Nome do Projeto
SPEaking Petroleum UFPEL
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
13/07/2018 - 12/07/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Química - Petróleo e Petroquímica
Resumo
O projeto de ensino SPEaking Petroleum – UFPel foi idealizado por membros da equipe SPE-UFPel e se propõe a desenvolver e trazer benefícios para os alunos do Centro de Engenharias interessados em praticar a língua inglesa.
Objetivo Geral
O objetivo principal do projeto é ampliar o conhecimento na língua inglesa para todos os alunos do Centro de Engenharias, porém com temas direcionados ao setor de óleo e gás.
Justificativa
É essencial que um Engenheiro de Petróleo tenha conhecimento na língua inglesa, também a prática oral dos conhecimentos adquiridos influenciarão na formação do engenheiro, com isso, buscou-se um meio de auxiliar e complementar esta tarefa através do projeto SPEaking Petroleum - UFPel.
Consiste em promover rodas de conversação em inglês enfocando em temas, discussões e termos técnicos da indústria do petróleo.
No momento, o curso Engenharia de Petróleo da Universidade Federal de Pelotas não possui algo similar a este projeto e nas demais universidades do Brasil é algo pouco explorado, através da inexistência de tal proposta. Com isso, viu-se uma oportunidade de inovação para o curso, e especialmente reconhecimento do Capítulo SPE-UFPel por parte das engenharias da UFPel.
Além de inovar, o projeto carrega consigo um aprimoramento das habilidades de uma segunda língua(inglês) para os alunos em formação e um contato maior com termos técnicos usados na Indústria de óleo e Gás que não são vistos durante o curso.
Consiste em promover rodas de conversação em inglês enfocando em temas, discussões e termos técnicos da indústria do petróleo.
No momento, o curso Engenharia de Petróleo da Universidade Federal de Pelotas não possui algo similar a este projeto e nas demais universidades do Brasil é algo pouco explorado, através da inexistência de tal proposta. Com isso, viu-se uma oportunidade de inovação para o curso, e especialmente reconhecimento do Capítulo SPE-UFPel por parte das engenharias da UFPel.
Além de inovar, o projeto carrega consigo um aprimoramento das habilidades de uma segunda língua(inglês) para os alunos em formação e um contato maior com termos técnicos usados na Indústria de óleo e Gás que não são vistos durante o curso.
Metodologia
Para alcançar os objetivos do Projeto de Ensino, SPEaking Petroleum – UFPel serão criadas turmas semestrais com no máximo vinte alunos participantes, incluindo alunos aptos a ministrarem as conversações e docentes que terão a função de coordenar o projeto. As rodas de conversação terão a seguinte estrutura:
Professor Coordenador e Colaborador: Docentes que terão a função de direcionar o rumo dos estudos em determinado e método de avaliação das atividades do grupo;
Organizador: Discentes que serão responsáveis pela organização, inscrição e apoio aos participantes;
Ministrantes: Discentes com domínio da língua inglesa, alunos que tenham residido no exterior ou participado de programas de intercâmbio. Terão a função de comandar e orientar as rodas de conversação, bem como organizar as atividades a serem realizadas em cada encontro.
Participantes: Discentes que tenham interesse em participar das rodas de conversação.
Para que as atividades cotidianas possam ser realizadas com organização e qualidade, faz-se necessário que o SPEaking Petroleum SPE UFPel disponha de um espaço físico adequado. Com relação à demanda citada, a Direção do Centro de Engenharias (CEng), em conjunto com a Coordenadoria do Curso envolvido disponibilizam a estrutura física disponível, nos prédios do Campus II UCPel, para uso dos membros do SPEaking Petroleum UFPel.
Professor Coordenador e Colaborador: Docentes que terão a função de direcionar o rumo dos estudos em determinado e método de avaliação das atividades do grupo;
Organizador: Discentes que serão responsáveis pela organização, inscrição e apoio aos participantes;
Ministrantes: Discentes com domínio da língua inglesa, alunos que tenham residido no exterior ou participado de programas de intercâmbio. Terão a função de comandar e orientar as rodas de conversação, bem como organizar as atividades a serem realizadas em cada encontro.
Participantes: Discentes que tenham interesse em participar das rodas de conversação.
Para que as atividades cotidianas possam ser realizadas com organização e qualidade, faz-se necessário que o SPEaking Petroleum SPE UFPel disponha de um espaço físico adequado. Com relação à demanda citada, a Direção do Centro de Engenharias (CEng), em conjunto com a Coordenadoria do Curso envolvido disponibilizam a estrutura física disponível, nos prédios do Campus II UCPel, para uso dos membros do SPEaking Petroleum UFPel.
Resultados Esperados
Todas as atividades presentes neste Projeto foram pensadas para que
objetivos fossem alcançados, espera-se que após a formação dos alunos, ocorra alguns impactos, tais como:
1. Profissionais seguros e preparados para o mercado de trabalho, atuando tanto em território nacional, como em internacional;
2. Profissionais seguros e preparados para realizarem entrevistas de emprego em inglês;
3. Profissionais capazes de reconhecerem sem dificuldade termos técnicos da indústria petrolífera;
4. Reconhecimento do Capítulo Estudantil SPE – UFPel;
5. Despertar interesse dos alunos ao curso;
6. Maior contato entre profissionais da área e os alunos;
objetivos fossem alcançados, espera-se que após a formação dos alunos, ocorra alguns impactos, tais como:
1. Profissionais seguros e preparados para o mercado de trabalho, atuando tanto em território nacional, como em internacional;
2. Profissionais seguros e preparados para realizarem entrevistas de emprego em inglês;
3. Profissionais capazes de reconhecerem sem dificuldade termos técnicos da indústria petrolífera;
4. Reconhecimento do Capítulo Estudantil SPE – UFPel;
5. Despertar interesse dos alunos ao curso;
6. Maior contato entre profissionais da área e os alunos;
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRIELE ANTOLINI ZAMBELLI | 4 | 13/07/2018 | 12/07/2019 |
ANDRÉA GONÇALVES FERREIRA | 4 | 13/07/2018 | 12/07/2019 |
ANNA GABRIELLY PEREIRA SOUZA | 4 | 13/07/2018 | 12/07/2019 |
CAMILA CRISTINA DE SOUZA | 4 | 13/07/2018 | 12/07/2019 |
CARLITA FELCHER LEMES | 4 | 13/07/2018 | 12/07/2019 |
DIANA SANTOS NESS | 4 | 13/07/2018 | 12/07/2019 |
EDUARDO RAMIRES DOS SANTOS | 4 | 13/07/2018 | 12/07/2019 |
ERICK MARTINEZ ZANINI | 4 | 13/07/2018 | 12/07/2019 |
FERNANDA VAZ ALVES RISSO | 4 | 13/07/2018 | 12/07/2019 |
GUILHERME NUNES VIEIRA | 4 | 13/07/2018 | 12/07/2019 |
ISIS FELTRIN STEINER | 4 | 13/07/2018 | 12/07/2019 |
JOANA ETELVINA VARELLA PACHECO | 4 | 13/07/2018 | 12/07/2019 |
JOÃO GUILHERME CYRILLO KERN | 4 | 13/07/2018 | 12/07/2019 |
JULIA DIAS PIEGAS | 4 | 13/07/2018 | 12/07/2019 |
JÉFERSON BARBOSA DA SILVA | 4 | 13/07/2018 | 12/07/2019 |
LISLAINE DOS SANTOS BARBOSA | 4 | 13/07/2018 | 12/07/2019 |
MAURÍCIO THUROW MACHADO | 4 | 13/07/2018 | 12/07/2019 |
MAYARA PASSOS BERGMANN | 4 | 13/07/2018 | 12/07/2019 |
RAPHAELA FRANCO ROMANO | 4 | 13/07/2018 | 12/07/2019 |
REID WILLIAN GONÇALVES DE ARAGÃO | 4 | 13/07/2018 | 12/07/2019 |
SUELEN DIANA DE AQUINO | 4 | 13/07/2018 | 12/07/2019 |
VALMIR FRANCISCO RISSO | 4 | 13/07/2018 | 12/07/2019 |
VERONICA DA SILVA BECKMANN | 4 | 13/07/2018 | 12/07/2019 |
VINICIUS PEREIRA CASANOVA CAMPOS | 4 | 13/07/2018 | 12/07/2019 |