Nome do Projeto
Monitoria de Petrologia Metamórfica
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
22/10/2018 - 18/10/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Petrologia
Resumo
A MONITORIA é excelente meio de aprendizagem aprofundada do aluno e auxílio ao professor no desenvolvimento de
práticas didático pedagógicas.
A disciplina envolve intensa atividade prática e número considerável de alunos. As atividades práticas englobam tanto
trabalhos em laboratórios com o uso de microscópios e lupas, como em aulas de campo. Além da participação em aulas e auxílio em horários extras aos alunos, é necessária uma organização e catalogação das
amostras das aulas de práticas de rochas metamórficas (macroscopia) e microscopia óptica.
Objetivo Geral
O projeto de Monitoria tem por objetivo possibilitar ao discente a oportunidade de:
a) um aprofundamento teórico dos temas associados à disciplina por parte do professor e do monitor;
b) melhor planejamento e execução das atividades em sala de aula, em especial de aulas práticas em laboratório e em
campo, trabalhos de pesquisa e relatórios; e
c) acompanhamento e assessoria do monitor nas atividades desenvolvidas pelos alunos da disciplina.
a) um aprofundamento teórico dos temas associados à disciplina por parte do professor e do monitor;
b) melhor planejamento e execução das atividades em sala de aula, em especial de aulas práticas em laboratório e em
campo, trabalhos de pesquisa e relatórios; e
c) acompanhamento e assessoria do monitor nas atividades desenvolvidas pelos alunos da disciplina.
Justificativa
A disciplina conta com, no mínimo 34 horas de aulas práticas, sendo desenvolvidas em laboratório, englobando
atividades de descrição de rochas macroscópicas e de lâminas delgadas com uso de microscópio petrográfico.
Somado as atividades laboratoriais, há um trabalho de campo obrigatório da disciplina de dois dias (16 horas) de
atividades teórico-práticas nas regiões de Caçapava do Sul, Lavras do Sul e Santana da Boa Vista, incluindo
preparação de campo e relatório das atividades de campo.
Ressaltamos que, como o curso é recente, recebemos atualmente um conjunto de lâminas delgadas doadas pelo
Serviço Geológico do Brasil que deverá ser catalogado para uso em aulas práticas.
Essas atividades justificam plenamente a atuação de monitoria na disciplina de Petrologia Metamórfica.
atividades de descrição de rochas macroscópicas e de lâminas delgadas com uso de microscópio petrográfico.
Somado as atividades laboratoriais, há um trabalho de campo obrigatório da disciplina de dois dias (16 horas) de
atividades teórico-práticas nas regiões de Caçapava do Sul, Lavras do Sul e Santana da Boa Vista, incluindo
preparação de campo e relatório das atividades de campo.
Ressaltamos que, como o curso é recente, recebemos atualmente um conjunto de lâminas delgadas doadas pelo
Serviço Geológico do Brasil que deverá ser catalogado para uso em aulas práticas.
Essas atividades justificam plenamente a atuação de monitoria na disciplina de Petrologia Metamórfica.
Metodologia
Para alcançar os objetivos previstos neste projeto, os procedimentos, em síntese, serão os seguintes:
a) Reuniões quinzenais de estudo e aprofundamento entre professor, monitor e colaboradores dos temas
desenvolvidos pela disciplina, conforme bibliografia previamente selecionada;
b) Reuniões quinzenais de planejamento de atividades a serem desenvolvidas junto aos alunos (aulas, seminários,
relatórios, indicações de leituras extra classe) e avaliação dos trabalhos;
c) Resumo e fichamento das descrições das novas amostras macro e microscópicas por parte do monitor, sob
orientação do professor coordenador, para aprofundamento teórico e discussão nas reuniões quinzenais acima citadas;
d) Assessoria do professor-orientador na preparação da participação do monitos;
e) Elaboração de relatório a cada fim de semestre para avaliação das atividades entre os participantes do Projeto.
a) Reuniões quinzenais de estudo e aprofundamento entre professor, monitor e colaboradores dos temas
desenvolvidos pela disciplina, conforme bibliografia previamente selecionada;
b) Reuniões quinzenais de planejamento de atividades a serem desenvolvidas junto aos alunos (aulas, seminários,
relatórios, indicações de leituras extra classe) e avaliação dos trabalhos;
c) Resumo e fichamento das descrições das novas amostras macro e microscópicas por parte do monitor, sob
orientação do professor coordenador, para aprofundamento teórico e discussão nas reuniões quinzenais acima citadas;
d) Assessoria do professor-orientador na preparação da participação do monitos;
e) Elaboração de relatório a cada fim de semestre para avaliação das atividades entre os participantes do Projeto.
Resultados Esperados
Com o desenvolvimento do projeto, o monitor terá como ganho o aprofundamento teórico-prático sobre a disciplina a ser
trabalhada, bem como a aquisição de experiência didática, profissional e de pesquisa de ensino através da participação
no planejamento e execução das atividades desenvolvidas na disciplina. Aos alunos, um acompanhamento mais
qualificado e presencial feito pelo professor e monitor. O planejamento participativo entre professor e monitor tem
maiores possibilidades de levar em conta as necessidades e o "feedback" discente, trazido pelo acompanhamento mais
qualificado e próximo dos alunos. Ao professor, acumular experiência como orientador.
trabalhada, bem como a aquisição de experiência didática, profissional e de pesquisa de ensino através da participação
no planejamento e execução das atividades desenvolvidas na disciplina. Aos alunos, um acompanhamento mais
qualificado e presencial feito pelo professor e monitor. O planejamento participativo entre professor e monitor tem
maiores possibilidades de levar em conta as necessidades e o "feedback" discente, trazido pelo acompanhamento mais
qualificado e próximo dos alunos. Ao professor, acumular experiência como orientador.
Indicadores, Metas e Resultados
ATRIBUIÇÕES GERAIS DO MONITOR
a. leitura e fichamento de textos e amostras práticas (de rochas e lâminas delgadas) previamente combinados para
posterior debate e aprofundamento nas reuniões para esse fim com o professor-orientador;
b. Organizar, conforme planejamento prévio com o professor, os horários de atendimento extraclasse aos alunos (que o
desejarem ou que forem encaminhados pelo professor) para esclarecimento de dúvidas e/ou aprofundamento dos
temas trabalhados na disciplina;
c. Participar nas aulas quando planejado, especialmente práticas, auxiliando nas descrições e na organização do
material necessário para as atividades desenvolvidas;
d. Auxiliar o professor no planejamento das atividades a serem desenvolvidas no decorrer do semestre.
a. leitura e fichamento de textos e amostras práticas (de rochas e lâminas delgadas) previamente combinados para
posterior debate e aprofundamento nas reuniões para esse fim com o professor-orientador;
b. Organizar, conforme planejamento prévio com o professor, os horários de atendimento extraclasse aos alunos (que o
desejarem ou que forem encaminhados pelo professor) para esclarecimento de dúvidas e/ou aprofundamento dos
temas trabalhados na disciplina;
c. Participar nas aulas quando planejado, especialmente práticas, auxiliando nas descrições e na organização do
material necessário para as atividades desenvolvidas;
d. Auxiliar o professor no planejamento das atividades a serem desenvolvidas no decorrer do semestre.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BRENDA APARECIDA MARTINELI FRAGOSO | 12 | 22/10/2018 | 18/10/2019 |
VITER MAGALHAES PINTO | 2 | 22/10/2018 | 18/10/2019 |
YASMIM MOURAD OSHIRO | 12 | 22/10/2018 | 18/10/2019 |