Nome do Projeto
Módulo de Acesso Venoso Periférico em Emergências
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/10/2018 - 19/11/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Resumo
Um atendimento de excelência e de qualidade que possa apresentar atitudes imediatas em situações de estresse
requerem ao profissional medico pericia e técnica. Frente a essa realidade o cenário emergencial exige conhecimento
que o aluno pouco vivencia durante a faculdade. trazer o campo real, da pratica do dia a dia de profissionais, usuários e
gestores mostra-se fundamental para resolução para os problemas encontrados na assistência a saúde e para a
qualificação do cuidado prestado aos sujeitos (BATISTA; GONÇALVES, 2011). A qualificação e a incorporação do
cuidado devem estar presentes no processo educativo tanto dos acadêmicos quanto dos professores envolvidos e solidificam uma interação de varias
facetas entre o atendimento e suas intercorrências. Pensando dessa forma, a interação de diversos atores se fazem
presentes na perfeição da engrenagem de aprendizado e no cotidiano dos futuros médicos. Cabe ressaltar que a
inserção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem direciona ações em situações de emergência conferindo
autonomia suficiente para intervenções precisas e imediatas.
Objetivo Geral
Ensinar a técnica de acesso venoso periférico em veia antecubital para situações de emergência para estudantes de medicina.
Justificativa
Identificou-se que a punção de veia periférica é um dos procedimentos mais comumente realizados, seja no
atendimento pré-hospitalar ou hospitalar, e que requer segurança e eficácia.
Este procedimento tecnicamente simples e frequentemente essencial para tratar os nossos pacientes rotineiramente
são executados pela equipe de enfermagem, conferindo aos médicos os procedimentos de aspecto mais invasivo.
As veias dos membros superiores são as mais frequentemente utilizadas em função de seus calibres e facilidade de
visualização. Na seleção da veia a ser puncionada devem ser preferidas as de trajeto mais retilíneo, evitando regiões
de flexão.
Na seleção do tipo de cateter, no caso de necessidade de rápido fluxo, deve-se dar preferência aos cateteres curtos e
calibrosos (Lei de Poiseuille).
atendimento pré-hospitalar ou hospitalar, e que requer segurança e eficácia.
Este procedimento tecnicamente simples e frequentemente essencial para tratar os nossos pacientes rotineiramente
são executados pela equipe de enfermagem, conferindo aos médicos os procedimentos de aspecto mais invasivo.
As veias dos membros superiores são as mais frequentemente utilizadas em função de seus calibres e facilidade de
visualização. Na seleção da veia a ser puncionada devem ser preferidas as de trajeto mais retilíneo, evitando regiões
de flexão.
Na seleção do tipo de cateter, no caso de necessidade de rápido fluxo, deve-se dar preferência aos cateteres curtos e
calibrosos (Lei de Poiseuille).
Metodologia
No dia 03 de Outubro de 2017, será apresentada a proposta do curso aos que pretendem participar e será agendado um teste. Neste dia,será iniciado o projeto com a seleção dos candidatos . Esse teste ocorrerá em até 2 semanas e servirá como pré-teste. Ambos constarão de uma média de 20 questões objetivas. Após a seleção, iniciarão-se aulas semanais com duas horas de duração. O conteúdo programático será abordado
conforme os assuntos listados:
1 Técnicas asséptica/ lavagem das mãos;
2 Noções básicas de lixo hospitalar;
3 Anatomia venosa do membro superior de adultos;
4 Indicações de acesso venoso periférico calibroso em adultos;
5 Punção venosa periférica em veia anticubtal calibrosa.
conforme os assuntos listados:
1 Técnicas asséptica/ lavagem das mãos;
2 Noções básicas de lixo hospitalar;
3 Anatomia venosa do membro superior de adultos;
4 Indicações de acesso venoso periférico calibroso em adultos;
5 Punção venosa periférica em veia anticubtal calibrosa.
Resultados Esperados
Espera-se que os alunos sejam capazes de realizar a punção venosa periférica em veia antecubital calibrosa ao
término do curso. E detenham conhecimento suficiente sobre a técnica para responder mais de 70% do pós-teste.
término do curso. E detenham conhecimento suficiente sobre a técnica para responder mais de 70% do pós-teste.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE MESSIAS MENDES FILHO | 8 | 15/10/2018 | 19/11/2018 |
CLARA DE CASTRO SILVA MENEGALE | 4 | 15/10/2018 | 19/11/2018 |
CLAUDIA CALDEIRA GOMES | 10 | 15/10/2018 | 19/11/2018 |
DOUGLAS SIMÃO DA SILVA | 4 | 15/10/2018 | 19/11/2018 |
FELIPE BARBOSA BUTZE | 4 | 15/10/2018 | 19/11/2018 |
FLÁVIA OZAKI BARBOSA BARRACH | 4 | 15/10/2018 | 19/11/2018 |
GABRIEL DANIELLI QUINTANA | 4 | 15/10/2018 | 19/11/2018 |
GABRIEL DE CASTRO PANDOLPHI PEREIRA | 4 | 15/10/2018 | 19/11/2018 |
GABRIELE VARGAS BOZZATO | 8 | 15/10/2018 | 19/11/2018 |
JENIFER PASQUALOTTO CÂNDIA | 4 | 15/10/2018 | 19/11/2018 |
LAURA BENINI ALVES DOS SANTOS | 4 | 15/10/2018 | 19/11/2018 |
LUCAS MARQUES DA SILVA | 4 | 15/10/2018 | 19/11/2018 |
LUCIANA RODRIGUES DOS SANTOS | 12 | 15/10/2018 | 19/11/2018 |
MARIA DE LOURDES SILVEIRA BRASIL | 12 | 15/10/2018 | 19/11/2018 |
MARINA PIRES ALMEIDA | 4 | 15/10/2018 | 19/11/2018 |
MARINA VON BRIXEN MONTZEL DUARTE DA SILVA | 4 | 15/10/2018 | 19/11/2018 |
MATHEUS FAGUNDES LEMOS | 4 | 15/10/2018 | 19/11/2018 |
MATHEUS MARQUES COSTA E SILVA | 4 | 15/10/2018 | 19/11/2018 |
MATHEUS ZENERE DEMENECH | 4 | 15/10/2018 | 19/11/2018 |
PEDRO CRESPO GARCIA VARGAS | 4 | 15/10/2018 | 19/11/2018 |
SAMIR LUIZ DOS SANTOS SCHNEID | 10 | 15/10/2018 | 19/11/2018 |
TIALISSON GUTERRES SCOTTI | 4 | 15/10/2018 | 19/11/2018 |
YGOR COLTZ DE ALBUQUERQUE | 4 | 15/10/2018 | 19/11/2018 |