Nome do Projeto
Grupo de Estudos em Educação Musical e Inclusão- GEEMIN
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/06/2018 - 17/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Resumo
É cada vez mais evidente a necessidade de ações por parte das instituições de ensino que visem o aprofundamento de estudos e pesquisas que objetivem a criação de meios facilitadores para a promoção da inclusão. É preciso considerar que o ensino de música com parte integrante da formação humana é uma área que se preocupa com a inclusão. O que estamos buscando é estduar as possibilidades no campo educacional, especificamente no contexto da educação musical na perspectiva inclusiva, desafio proposto pelas mudanças de paradigmas, onde se considera o papel de aluno para as pessoas com deficiência, e não mais paciente, como no contexto de atendimentos na área de saúde. Estando mu curso de licenciatura torna-se premente um grupo de estudos específicos para este tema.

Objetivo Geral

Formação e atuação de um grupo de Estudos em Educação Musical e Inclusão.

Justificativa

Após grandes mudanças na educação musical brasileira, chegamos ao século XXI com a volta da música nas escolas,
fato que trás à tona diversas questões, entre elas a formação do educador musical, que deve ser adaptada às
mudanças atuais. Entre estas destacamos o tema da inclusão presente também em nosso PPP.
Pensando no ensino da música para todos, há de se incluir também a população de futuros alunos com deficiência.
Segundo Paulon, Freitas e Pinho (2005, p. 28) “os cursos de formação de professores pouco abordam sobre educação
inclusiva e conhecimento acerca das necessidades educacionais especiais dos alunos”, e que o despreparo desses
professores é um dos maiores obstáculos para a educação inclusiva. Pensando nisso seria importante que os
educadores musicais
tivessem conhecimento da importância de atividades musicais para tais alunos.
Quanto ao preparo do educador musical no trabalho com alunos com deficiência Louro, Alonso e Andrade (2012, p. 43)
afirmam que “há caminhos e possibilidades para se alcançar resultados de boa qualidade musical inclusiva, contanto
que o professor se prepare antecipadamente”. Para que isso se concretize são necessários grupos de estudo, pesquisa
que possam dedicar-se ao tema paralelamente à formação do futuro educador musical. No projeto de extensão de
Musicalização de bebês e Musicalização Infantil já temos vários participantes com Autismo e a formação e atuação
desse grupo de estudos viabiliza o aprendizado de nossos acadêmicos participantes dos projetos e também de outros
alunos do curso efetivando o caráter de junção do ensino da pesquisa e da extensão.

Metodologia

Serão realizados encontros semanais para estudo e reflexão acerca dos temas da Educação Musical e Inclusão.
Nestes encontros serão discutidos aspectos referentes as disciplinas pedagógicas do curso e sua relação com as
temáticas da música inclusão.
Elaboração de textos oriundos das reflexões, estudos e leituras realizadas,
Orientações e suporte aos acadêmicos que estejam estagiando e/ou trabalhando em projetos de extensão, PIBID e que
tenham necessidades de orientações sobre o trabalho com música e inclusão.
Estas atividades só poderão ser realizadas efetivamente com o auxílio de alunos bolsistas no monitoramento de
atividades, preparação e estudo ods materiais, etc

Resultados Esperados

Esperamos aprofundamento das temáticas abordadas, melhor conhecimento das necessidade e possibilidades de um
trabalho em educação musical comprometido com a inclusão de todos e todas. Que o grupo fortaleça o projeto de
musicalização infantil que conta com vários participantes que tem deficiência. E ainda que este grupo de estudos seja
relevante na formação dos futuros professores de música, que estes ampliem seus conhecimentos acerca da inclusão e
tenham uma formação mais sólida e que seja inclusiva no real sentido da palavra.

Indicadores, Metas e Resultados

A intenção de criação do Grupo visa integrar as atividades do projeto de Musicalização de Bebês, Musicalização Infantil
das disciplinas de Metodologia do Ensino da Música I e II, Fundamentos da Educação Musical I, II e III e o grupo de
Pesquisa Formação Docente e Educação Musical trabalhando todos na temática da Educação Musical e Inclusão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRÉIA CRISTINA DE SOUZA LANG VILELA1502/06/201817/12/2018
CAMILA BARBOZA CASTRO1502/06/201817/12/2018
DESIRÉE SALLES DA COSTA GONÇALVES1502/06/201817/12/2018
DIOCELENA DOS SANTOS MIRANDA1502/06/201817/12/2018
GUILHERME TRAVAGLI RAMOS1502/06/201817/12/2018
KAUA RODRIGUES CHAGAS1502/06/201817/12/2018
LEIDIANE BORBA DE SOUZA FEIJÓ1502/06/201817/12/2018
LETÍCIA AMARAL LOURO1502/06/201817/12/2018
LUANA MEDINA DE BARROS1502/06/201817/12/2018
LUIS GUSTAVO DE SALES E SILVA1502/06/201817/12/2018
MARINA FONSECA HASSAN1502/06/201817/12/2018
Mileny Jouglard Gomes1502/06/201817/12/2018
QUEZIA TABORDES GONÇALVES1502/06/201817/12/2018
REGIANA BLANK WILLE402/06/201817/12/2018

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