Nome do Projeto
Adequação da modalidade de ensino semipresencial para a modalidade totalmente a distância das disciplinas optativas Representação Digital 2 e Ilustração Digital
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
12/11/2018 - 30/09/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Resumo
O Ensino e a Aprendizagem de representação gráfica digital possuem conteúdos que dependem do uso de ferramentas digitais e por consequência da aptidão pessoal de cada aluno quanto ao uso destas ferramentas e dos conteúdos intrinsecamente relacionados a este uso.
A consequência disso é que cada aluno tem sua própria velocidade de aprendizagem, o que pode tornar difícil a padronização no tempo de aprendizagem dos conteúdos. Pois, os alunos com mais facilidade podem se desmotivar ao ser adotado um tempo de aprendizagem mais lento e os alunos com mais dificuldade igualmente poderão se desmotivar se o tempo de aprendizagem for mais rápido.
Assim, um Ensino e Aprendizagem totalmente a distância, baseado no uso de materiais didáticos adequados e com acompanhamento e orientações por parte do professor, pode significar uma grande vantagem para a motivação dos alunos por não obrigar a padronização da velocidade de aprendizagem, ou seja, cada aluno utilizará o tempo que necessitar para a aprendizagem de cada conteúdo.
Sendo assim, o presente projeto pretende adequar duas disciplinas optativas, que atualmente adotam a modalidade de ensino semipresencial, para uma de ensino totalmente a distância.
Objetivo Geral
O objetivo principal do presente projeto é:
• Adequar as disciplinas Representação Digital 2 e Ilustração Digital, da modalidade semipresencial para a modalidade a distância.
• Adequar as disciplinas Representação Digital 2 e Ilustração Digital, da modalidade semipresencial para a modalidade a distância.
Justificativa
A legislação que regulava a possibilidade das instituições de ensino superior introduzir, na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas integrantes do currículo que utilizem modalidade semipresencial, a Portaria Nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004 foi revogada em 10 de outubro de 2016.
Com o advento da nova normatização da matéria através do disposto na Portaria Nº 1.134, de 10 de outubro de 2016, não há mais referência a modalidade de ensino semipresencial e sim a disciplinas na modalidade a distância, conforme transcrito abaixo:
“Art. 1º - As instituições de ensino superior que possuam pelo menos um curso de graduação reconhecido poderão introduzir, na organização pedagógica e curricular de seus cursos de graduação presenciais regularmente autorizados, a oferta de disciplinas na modalidade a distância.”
Desta forma, acredita-se que as duas disciplinas optativas objeto do presente projeto, que já foram ofertadas e concluídas em 4 (quatro) semestres na modalidade semipresencial, encontram-se aptas a adotarem a nova abordagem estabelecida pela legislação, ou seja, a alteração da modalidade semipresencial para a modalidade totalmente a distância.
Neste sentido, o projeto apresentado se propõe a realizar todas as adequações necessárias à conversão das disciplinas optativas: Representação Digital 2 e Ilustração Digital, da modalidade semipresencial para a modalidade a distância.
Com o advento da nova normatização da matéria através do disposto na Portaria Nº 1.134, de 10 de outubro de 2016, não há mais referência a modalidade de ensino semipresencial e sim a disciplinas na modalidade a distância, conforme transcrito abaixo:
“Art. 1º - As instituições de ensino superior que possuam pelo menos um curso de graduação reconhecido poderão introduzir, na organização pedagógica e curricular de seus cursos de graduação presenciais regularmente autorizados, a oferta de disciplinas na modalidade a distância.”
Desta forma, acredita-se que as duas disciplinas optativas objeto do presente projeto, que já foram ofertadas e concluídas em 4 (quatro) semestres na modalidade semipresencial, encontram-se aptas a adotarem a nova abordagem estabelecida pela legislação, ou seja, a alteração da modalidade semipresencial para a modalidade totalmente a distância.
Neste sentido, o projeto apresentado se propõe a realizar todas as adequações necessárias à conversão das disciplinas optativas: Representação Digital 2 e Ilustração Digital, da modalidade semipresencial para a modalidade a distância.
Metodologia
O projeto de ensino proposto caracteriza-se como Projeto para o Ensino, pois visa o planejamento e à elaboração de materiais para utilização em práticas pedagógicas.
Sendo assim, o seu desenvolvimento consistirá nas seguintes etapas: Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação.
A etapa de Planejamento consistirá nas definições iniciais dos tipos de materiais a serem utilizados e escolha das ferramentas de comunicação a serem adotadas. Também na etapa de planejamento serão definidas as ferramentas digitais a serem usadas para o desenvolvimento dos conteúdos da disciplina priorizando ferramentas de uso livre.
Na etapa de desenvolvimento serão reformulados dois tipos de materiais didáticos: materiais para os conteúdos práticos e os materiais para as avaliações. Também na etapa de desenvolvimento serão criados novos materiais didáticos relacionados aos conteúdos teóricos apresentados atualmente presencialmente.
A etapa de avaliação consistirá na aplicação dos materiais didáticos com um grupo de alunos e se necessário à reformulação dos materiais que apresentarem problemas.
Sendo assim, o seu desenvolvimento consistirá nas seguintes etapas: Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação.
A etapa de Planejamento consistirá nas definições iniciais dos tipos de materiais a serem utilizados e escolha das ferramentas de comunicação a serem adotadas. Também na etapa de planejamento serão definidas as ferramentas digitais a serem usadas para o desenvolvimento dos conteúdos da disciplina priorizando ferramentas de uso livre.
Na etapa de desenvolvimento serão reformulados dois tipos de materiais didáticos: materiais para os conteúdos práticos e os materiais para as avaliações. Também na etapa de desenvolvimento serão criados novos materiais didáticos relacionados aos conteúdos teóricos apresentados atualmente presencialmente.
A etapa de avaliação consistirá na aplicação dos materiais didáticos com um grupo de alunos e se necessário à reformulação dos materiais que apresentarem problemas.
Resultados Esperados
Espera-se com a realização do presente projeto iniciar um processo de oferecimento de disciplinas a distância no contexto do curso presencial de Arquitetura e Urbanismo bem como qualificar os alunos para uma modalidade de ensino que os permitirá se atualizarem permanentemente. Pretende-se também contribuir para a divulgação de ferramentas de representação gráfica digital que sejam de uso livre as quais não geram custos nem para a UFPel e nem para os próprios alunos.
Desta forma, pretende-se com o presente projeto contribuir para o aprimoramento e qualidade do Curso.
Desta forma, pretende-se com o presente projeto contribuir para o aprimoramento e qualidade do Curso.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CARINA DIAS FRANCO | 6 | 11/03/2019 | 30/09/2020 |
CATHARINA BEATRIZ DOS SANTOS MOTTA | 1 | 12/11/2018 | 30/09/2020 |
FELIPE ETCHEGARAY HEIDRICH | 8 | 12/11/2018 | 30/09/2020 |
GABRIELLE DA GAMA FERNANDES | 20 | 12/11/2018 | 12/12/2018 |
KATHERINE VITORIA OPPELT BUJÉS | 5 | 09/03/2020 | 30/09/2020 |
LUCAS DE SA DOS SANTOS | 8 | 04/02/2019 | 30/09/2020 |
TAUANE UARTH | 5 | 09/03/2020 | 30/09/2020 |