Nome do Projeto
A pesquisa científica e os aspectos que envolvem esse contexto
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
12/03/2019 - 11/03/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Resumo
O projeto de ensino intitulado “A pesquisa científica e os aspectos que envolvem esse contexto” visa complementar e incentivar a inserção do aluno do curso de Terapia Ocupacional na prática da pesquisa científica de maneira direcionada não somente numa perspectiva multidisciplinar como também considerando a realidade específica na terapia ocupacional. Geralmente, os alunos apresentam dificuldades em lidar com pesquisa e os principais reflexos desta dificuldade são notáveis nos trabalhos acadêmicos das disciplinas curriculares e principalmente quando do processo de elaboração do projeto de pesquisa e execução do trabalho de conclusão de curso (TCC). Diante dessa realidade o presente projeto de ensino visa minimizar e contribuir para que o aluno possa ter um espaço ampliado para discussão sobre pesquisa científica e sua importância para o avanço do país, para o bem-estar de uma sociedade e melhoria da qualidade de vida de forma geral.

Objetivo Geral

Proporcionar ao aluno o conhecimento da prática de pesquisa científica de forma ampliada com enfoque nos benefícios, avanços para sociedade e amadurecimento/aperfeiçoamento profissional.

Justificativa

O curso de Terapia Ocupacional atualmente possui em sua grade de disciplinas curriculares relacionadas ao TCC e a pesquisa. As que compõe o TCC são as seguintes: Pesquisa em Terapia Ocupacional I e II (incluídas recentemente após reforma do PPC) e Trabalho de Conclusão de Curso. E a que compõe a pesquisa é: Metodologia da Pesquisa Científica. A carga horária destinada a estas disciplinas trazem consigo a necessidade de adequação do conteúdo necessário para o momento presente da formação acadêmica e nem sempre é possível explorar outras temáticas pertinentes a pesquisa científica. Entretanto, as dificuldades de entendimento sobre o universo de pesquisa ainda são alvo de relatos de dificuldades por parte dos alunos que, por vezes, associam essa necessidade na graduação apenas para o cumprimento necessário de elaboração do TCC e viabilizar sua formação. Muitos ainda desconhecem a real necessidade e os possíveis benefícios que se pode alcançar por meio da realização de estudos científicos, não somente do ponto de vista acadêmico, como também em nível de pós-graduação. Uma das consequências dessa realidade pode se constituir no despreparo para pleitear posteriormente à vagas em programas de pós-graduação por exemplo. O período acadêmico deve servir também de preparo para o enfrentamento desta e de outras situações futuras, além do mais, a construção do conhecimento dessa realidade ainda na graduação contribui para um processo de amadurecimento importante para o aluno e é por esta razão que se propõe o presente projeto de ensino.

Metodologia

As atividades do projeto serão desenvolvidas da seguinte maneira:
- aulas teóricas ministradas pelos professores do projeto e convidados;
- discussão de vídeos, textos e artigos sobre o tema Pesquisa científica;
- prática de exercícios teóricos e realização de seminários;
- práticas de articulação, organização e desenvolvimento de pesquisas (multicêntricos ou não) direcionados a agências de fomento ou de qualquer outra natureza.
Para que as atividades supracitadas se tornem possíveis a organização do projeto está dividido em duas partes: Fundamentação e Prática.
1- FUNDAMENTAÇÃO: se refere a parte teórica.
2- PRÁTICA: se refere ao desenvolvimento de atividades práticas referentes ao conteúdo teórico abordado.
As atividades do projeto terão duas turmas de alunos distintas ao longo do ano. A divisão se dará por semestre, ou seja, uma turma de 25 alunos no semestre 1 e outra no semestre 2 oportunizando ao ano a participação de 50 alunos. As atividades ocorrerão uma vez por semana, nas terças-feiras, das 9:00 às 11:00h.

Resultados Esperados

Espera-se que o aluno possa ampliar o conhecimento acerca da temática deste projeto e possa também colocar esse conhecimento em prática não somente na formação acadêmica como na pós-graduação. Adicionalmente, almeja-se que o aprendizado contribua de maneira significativa para sua colocação, amadurecimento e postura profissional no mercado de trabalho bem como de estimular a prática permanente da pesquisa (desde a graduação) mesmo que o aluno não opte por seguir a carreira de pesquisador; pois, a pesquisa científica transcende a necessidade de publicações.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FERNANDA CAPELLA RUGNO212/03/201911/03/2020
PRÍNCIPE NICOLAI ROLDAN FRANCIA212/03/201911/03/2020
ZAYANNA CHRISTINE LOPES LINDOSO312/03/201911/03/2020

Página gerada em 20/04/2024 04:18:48 (consulta levou 0.031258s)