Nome do Projeto
Monitoria para as disciplinas de Sensoriamento Remoto, de Interpretação Visual de Imagem e de Processamento Digital de Imagem
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
29/06/2018 - 29/06/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Resumo
Em meio à mudanças tão amplas e dinâmicas que ocorrem espacialmente na superfície terrestre, o sensoriamento remoto representa, atualmente, uma das principais ciências e tecnologias para a realização do mapeamento e do monitoramento das dinâmicas espaciais dos territórios. Os sensores remotos orbitais, mais especificamente, são capazes de adquirir informações de forma sinóptica e periódica da superfície terrestre, possibilitando além do mapeamento, a compreensão dos fatores envolvidos, como por exemplo, no vigor vegetativo e produtividade agrícola, na expansão e na retração do crescimento das cidades, no avanço da fronteira agrícola, na diversidade de uso da terra, nas ilhas de calor urbanas, na degradação do meio ambiente, dentre outros. Para que dados de sensoriamento remoto sejam interpretados corretamente, faz-se necessária a compreensão dos princípios físicos envolvidos na aquisição dos dados pelos sensores, assim como das tecnologias e das técnicas utilizadas para a extração de informações. Nos Cursos de Geoprocessamento e de Engenharia Agrícola, estes assuntos são abordados nas disciplinas de Sensoriamento Remoto, de Interpretação de Imagem e de Processamento Digital de Imagem.

Objetivo Geral

Apoio aos discentes matriculados nas disciplinas de Sensoriamento Remoto, de Interpretação Visual de Imagem e de Processamento Digital de Imagem, tanto do Curso de Geoprocessamento quanto de Engenharia Agrícola. Oportunizar maior envolvimento dos discentes matriculados nas disciplinas com os assuntos trabalhados em sala de aula, favorecendo o aumento do desempenho acadêmico e a redução das taxas de evasão e retensão.

Justificativa

A correta utilização, interpretação e extração de informações de dados adquiridos por sensores remotos, depende da compreensão dos processos físicos envolvidos na aquisição do dado pelo sensor até o conhecimento dos processamentos a serem realizados pelo usuário final. Atualmente, produtos de sensoriamento remoto são gerados com facilidade com facilidade, graças às ferramentas computacionais com interfaces cada vez mais amistosas. No entanto, percebe-se a falta de conhecimento dos processos envolvidos em muitos produtos produzidos por esta geotecnologia. Assim, pretende-se com este projeto aumentar o envolvimento dos discentes nas disciplinas de Sensoriamento Remoto, de Interpretação de Imagem e de Processamento Digital de Imagem, aumentando seu desempenho acadêmico e suas competências, motivando-os quanto à área de atuação e reduzindo a evasão e a retenção nos Cursos envolvidos.

Metodologia

Os conteúdos teóricos e práticos a serem abordados em sala de aula, assim como exercícios e demais atividades, serão encaminhados aos monitores com antecedência de uma semana à sua apresentação em sala de aula, possibilitando a revisão dos conteúdos, o esclarecimento de dúvidas sobre os assuntos e a realização prévia dos exercícios teóricos e práticos.

Resultados Esperados

Maior compreensão dos assuntos abordados em sala de aula.
Aumento da motivação dos discentes pelos assuntos abordados nas disciplinas.
Aumento do desempenho acadêmico e das competências.
Diminuição da retenção e da evasão acadêmica nos Cursos envolvidos neste projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIEL BAPTISTA DE MEDEIROS404/07/201829/06/2019
DANIELA ARNOLD TISOT429/06/201829/06/2019
JEFERSON LUIZ FIGUEIREDO COUTO404/07/201804/12/2018
JENNIFER NUNES MELO429/06/201829/06/2019
NATÁLIA DA SILVA EREIAS429/06/201829/06/2019

Página gerada em 18/04/2024 01:17:51 (consulta levou 0.024800s)