Nome do Projeto
Teoria e prática do Transporte Terrestre através de visitas técnicas com ênfase nas: Infraestruturas Rodoviária e Ferroviária; Transporte de Passageiros; e Segurança Viária.
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
22/06/2018 - 15/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia de Transportes
Resumo
As organizações empresariais cumprem o função de formadores de valores dentro das sociedades. Mas ao mesmo tempo, a conjuntura atual das organizações é influenciada por características, no qual se destacam a competitividade, clientes cada vez mais exigentes, as sucessivas transformações tecnológicas e a globalização. Estes fatores influenciam e exigem do profissional em Transporte conhecimentos além dos passados em sala de aula. Exige também habilidades e atitudes que venham a garantir a sobrevivência e seu sucesso no mercado cada vez mais dinâmico e mutável. Sob a supervisão do coordenador e dos colaboradores do projeto, são apresentados aos alunos a correlação entre os conhecimentos teóricos obtidos no ambiente acadêmico com a prática da profissão. Visa-se complementar os conhecimentos teóricos obtidos dentro da Universidade por meio de práticas nas organizações empresariais visitadas. Entende-se que o projeto é um excelente complemento profissional ao currículo do curso pois o que não é abordado durante a graduação pode ser complementado com as visitas técnicas propostas, aliado a vivência prática dos alunos.

Objetivo Geral

O projeto objetiva apresentar a interação entre os conhecimentos teóricos adquiridos no ambiente acadêmico com a realidade do mundo
profissional, diversificando o aprendizado dos nossos estudantes através de visitas técnicas durante o período letivo de 2018.

Justificativa

O projeto é de grande relevância social e acadêmica, tanto para os docentes e discentes que participarão do mesmo, como para a comunidade profissional da área, uma vez que se propõe a formação dos participantes, assim como a divulgação do curso de Tecnologia em Transportes Terrestres e da Universidade Federal de Pelotas na região de atuação das empresas visitadas.

Além disso, o presente projeto irá colaborar na formação dos profissionais do presente e futuro, já que estimula o contato do acadêmico com profissionais da área, permitindo o desenvolvimento de pesquisa e ações de práticas, com repercussão imediata e até a possibilidade de estágio na mesma.

Metodologia

Inicialmente, será realizada a confecção de material de divulgação para que possamos ter preenchidas todas as vagas de participação.
Será solicitado à Prefeitura de Eldorado do Sul, através do convênio entre Prefeitura e UFPel, a possibilidade de uso do ônibus da Prefeitura para o deslocamento até as organizações empresariais.

Numa terceira etapa será realizada a divulgação das visitas técnicas propostas entre os alunos que tenham interesse no evento. Para a realização da divulgação, contaremos com a colaboração dos docentes e discentes participantes do projeto, bem como da secretaria do Curso de Tecnologia em Transportes Terrestres, além de divulgação no site do CSTTT.

Tanto os coordenadores do projeto, quanto os docentes e discentes colaboradores, irão organizar as atividades propostas para o dia de cada visita.

Para isto, será realizada uma reunião com os mesmos com 2 semanas de antecedência, no turno da tarde, para que sejam distribuídas as funções de cada um.

Após cada evento, a equipe se reunirá em uma data a ser combinada para organizar os relatórios recebidos dos participantes de cada visita.

Destes, será elaborado um Relatório Parcial que servirá como base para a elaboração do Relatório Final do Projeto.

Resultados Esperados

A partir da interação dos conhecimentos teóricos obtidos no ambiente acadêmico com a prática propiciada pelas visitas técnicas, será possível observar o acréscimo de conhecimentos específicos e práticos, bem como o amadurecimento dos alunos, ambos com a concepção da responsabilidade técnica e social.

Será instigado aos acadêmicos a identificação de problemas e soluções encontradas nas empresas visitadas quanto à área de atuação de cada uma. Será uma forma de estímulo aos acadêmicos para que tenham uma visão crítica e sejam capazes de analisar os detalhes do processo de cada lugar visitado.

Deve-se salientar também que a experiência prática faz com que os alunos aprendam e apliquem normas de segurança no trabalho, pois em todas as visitas são obrigados a utilizar vestimentas adequadas bem como equipamentos de proteção individual.

Indicadores, Metas e Resultados

As datas das visitas técnicas poderão sofrer alguma mudança que será informado no Relatório Final do projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLARA NATALIA STEIGLEDER WALTER222/06/201815/12/2018
FERNANDA DAVID WEBER322/06/201815/12/2018
FLÁVIA CRISTINA CARVALHO FERRAZ122/06/201815/12/2018
LEANDRO PASSOS RANGEL122/06/201815/12/2018
PAULO ROBERTO DA SILVA RAMIRES122/06/201815/12/2018
RAFAEL HOCHMULLER RODRIGUES122/06/201815/12/2018
RAQUEL DA FONSECA HOLZ322/06/201815/12/2018
VINICÍUS PEREIRA DE OLIVEIRA122/06/201815/12/2018

Página gerada em 16/07/2019 17:43:43 (consulta levou 0.054181s)