Nome do Projeto
Grupo de Estudos sobre Adoecimento e Final de Vida (GEAFI)
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
07/11/2018 - 06/11/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-Cirúrgica
Resumo
No contemporâneo, percebe-se alguns deslocamentos no modo como se vive e se pensa a morte. Na década de 1960, observa-se que a morte passa a ser influenciada pelo liberalismo, quando havia grande investimento na produção e no consumo, produzindo-se um sujeito moldado para o mercado. Nessa racionalidade, o papel do Estado é de interventor na vida da população, buscando sua organização e modulação. Posteriormente, identifica-se a emergência do neoliberalismo como uma nova forma de investimento sobre o sujeito, a vida e a morte. Nessa lógica, cada um é responsável pela sua formação, sua saúde e educação. Tem-se, assim, um breve panorama que favoreceu a produção de novas formas de tratar a morte no contemporâneo. A partir desse investimento sobre o sujeito, que é convocado a conduzir-se, percebe-se que as pessoas são convocadas não somente para governar a vida, mas também para governar a morte. Com as transformações nas áreas da biologia, da tecnologia, da medicina e na área social, foi possível prolongar não somente a vida, mas também o final de vida, que em períodos anteriores era vivenciado em um tempo cronologicamente mais curto. Evidencia-se que as pessoas que apresentam uma doença grave que ameaça a vida acabam vivendo mais. Na maioria das vezes, este tempo é partilhado entre o hospital e o domicílio. Tal situação exige que os profissionais de saúde estejam preparados para lidar com as demandas que surgem no decorrer do processo de finitude. Essas demandas se relacionam tanto com aspectos físicos como com aspectos emocionais e sociais. Assim, mostra-se necessário diálogo e problematizações sobre o processo de adoecimento e o final da vida, tanto entre os profissionais de saúde como entre os estudantes dos diferentes níveis de ensino, como graduação, especialização stricto sensu e latu sensu.

Objetivo Geral

Dialogar sobre os aspectos multidimensionais envolvidos no processo de adoecimento e nas situações de final de vida

Justificativa

O currículo integrado, aprovado e desenvolvido pela Faculdade de Enfermagem da UFPEL, tem por objetivo formar enfermeiros generalistas, capazes de atender as demandas de saúde e doença da população atendida pelo SUS. Trata-se de um modelo de ensino que respalda-se no pensamento crítico, propondo a aproximação dos diferentes conhecimentos desenvolvidos com os estudantes ao longo da formação 14. “A integração dos conteúdos se relaciona a uma ideia; os diferentes conteúdos são partes de um todo, e cada função dessas partes é explicar o todo, não havendo redução da autonomia do conteúdo” 14:236. Nesse sentido, pensa-se ser interessante abordar a temática do final da vida, nas diferentes etapas de formação do estudante de enfermagem, mas também dos demais estudantes da área da saúde. Essa abordagem pode ser realizada desde as aulas de anatomia, quando ocorrem os primeiros contatos com os corpos mortos, passando pelo contato nos serviços da atenção básica ou hospitalar com as pessoas que apresentam uma doença que ameaça a continuidade da vida, até os momentos de orientação junto as pessoas cuidadas e suas famílias. Com o Grupo de Estudos sobre Adoecimento e Final de vida (GEAFI), propõe-se uma abordagem transversal do tema, a qual será realizada por meio de discussões em encontros. Os encontros serão abertos para a comunidade acadêmica, para os residentes médicos e multiprofissionais, além dos profissionais de saúde atuantes no Hospital Escola UFPel/EBSERH. Dessa forma, visa-se aproximar os aspectos teóricos sobre o adoecimento e o final da vida com as vivências e experiências dos acadêmicos, estudantes de residências e dos profissionais, favorecendo o diálogo sobre temática pertinente no sistema de saúde e nas políticas públicas do Brasil e dos demais países.

Metodologia

O grupo tem encontros para discussões coletivas nas dependências do Hospital Escola UFPel/EBSERH, sala de ensino III, com frequência quinzenal. Os encontros possuem duração de uma hora, sendo realizados entre 11:00 e 12:00, nas quartas-feiras, podendo o dia da semana ser modificado, conforme a disponibilidade de salas no HE. Nas semanas que intercalam os encontros para discussão coletiva podem ser realizados encontros individuais com vistas a suprir as demandas que emergirem a partir do desenvolvimento e estruturação do grupo.
Destaca-se que os encontros têm como principal metodologia a exposição dialogada de profissionais experts em temáticas relacionadas ao adoecimento e final de vida e a leituras dirigidas de documentos, protocolos e manuais. Em cada encontro, um participante é o responsável por conduzir o debate acerca do material recomendado para leitura. A divulgação dos encontros é realizada em mídias sociais como Facebook e Whatsapp. Além disso, na página do grupo na rede social Facebook (https://www.facebook.com/geafiufpel/), são compartilhados documentos e materiais que possam ser de interesse comum no que tange as questões relativas ao adoecimento e final de vida.
Destaca-se que em cada encontro é coletada a assinatura dos presentes, visando a elaboração de certificados de participação na atividade de ensino. Será disponibilizado certificado de duas horas (tempo de leitura+tempo de discussões coletivas) para as pessoas que participarem das atividades propostas.

Resultados Esperados


Por meio do grupo de estudos, espera-se atingir os seguintes resultados:

• Despertar o interesse dos acadêmicos da área da saúde para o processo de adoecimento e o final da vida

• Subsidiar teoricamente os acadêmicos da área da saúde para o cuidado ao adulto e idoso em situação de adoecimento e final de vida no ambiente hospitalar

• Aproximar da pesquisa e da literatura sobre o adoecimento e o final da vida, profissionais de saúde atuante no Hospital Escola UFPel/EBSERH, acadêmicos dos cursos de graduação e, estudantes dos cursos de residência médica e residência multiprofissional em saúde

• Desenvolver uma cultura de trabalho em equipe, desde a formação, para a atuação em situações de adoecimento e final de vida

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIAN GABRIEL VARELLA DOS REIS116/05/201906/11/2019
ADRIÉLI TIMM OLIVEIRA107/11/201801/07/2019
ANA CRISTINA FRAGA DA FONSECA107/11/201806/11/2019
BÁRBARA RAMOS MELO107/11/201806/11/2019
BÁRBARA RAMOS MELO1
CAMILA DOS SANTOS LEITE107/11/201820/05/2019
CARINA RABÊLO MOSCOSO211/03/201906/11/2019
FERNANDA SANTANA TRISTAO107/11/201806/11/2019
FRANCIELE ROBERTA CORDEIRO207/11/201806/11/2019
JULIANA GRACIELA VESTENA ZILLMER107/11/201806/11/2019
JULIANA ZEPPINI GIUDICE207/11/201806/11/2019
KALIANA DE OLIVEIRA SILVA228/02/201906/11/2019
MONIKE CRUZ MARTINS207/11/201806/11/2019
NATANIELE KMENTT DA SILVA212/08/201906/11/2019
RAYSSA DOS SANTOS MARQUES207/11/201806/11/2019
STEFANIE GRIEBELER OLIVEIRA107/11/201806/11/2019
VANESSA PELLEGRINI FERNANDES1

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