Nome do Projeto
O texto e a produção de sentidos
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
16/11/2018 - 16/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística
Resumo
Os estudos linguísticos têm cada vez mais discutido acerca do funcionamento e da construção de sentidos nos textos a que os usuários de língua estão expostos. Essa é uma realidade também que perpassa as discussões acerca do ensino de língua tanto materna quanto estrangeira. Compreender como se constroem os sentidos nos textos, considerando fatores como textualidade, coesão e coerência, contextualização, composição dos gêneros, intertextualidade e a relação entre texto e contexto, auxilia no desenvolvimento das diferentes habilidades de uso da língua. Partindo de tal constatação, este projeto objetiva, através do aporte teórico da Linguística Textual, propor reflexões que considerem o desenvolvimento de habilidades linguísticas para o ensino de língua estrangeira, focando, em especial, o processo de leitura.

Objetivo Geral

Refletir acerca da constituição do texto, a partir do aporte teórico da Linguística Textual, a fim de desenvolver habilidades no estudo de língua estrangeira.

Justificativa

O estudo de línguas bem como o seu ensino tornam-se mais ricos diante da compreensão de como funcionam os textos dos diferentes gêneros que circulam na sociedade. Para isso, torna-se importante compreender os fatores que concorrem para a construção dos sentidos, tais como os critérios de textualidade: coesão, coerência, intertextualidade, informatividade, situacionalidade, aceitabilidade, intencionalidade; a relação entre texto e contexto; a composição dos gêneros textuais. Em suma, utilizar as discussões da Linguística Textual contribui para a compreensão de como funcionam os textos, o que também auxilia no desenvolvimento de diferentes habilidades, em especial, aquelas ligadas aos processos de leitura.

Metodologia

Os alunos deverão fazer algumas leituras prévias. O curso consistirá em aulas expositivas, dialogadas, realização de seminários e discussões, com foco em leitura e análise de textos de diferentes gêneros.

Resultados Esperados

- Que os alunos compreendam como se estabelecem as relações de referenciação e progressão textual em diferentes gêneros;
- Que os discentes compreendam a construção dos sentidos do texto, a partir das relações de intertextualidade;
- Que se possa observar como os textos se constroem a partir da consideração dos fatores de textualidade e da composição do gênero textual;
- Que esses profissionais possam ter um olhar mais crítico em relação às possibilidades de leitura de um texto;
- Que os alunos possam desenvolver diferentes estratégias face ao estudo de língua estrangeira, em especial, aquelas relacionadas com a leitura.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AROLDO GARCIA DOS ANJOS616/11/201816/12/2018
DAIANE NEUMANN616/11/201816/12/2018

Página gerada em 19/04/2024 13:55:54 (atualização a cada 5 minutos)