Nome do Projeto
"Ensinagens" sobre o cotidiano em Terapia Ocupacional
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
24/09/2018 - 19/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Resumo
A disciplina optativa "Atividades e Recursos Terapêuticos - Cotidiano", ofertada em 2018/2, aborda os fundamentos epistemológicos da Terapia Ocupacional a partir do debate sobre o cotidiano em interface com a sociologia, antropologia e filosofia. A disciplina contém 3 créditos, sendo que um terço do tempo é dedicado às atividades práticas de observação de diferentes cotidianos. Entram no escopo temático a relação entre cotidiano e a história; vida genérica e particular; estudo de diferentes cotidianos (escolar, hospitalar, urbano e de diferentes etnias) em situações de crise/vulnerabilidade como em processos de adoecimento, pobreza, violência e privação; notas etnográficas e observação participante; abordagens terapêuticas ocupacionais de base crítica/ emancipatórias e saberes leigos. Tais conteúdos dialogam com todas as unidades curriculares, o que coloca a temática do cotidiano como possível eixo integrador de saberes que por vezes são tratados isoladamente. Em vista disso, propõem-se a potencialização do ensino por meio dos seguintes dispositivos: monitoria, trabalho conjunto de docentes e diálogos entre discentes em diferentes estágios de formação.

Objetivo Geral

Desenvolver abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente a formação acadêmica dos discentes da disciplina.

Justificativa

Tendo em vista a densidade e amplitude do conteúdo, somada à proposta de inovar na metodologia de ensino ao pluralizar os saberes, espera-se que o projeto seja importante facilitador dos processos de "ensinagem".
Em relação aos monitores, há enriquecimento curricular por meio da iniciação à docência. Para os demais alunos matriculados, este apoio amplia as trocas entre pares, aquecendo os momentos de debate e reflexão. Já do ponto de vista docente, espera-se que o projeto oportunize o aprimoramento de metodologias de ensino ativas e inovadoras.
Os professores do curso de Terapia Ocupacional também serão convidados a contribuírem com a orientação dos monitores e, em determinado momento, o produto cognitivo elaborado ao longo da disciplina será compartilhado com os estudantes de outras disciplinas.

Metodologia

A disciplina ART Cotidiano foi pensada com base na “Ecologia dos Saberes” de Boaventura S. Santos (2007), de forma a incluir no escopo de debates quaisquer formas de saber-fazer advindas de práticas sociais cotidianas, não-científicas, leigas e “invisíveis”. Para tanto, serão priorizados os métodos de teor democratizante, estimulando a racionalidade estética-expressiva, a autoria, a rebeldia epistêmica e formas de reconhecimento mútuo (Oliveira, 2016).
As aulas acontecerão semanalmente às quartas-feiras, de 8:50 às 11:50, na Faculdade de Medicina da UFPel. Os/as monitores/as deverão atuar como mediadores das atividades de ensino elenacadas abaixo:
• Aulas dialogadas;
• Portfólio: toda aula deve ser registrada a fim de compor o Portfólio Reflexivo/Criativo a ser compartilhado ao final da disciplina;
• Clube de saberes: em cada aula, um grupo se encarregará de apresentar o texto referência, numa roda de conversa, usando de uma dinâmica criativa de leitura disparadora;
• Projeto Sombra: observação e registro de atividades desenvolvidas em contextos diversos (escola, instituição de saúde, parques, praças, etc). Esta atividade será mediada por diferentes docentes.

O produto final do "Projeto Sombra" será apresentado para os alunos do curso de Terapia Ocupacional, em uma roda de conversa, favorecendo sínteses entre teoria e prática, conteúdos iniciais/básicos e aplicados/específicos.

Resultados Esperados

Experimentação de processos de "ensinagem" horizontais, descentrados do professor e da monocultura científica;

Envolvimento de discentes de outras turmas do curso de Terapia Ocupacional, de maneira a contrapor fundamentos teóricos com a realidade empírica dos campos explorados pela disciplina;

Desempenho acadêmico discente e docente satisfatório e significativo;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRESSA SCHNEIDER SILVA424/09/201819/12/2018
ANDRÉA GONÇALVES BRANDÃO124/09/201819/12/2018
DIEGO EUGENIO ROQUETTE GODOY ALMEIDA524/09/201819/12/2018
ELISABETE RECUERO WICKBOLDT424/09/201819/12/2018
FERNANDA CAPELLA RUGNO124/09/201819/12/2018
ZAYANNA CHRISTINE LOPES LINDOSO124/09/201819/12/2018

Página gerada em 20/04/2024 01:44:09 (consulta levou 0.365770s)