Nome do Projeto
Grupo de Estudos Wittgenstein - Filosofia Analítica
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
21/05/2018 - 30/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Filosofia - Epistemologia
Resumo
Grupo de Estudos que se desenvolve desde 2014 como "extensão", agora passando a ser um grupo de estudos no formato de Projeto de Ensino, visto que o público-alvo consolidou-se com alunos de graduação e pós-graduação da universidade. O foco do grupo é desenvolver estudos e novas perspectivas de interpretação da obra do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein. A obra deste autor é ampla e vasta (pois muitos manuscritos ficaram disponíveis à fortuna crítica), muito embora em vida apenas um livro tenha sido publicado por ele. Temos reconstruído os principais temas e problemas das diferentes "fases" da filosofia do autor. Normalmente, seu pensamento é dividido em duas grandes fases, mas, há autores que sustentam que essa divisão deva ser feita em três fases distintas. Desde 2015, no entanto, os objetivos de estudos do grupo estão voltados à fase final do pensamento do autor, e estamos discutindo, nos originais e comentadores, repercussões das obras pós Investigações Filosóficas, obra publicada post mortem em 1953. Este ano, incluiremos, também, além dos estudos em Wittgenstein, outros temas e problemas relacionados à Filosofia Analítica.

Objetivo Geral

Consolidar o ensino e a pesquisa em Wittgenstein no Departamento de Filosofia, oferecendo formação adicional sobretudo ao ensino de graduação mediante ciclos regulares de estudos;

- Discutir temas e problemas de Filosofia Analítica.

Justificativa

São poucos os filósofos que exerceram mudanças profundas nos rumos da História da Filosofia. Wittgenstein operou duas destas mudanças. Primeiro, com o "Tractatus", provocou uma discussão sobre a natureza do trabalho filosófico, centrando seus esforços sobre a análise lógica da linguagem e apontando os limites das proposições que poderiam ter, ou não, significado. Ao revisar sua própria posição, entretanto, anos mais tarde (post mortem) irá revolucionar a História da Filosofia mais uma vez com os escritos compilados sob o título de "Investigações Filosóficas". Nesta obra, mais uma virada é proporcionada: agora, ao invés da análise lógica da linguagem, o significado das proposições deverá ser buscado na compreensão de como funcionam os diferentes jogos de linguagem, com suas próprias regras, ampliando os horizontes da análise filosófica, ao mesmo tempo que continua apontando "erros" presentes na tradição filosófica que o antecedera.
Wittgenstein, além das duas obras mencionadas, produziu uma série de manuscritos que, após sua morte, foram compilados pela fortuna crítica, e se constituem como importantes elementos para compreendermos suas filosofia como portadora de continuidade.
Nosso grupo de estudos tem se caracterizado por analisar uma série dessas obras, bem como comentários importantes a seu respeito, que são fundamentais à formação filosófica de nossos estudantes de graduação e pós-graduação.

Com isso, também pretendemos reforçar os estudos do Departamento de Filosofia na área de filosofia analítica, proporcionando uma complementação teórica que possa ser útil aos acadêmicos de graduação e pós-graduação, para que possamos ser referência nacional nos estudos em Wittgenstein. É mister reforçar que temos realizados vários eventos sobre Wittgenstein, bem como participado, professores e estudantes, em eventos sobre Wittgenstein em nível nacional.

Metodologia

Encontros semanais de uma hora, nos quais ocorrerá uma apresentação, individual ou em grupos, de temáticas estabelecidas no primeiro encontro, com os pontos centrais mencionados no cronograma deste projeto. Isto deve durar 20 minutos. Após, inicia-se o processo de debates, mediados pelos professores participantes do projeto.

Resultados Esperados

- Aprofundamento dos estudos em Filosofia Analítica no Departamento de Filosofia da Ufpel.
- Consolidação do Grupo de Estudos Wittgenstein.
- Produção de materiais para publicação, porém, também com finalidade didática.

Indicadores, Metas e Resultados

O grupo também pretende publicar artigos científicos em periódicos de reconhecimento nacional. Este Ciclo de Estudos está vinculado ao Grupo de Pesquisa Institucional "Conhecimento, Linguagem e Moralidade".

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDUARDO FERREIRA DAS NEVES FILHO421/05/201830/12/2018
JULIANO SANTOS DO CARMO221/05/201830/12/2018
JULIO HENRIQUE CARVALHO PEREIRA221/05/201830/12/2018
MARIANA MARQUES BURKLE221/05/201830/12/2018

Página gerada em 19/04/2024 17:53:33 (consulta levou 0.030079s)