Nome do Projeto
O Planeta Visto do Espaço
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
26/04/2018 - 04/07/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Resumo
Dados adquiridos por sensores remotos a bordo de satélites possibilitam a visualização e o estudo das diferentes paisagens naturais que compõem os biomas da superfície do nosso planeta. Para a melhor compreensão da alteração espacial que ocorre ao longo dos anos nestas paisagens, faz-se necessária a constante atualização acerca das tecnologias de aquisição de dados de sensoriamento remoto e das ferramentas tecnológicas disponíveis. Praticamente todos os anos novas plataformas são lançadas ao espaço por diferentes agências espaciais, levando a bordo sensores remotos de diferentes configurações e com diferentes possibilidades de imageamento. Ainda, programas computacionais de processamento digital de imagens são constantemente atualizados, apresentando novos recursos para a interpretação e a extração de informações de dados de sensores remotos. Este projeto visa manter as disciplinas de Sensoriamento Remoto, Interpretação de Imagem e Processamento Digital de Imagem com conteúdos sempre atualizados e motivadores, dando ênfase às tecnologias de aquisição e interpretação de dados de sensores remotos para o estudo das paisagens naturais da superfície terrestre.

Objetivo Geral

Elaboração de material didático inovador, capaz de impactar positivamente a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e o desempenho acadêmico dos discentes matriculados nas disciplinas que envolvem a interpretação e a extração de informações de imagens de sensores remotos orbitais. Aperfeiçoar os conhecimentos teóricos e práticos dos discentes envolvidos no projeto.

Justificativa

Não se pode negar o valor dos biomas para a manutenção da vida, a sobrevivência das espécies e o equilíbrio de todo sistema vivo do nosso planeta. No entanto, nas últimas décadas, as paisagens naturais vem sofrendo alterações ao longo dos anos, como consequência da destruição dos biomas por ações antrópicas (queimadas, avanço urbano, extração ilegal de madeira, pecuária e agricultura não sustentáveis).
A atual importância do tema, aliada à necessidade de estreitamento da relação ensino-aprendizagem nas disciplinas de Sensoriamento Remoto, Interpretação de Imagem e Processamento Digital de Imagem, é fonte motivadora para a proposição deste projeto. Nele, os discentes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos práticos e teóricos, com materiais didáticos atualizados, acerca das diferentes tecnologias e técnicas envolvidas na aquisição, interpretação e extração de informações das paisagens naturais do nosso planeta via dados de sensoriamento remoto.

Metodologia

- estudo dos principais biomas presentes na superfície terrestre e as alterações sofridas ao longo do tempo
- download semestral de imagens de sensores remotos orbitais a partir de diferentes bases de dados
- estudo de técnicas de processamento digital de imagens
- pré-processamento das imagens
- caracterização espectral dos biomas em imagens de sensores remotos orbitais de diferentes configurações
- preparação de material didático-pedagógico
- geração de relatórios semestrais, caracterizando teórica e espectralmente as alterações nos biomas estudados

Resultados Esperados

Produzir material didático motivador, que instigue o interesse dos discentes por assuntos que envolvam a aplicação de dados de sensores remotos para o estudo da meio ambiente; impactar positivamente o desempenho acadêmico dos discentes, reduzindo a retensão/evasão do Curso.
Aos alunos envolvidos no projeto: propiciar o aperfeiçoamento do que se estuda em sala de aula e das habilidades para interpretação de dados espectrais, utilizando como caso de estudo os diferentes ambientes presentes na superfície do nosso planeta.

Indicadores, Metas e Resultados

Como o início deste projeto estava previsto para 26 de abril de 2018, algumas das atividades já foram iniciadas pelos discentes. Assim, solicito a alteração da data inicial deste projeto para a prevista originalmente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIELA ARNOLD TISOT1026/04/201804/07/2019
DIULIANA LEANDRO126/04/201804/07/2019
JENNIFER NUNES MELO204/07/201804/07/2019
NATÁLIA DA SILVA EREIAS104/07/201804/07/2019

Página gerada em 26/04/2024 13:06:43 (consulta levou 0.032142s)