Nome do Projeto
Estudos em síndrome de Down
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/05/2019 - 18/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Educação Especial
Resumo
O projeto de ensino Grupo de estudos em síndrome de Down originou-se de uma demanda imposta pelo projeto de
Extensão Novos Caminhos que alfabetiza jovens com síndrome de Down e outras deficiências. Para atuação na prática
da sala de aula muitos conhecimentos ainda não abordados no curso são necessários além de uma discussão
aprofundada de metodologias de alfabetização e do ensino de língua materna.
Objetivo Geral
Instrumentalizar os estudantes atuantes no projeto de Extensão Novos Caminhos e demais alunos interessados para
atuação em classes inclusivas, especialmente no tocantes a alunos com Síndrome de Down e deficiência Intelectual.
atuação em classes inclusivas, especialmente no tocantes a alunos com Síndrome de Down e deficiência Intelectual.
Justificativa
A proposta justifica-se primeiramente por estar atrelada a um projeto de extensão para o qual os integrantes
necessitam de capacitação. Além dos participantes/ministrantes do projeto de extensão, são destinadas mais 10 vagas
para os estudantes do Curso de Pedagogia. Outra justificativa vem dos poucos estudos
relacionados à prática na sala de aula com alunos com síndrome de Down e outras deficiências. Soma-se a isso o fato
de ser uma oportunidade de contabilização de carga horária na grade curricular do curso - que exige 200 horas em
atividades diversificadas.
necessitam de capacitação. Além dos participantes/ministrantes do projeto de extensão, são destinadas mais 10 vagas
para os estudantes do Curso de Pedagogia. Outra justificativa vem dos poucos estudos
relacionados à prática na sala de aula com alunos com síndrome de Down e outras deficiências. Soma-se a isso o fato
de ser uma oportunidade de contabilização de carga horária na grade curricular do curso - que exige 200 horas em
atividades diversificadas.
Metodologia
O grupo terá encontros semanais, quartas-feiras, das 17h até 19h em que serão abordados os temas
elencados como prioritários: alfabetização e suas diferentes propostas para pessoas com deficiência; a construção do número por criança, jovens e adultos com
deficiência. Os encontros partirão de leituras prévias feita pelo grupo e a cada dia uma dupla será a responsável pela
apresentação e debate.
elencados como prioritários: alfabetização e suas diferentes propostas para pessoas com deficiência; a construção do número por criança, jovens e adultos com
deficiência. Os encontros partirão de leituras prévias feita pelo grupo e a cada dia uma dupla será a responsável pela
apresentação e debate.
Resultados Esperados
Dentre os resultados esperados tem-se o desenvolvimento de atividades acadêmicas em padrões de qualidade,
mediante a proposição de estudos;
A contribuição com a política de diversidade, tanto na instituição, quanto no futuro mercado de trabalho e no próprio
projeto de Extensão em que alguns dos participantes atuarão;
Esperamos, ainda, que os participantes sejam capazes formular novas estratégias de desenvolvimento e
modernização de práticas educativas inclusivas.
mediante a proposição de estudos;
A contribuição com a política de diversidade, tanto na instituição, quanto no futuro mercado de trabalho e no próprio
projeto de Extensão em que alguns dos participantes atuarão;
Esperamos, ainda, que os participantes sejam capazes formular novas estratégias de desenvolvimento e
modernização de práticas educativas inclusivas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Ana Lucia Rodrigues de Oliveira | 11 | 02/10/2019 | 11/12/2019 |
CELIANE DE FREITAS RIBEIRO | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
DIULI ALVES WULFF | 2 | 22/05/2019 | 18/12/2019 |
DULIANI NILSON ACOSTA | 2 | 15/05/2019 | 17/07/2019 |
GILSENIRA DE ALCINO RANGEL | 2 | 15/05/2019 | 18/12/2019 |
HENRIQUE DOS SANTOS ROMEL | 2 | 20/11/2019 | 11/12/2019 |
LUCIANA BRAZ DOS SANTOS | 2 | 22/05/2019 | 18/12/2019 |
MONICA DE LOURDES KAZIMOTO ALVES | 2 | 15/05/2019 | 17/07/2019 |
ROSEMERI JUNQUER ORCELLI | 2 | 15/05/2019 | 17/07/2019 |