa sintomas incomuns e apresentações clínicas raras e inesperadas de doenças muitas vezes comuns, cativa o telespectador e a curiosidade dos acadêmicos: seriam casos possíveis de serem encontrados nos hospitais da vida real? Não são escassas as literaturas que abordam essa temática, e muitos concordam que são casos possíveis, embora raros. Porém, mais importante do que a probabilidade de um estudante de medicina algum dia se deparar com algum caso ao estilo do seriado, a grande lição que se pode tirar, adaptando-as ao mundo real, é o pensamento clínico do Dr. House. A maneira com que ele e sua equipe analisam a sintomatologia clínica de seus pacientes, criando a base para uma investigação laboratorial, de imagem e até mesmo comportamental, que beira a genialidade, pode ser utilizada como incentivo e treino ao pensamento clínico racional de qualquer estudante. Com a análise de cada caso apresentado pela série é possível entender o embasamento teórico por trás de suas condutas e exercitar, no aluno, o raciocínio clínico.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARYN COSTA408/06/201819/12/2018
DANIEL BRITO DE ARAUJO208/06/201819/12/2018
FERNANDA BIFANO SOARES408/06/201819/12/2018
PEDRO MARQUES VASQUES408/06/201819/12/2018
RICARDO BICA NOAL208/06/201819/12/2018
THAÍS GONÇALVES ARANTES408/06/201819/12/2018
UMBERTO LOPES DE OLIVEIRA FILHO208/06/201819/12/2018

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