Nome do Projeto
Projeto Monitoria Voluntária - Unidade Clínica Odontológica II
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
09/07/2018 - 03/09/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
Atuar como monitor nas atividades, especialmente as práticas, da disciplina de Unidade Clínica Odontológica II (UCO II), da Faculdade de Odontologia.

Objetivo Geral

Atuar como monitor nas atividades, especialmente as práticas, da disciplina de Unidade Clínica Odontológica II (UCO II), da Faculdade de Odontologia.

Justificativa

A disciplina de Unidade Clínica Odontológica II é uma disciplina teórico-prática ministrada no sexto semestre do curso de Odontologia com carga horária de 191 horas, sendo que o componente prático consiste em atividades ambulatórias, com atendimento clínico de pacientes, que realizam os mais diversos procedimentos dentros das especialidades de periodontia, dentística e endodontia. Nesta disciplina que o acadêmico refina o contato com pacientes, necessitando assim de supervisão direta. Ainda em relação ao componente prático, em função do grande número de acadêmicos na disciplina (em torno de 45 a cada semestre) e do reduzido espaço físico, há necessidade de dividir cada turma em 2 ambientes clínicos disponíveis na FO-UFPel, afim de que todos possam cumprir com os objetos da disciplina. Assim, a presença de discentes monitores, auxiliaria na condução das aulas práticas, especialmente clínicas, atuando e apoiando diretamente junto aos acadêmicos na execução de procedimentos básicos, aos quais os graduandos apresentam experiência e domínio. Ainda, os monitores teriam a oportunidade de orientar atividades discentes, contribuindo para sua formação acadêmico-profissional.

Metodologia

Os monitores irão desenvolver atividades de supervisão e orientação dos discentes na disciplina Unidade de Clinica Odontológica II, assim como no auxílio aos docentes da disciplina, atuando especificamente:
- na orientação durante as aulas práticas ambulatórias em que se executam procedimentos básicos nas áreas de dentística, periodontia e endodontia;
- na orientação durante as aulas práticas laboratoriais em que se interpretam técnicas radiográficas odontológicas;
- no auxílio docente durante a condução das aulas teóricas;
- nos estudos adicionais extra-classe para desenvolvimento de atividades complementares a clínica, como enceramento diagnóstico e confecção de planos de tratamentos

Resultados Esperados

Espera-se que os acadêmicos envolvidos na atividade de monitoria possam ter a experiência que um docente tem em orientar as atividades discentes, contribuindo com sua formação acadêmico-profissional. Ainda, acredita-se que a atividade de monitoria contribuia com o estudo extra-classe dos discentes da disciplina e do próprio monitor, contribuindo no processo de aprendizagem e diminuindo, consequentemente, eventuais dificuldades dos acadêmicos que possam levar à reprovação e retenção na disciplina.

Indicadores, Metas e Resultados

O discente monitor será estimulado a realizar estudos em relação à sua experiência na função, no que se refere à sua capacitação como profissional e ao seu auxílio no processo ensino-aprendizagem. Estes estudos deverão ser divulgados em congressos e encontros na área de ensino.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDUARDO TROTA CHAVES409/07/201803/09/2018
FABIO GARCIA LIMA809/07/201803/09/2018
MARCIA BUENO PINTO809/07/201803/09/2018
MAURÍCIO DALMASO LEMOS209/07/201803/09/2018
NADIA DE SOUZA FERREIRA809/07/201803/09/2018
NATALIA MARCUMINI POLA809/07/201803/09/2018

Página gerada em 24/04/2024 19:13:37 (consulta levou 0.040646s)